Padre Lucas
Padre Lucas
1932
2024

Aos 92 anos, morre padre português que atuou em Aracruz por duas décadas

Pároco José Mendes Lucas, conhecido como Padre Lucas, foi ordenado na Espanha, e depois serviu em missão na Angola antes de vir para o Brasil, em 1970; no Espírito Santo, teve atuação em Linhares e Aracruz

Publicado em 30/10/2024 às 10h47

Morreu, na manhã desta quarta-feira (30), em Aracruz, no Norte do Espírito Santo, o padre português José Mendes Lucas, conhecido como Padre Lucas, aos 92 anos. A notícia foi confirmada pela Diocese de Colatina, que não divulgou a causa da morte. O pároco chegou ao Brasil em 1967 e teve atuações marcantes no município onde vivia e em Linhares, cidade vizinha.

Padre Lucas foi ordenado como padre em 1956 na cidade espanhola de Valladolid. Depois serviu em missão em Luanda, na Angola, até 1970, quando foi obrigado a deixar o continente africano por motivos políticos. Ele decidiu vir para o Brasil.

Primeiro atuou em Linhares, onde ajudou a fundar comunidades eclesiais de base e, em 1983, tomou posse como pároco da Paróquia São João Batista, em Aracruz, que na época era a única da cidade, onde permaneceu por 22 anos. Segundo a comunidade religiosa, Lucas assumiu grandes desafios, em práticas que fortaleceram o laço dos fiéis com a igreja.

“Desempenhou grande papel em nossa cidade, sobretudo a colocação da prática do Concílio Vaticano II, a criação de várias comunidades eclesiais de base, bem como o fortalecimento das lideranças, também a articulação e criação das paróquias Imaculada Conceição em Coqueiral, Coração Eucarístico de Jesus em Guaraná, e a articulação da Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus no Bairro Bela Vista na Sede”, informou a paróquia, em nota.

Conforme a Diocese de Colatina, Lucas deixou um legado de humildade e espiritualidade e teve a trajetória de fé marcada pela simplicidade e compromisso com a caridade e o serviço ao próximo.

Conforme o pedido do padre, o velório será realizado com simplicidade e sem adornos, com valores destinados a flores e velas convertidos em cestas básicas para os necessitados. O velório ocorre na Capela Mortuária Municipal, no bairro Jardins, a partir das 8h30. A missa de Corpo Presente será na Igreja Matriz São João Batista, às 16h, presidida pelo Dom Lauro Sérgio. O sepultamento acontece depois da missa, no Cemitério do Centro de Aracruz.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Aracruz Obituário Arquidiocese de Vitória

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.