Domenico Salvador
Domenico Salvador
1939
2025

Morre, aos 85 anos, padre italiano que atuou em paróquias do ES

Além das missas, missionário teve atuação na educação teológica na Arquidiocese de Vitória e contribuiu com projetos sociais e em trabalhos pastorais

Linhares
Publicado em 07/02/2025 às 12h59

Morreu, aos 85 anos, vítima de um mal súbito na quinta-feira (6), o padre Domenico Salvador, missionário italiano com atuação de destaque em municípios do Norte e Noroeste do Espírito Santo. Além de presidir as missas, o religioso teve participação também em projetos sociais, em trabalhos pastorais e na formação de leigos. Ele morava nos últimos anos em Treviso, na Itália, lugar de nascimento, formação e morte.

Segundo a Arquidiocese de Vitória, nos últimos anos no Brasil, Salvador colaborou com a missão evangelizadora na paróquia de São Pedro, em Jacaraípe, na Serra, e deu aula no Instituto de Filosofia e Teologia da Arquidiocese de Vitória.

Grande parte do trabalho foi exercido na Diocese de São Mateus, onde chegou nos anos 1980, sendo sacerdote de paróquias em MontanhaMucuriciPonto BeloPinheirosÁguia Branca e também Jaguaré, onde serviu por último, entre 2018 e 2021, antes de retornar para o país de origem.

“Padre Domenico dedicou sua vida ao serviço da Igreja, sempre com zelo missionário, amor pelos mais necessitados e uma fé inabalável. Em nossa Diocese, exerceu seu ministério com generosidade [...]. Seu compromisso com a educação e a transformação social foi notável. Como grande visionário, fundou diversas escolas do campo, especialmente no município de Águia Branca, levando conhecimento e oportunidades para inúmeras famílias”, comentou a Diocese, em nota.

Na Grande Vitória, teve envolvimento em trabalhos pastorais em Cariacica, Vila Velha e Serra. Contribuiu também na formação dos leigos nestas paróquias em que passou, através da criação das Escolas Bíblicas Paroquiais.

“O Ministério de padre Domenico em nosso meio foi muito fecundo. Os frutos são colhidos até hoje, e temos certeza de que colheremos muito mais, pois ele semeou sempre com amor e alegria [...] O zelo e jeito simples cativaram o povo e o incentivaram a participar ativamente das atividades pastorais. As formações, que não foram poucas, contribuíram muito para a caminhada e organização das Paróquias por onde passou”, afirmou a Arquidiocese de Vitória, em nota.

Na última passagem por Jaguaré, em 2023, celebrou a Missa de Abertura da Semana Italiana, da Associação do Movimento Italiano em Jaguaré (Amitaj), evento do qual era patrono. A Paróquia São Cipriano, região central do município, vai rezar em intenção pelo descanso eterno do padre na missa desta sexta-feira (07), às 19h.

“Somos agradecidos pelo “sim” do Pe. Domenico para o serviço do Reino de Deus em nossa Paróquia, São Cipriano, em Jaguaré e em outras Paróquias e Municípios de nossa Diocese. Deus o acolha para o descanso eterno e dê à sua família o conforto neste momento de dor”, disse a Paróquia.

Na Itália, nos últimos anos, servia na Diocese de Vittorio Veneto como assistente espiritual do Instituto “Cesana-Malanotti”, dentre outros serviços pastorais. O enterro será no sábado em Cordignano, na região do Vêneto, na Itália.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Jaguaré São Mateus Arquidiocese de Vitória

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.