> >
Guarapari tem segundo caso de coronavírus confirmado, diz prefeitura

Guarapari tem segundo caso de coronavírus confirmado, diz prefeitura

No Estado, são 85 infectados, de acordo com boletim da Secretaria de Estado da Saúde, divulgado na segunda-feira (30)

Publicado em 31 de março de 2020 às 15:47

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Prédio para prefeitura de Guarapari
Prédio para prefeitura de Guarapari. (Divulgação / Prefeitura de Guarapari)

Prefeitura de Guarapari confirmou nesta terça-feira (31) o segundo caso de coronavírus na cidade. O comunicado foi feito pelo Instagram do órgão, que também listou 22 casos notificados, 18 descartados — que deram negativo para coronavírus, e dois em investigação. O primeiro caso foi registrado no último domingo (29).

Logo após o post com o novo número, a Prefeitura de Guarapari fez uma nova publicação, pedindo que as pessoas fiquem em casa, e afirmando que o isolamento voluntário é a melhor maneira de não propagar o coronavírus.

85 CASOS NO ES ATÉ SEGUNDA-FEIRA (31)

Guarapari tem segundo caso de coronavírus confirmado, diz prefeitura

No último boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa),  publicado na segunda-feira (30), o Espírito Santo já contabilizava 85 casos confirmados de coronavírus.  Na ocasião, Guarapari estava com um caso confirmado. Um novo boletim estadual deve ser divulgado na noite desta terça-feira (31).

Governador do ES tuitou que, até esta segunda-feira, já são 85 casos confirmados no Estado
Governador do ES tuitou que, até esta segunda-feira, já são 85 casos confirmados no Estado. (Twitter | Renato Casagrande)

TRANSMISSÃO COMUNITÁRIA

governador Renato Casagrande confirmou que o Espírito Santo entrou no estágio de transmissão comunitária do coronavírus. Ou seja, as autoridades de saúde não conseguem mais rastrear o primeiro paciente que originou as cadeias de infecção. Ela difere dos casos importados (quando uma pessoa adquire o vírus em viagens ao exterior) e da transmissão local (quando alguém é contaminado por contato com alguém infectado em outro país).

As situações de transmissão comunitária significam que o vírus está mais disseminado, demandando cuidados mais efetivos.

COMO PREVENIR

Até o momento não há um tratamento específico para a doença, que é transmitida por gotículas de saliva e catarro que se espalham pelo ambiente. Por isso, é fundamental manter alguns cuidados com a higiene pessoal que também valem para afastar o risco de gripe e outras tantas doenças respiratórias.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais