Coletiva encerrada
A entrevista coletiva realizada pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) por causa do primeiro caso confirmado de coronavírus no Espírito Santo terminou.
Este vídeo pode te interessar
4 casos suspeitos e 8 descartados
De acordo com as informações da Sesa, atualmente, há quatro casos suspeitos de coronavírus no Estado. Outros oito já foram descartados.
Leitos com isolamento
Em caso de internação, os pacientes com coronavírus poderão ser encaminhados para os hospitais Doutor Jayme Santos Neves (Serra), Infantil Nossa Senhora da Glória (Vila Velha) e Sílvio Avidos (Colatina).
Etiqueta respiratória
A importância de conter o espirro com a parte interna do antebraço ou com lenços descartáveis, além de higienizar bem as mãos, foi ressaltada durante a coletiva, lembrando de outras doenças respiratórias transmissíveis já presentes no Estado, como Influenza A e B. Além, claro, do novo coronavírus.
Risco de transmissão
A contagem dos 14 dias do período de transmissão começa a partir da apresentação dos sintomas por parte do paciente. No caso da capixaba, esse intervalo de tempo já está na reta final. As pessoas que tiveram contato com ela durante esses dias estão sendo acompanhadas.
No final de fevereiro
A capixaba diagnosticada com o Covid-19 chegou de uma viagem à Itália no dia 20 de fevereiro. Dois dias depois, ela começou a ter os sintomas da doença; e no dia 24 fevereiro ela procurou atendimento médico.
Quadro da capixaba não é grave
De acordo com Reblin, coordenador do Centro de Operações Estratégicas, a capixaba tem um quadro leve da doença e apresenta sintomas como febre e coriza.
Família está sendo monitorada
Os familiares da mulher diagnosticada com o novo coronavírus no Espírito Santo estão sendo monitorada, mas seguem sem isolamento e só passarão por procedimentos caso apresentem os sintomas das doenças.
Sem transmissão local
Coordenador do Centro de Operações Estratégicas, Luiz Carlos Reblin garantiu que não há transmissão local no Espírito Santo. A paciente segue em isolamento domiciliar, após ter passado pelo hospital.
Primeiro caso confirmado
Conforme divulgado anteriormente, o primeiro caso confirmado de coronavírus no Espírito Santo é em uma mulher de 37 anos, residente da Grande Vitória. A cidade e o bairro dela não foram informados por sigilo médico.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.