Presente
De acordo com o colunista Leonel Ximenes, Moro ganhou um kit de cerâmica feito por artesãos de Cariacica. O presente foi dado pelo prefeito Juninho ao ministro da Justiça e da Segurança.
Moro assumiu pose de cadidato à Presidência
Na Coluna Vitor Vogas, o jornalista e colunista de Política revelou que, durante visita a Vitória e Cariacica, o ministro Sergio Moro fez muitos acenos para apoiadores com direito a "V de vitória", gesto típico de políticos em campanha. Ele foi recebido e celebrado por manifestantes capixabas, aos gritos de "Moro presidente!", ao subir as escadarias de acesso ao Palácio Anchieta.
Comitiva de Moro segue para aeroporto
Após cerca de duas horas e meia reunido com integrantes da Força Nacional na Academia da PM, em Cariacica, o ministro Sergio Moro deixou o local sem dar novas declarações. A comitiva seguiu para o Aeroporto de Vitória, e o voo de retorno a Brasília está previsto para as 18 horas.
Criação da Guarda Municipal
Juninho declarou que a publicação do edital para a Guarda Municipal de Cariacica vai acontecer até o final de dezembro deste ano, onde terá informações sobre o curso preparatório e formação das equipes, por exemplo. Inicialmente, serão 50 agentes com quadro de reserva para 100, mas a expectativa, segundo ele, é de que sejam 200 guardas ao longo da validade do concurso. "A Guarda Municipal de Cariacica dece começar a operar em meados de 2020. Será criado via projeto de lei e custeado pela prefeitura. O projeto do governo pode auxiliar com equipamentos, viaturas e etc.", finalizou.
Investimentos da 2ª fase do "Em Frente, Brasil"
O prefeito de Cariacica, Juninho, saiu rapidamente da Academia da Polícia Militar para atender a imprensa, e falou sobre os investimentos da 2ª fase do programa "Em Frente, Brasil". Entre eles, a capacitação de mil servidores na área da saúde (um recurso de R$ 4 milhões já está liberado); a implantação de postes inteligentes em 34 mil pontos na cidade (que terão lâmpadas de led e poderão ser ligados ou desligados por celular e plataforma integrada de videomonitoramento, onde câmeras de residências e comércio poderão incluir imagens em uma Central da Prefeitura. Juninho também falou sobre a Estação Cidadania Esporte em Rio Marinho, que ainda não tem prazo para acontecer. Por último, ele deu detalhes do OCR Digital, sistema de reconhecimento facial e de placas da cidade (o que vai ter um custo de R$ 7 milhões, o que ainda não tem prazo e nem recurso).
Academia da PM
Sergio Moro está na Academia da Polícia Militar, em Santana. O local tem funcionado como base da Força Nacional em Cariacica. A imprensa não pode acompanhar a agenda.
Moro discursa em escola
Na escola João Pedro da Silva, em Porto de Santana, o ministro aconselhou os estudantes. "Sonhem. E realizem o sonho de vocês", disse.
Moro segue para escola de Cariacica
Ministro Sergio Moro segue com comitiva para uma escola em Porto de Santana.
Moro é recebido como celebridade
Por volta das 14h21, o ministro foi recebido na Prefeitura de Cariacica por servidores e curiosos, que fizeram muitos pedidos de selfie no percurso até a sede. "Obrigado pelo que o senhor tem feito pelo Brasil, Moro", gritou um popular. Moro ficou cerca de 40 minutos conhecendo a estrutura de monitoramento da cidade na Prefeitura de Cariacica.
Moro em Cariacica
Mãe do prefeito Juninho está fazendo aniversário e pediu como presente uma foto com o ministro.
Ignorou pergunta
Na entrevista coletiva que concedeu na sede do governo do Espírito, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, nesta terça-feira (29), esquivou-se da nova polêmica criada pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) ao associar o Supremo Tribunal Federal (STF) a hienas. Questionado se a postagem do presidente no Twitter, apagada logo depois de publicada, poderia criar problemas à estabilidade institucional ele ignorou a pergunta.
Cardápio capixaba
Em sua rápida passagem pelo Espírito Santo, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, pôde provar o que há de melhor na culinária capixaba. No cardápio oferecido ao ministro, torta capixaba para a entrada e, como prato principal, a tradicional moqueca. Para a sobremesa, torta de coco.
Força Nacional
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, afirmou durante entrevista coletiva na manhã desta terça-feira (29), no Palácio Anchieta, Centro de Vitória, que o programa do governo federal "Em Frente Brasil" pode ser prorrogado em Cariacica. O ministro destacou que essa necessidade será avaliada durante as ações do programa no município.
Apoiadores
Eliane de Souza, 80 anos, aposentada. "Certamente vim para ver o Moro. Sou fã dele, temos que ter orgulho. Não tem importância o calor, estou muito feliz e honrada. Queria dar um abraço nele, mas vai ser difícil", diz.
Coletiva
Começa coletiva com o ministro e o governador do ES.
Sol forte
Com o forte calor, populares que param para acompanhar a movimentação procuram uma sombra para se esconder do sol.
Caminho
O governador e o ministro estão a caminho do Palácio Anchieta no Centro de Vitória.
Reunião com governador
O governador do Estado, Renato Casagrande, apresentou, na manhã desta terça-feira (29), o programa Estado Presente em Defesa da Vida, ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro. A apresentação aconteceu na Sala de Decisões, no Palácio da Fonte Grande, em Vitória. Em seguida, o governador e o ministro concedem entrevista coletiva no Palácio Anchieta. Na parte da tarde, eles cumprem uma série de agendas em Cariacica, onde irão acompanhar o andamento dos trabalhos do programa do Governo Federal "Em Frente, Brasil!".
Movimentação
Movimentação no entorno dos palácios da Fonte Grande e Anchieta, locais das agendas do ministro Moro na manhã desta terça, é tranquila. Apenas as forças de segurança se fazem presentes.
Reunião
Pela manhã, Sergio Moro acompanhará uma apresentação sobre o "Programa Estado Presente em Defesa da Vida", do governo do Estado e, por volta de 11 horas, o ministro vai conceder entrevista coletiva. Depois, o ministro deve se encontrar com o prefeito Juninho e demais secretários que formam o Gabinete de Gestão Integrada Municipal, na sede da Prefeitura de Cariacica, em Alto Lage.
Guarda Municipal
A criação da Guarda Municipal de Cariacica será uma das ações a ser apresentada nesta terça-feira (29), na vinda do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, ao Espírito Santo. A iniciativa é da Prefeitura de Cariacica, que destacou que, antes do anúncio, o ministro fará uma visita à Central de Videomonitoramento do município.
Trajeto
Batedores interditam o trânsito na saída do antigo terminal de passageiros do aeroporto para o comboio que levará o ministro para o primeiro compromisso, no Palácio da Fonte Grande, no Centro de Vitória. De lá, o ministro concederá entrevista coletiva, às 11 horas, no Palácio Anchieta junto ao governador Casagrande.
Chegada ao ES
Sob um forte esquema de segurança, o Ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, chegou ao Estado na manhã desta terça-feira (29). O avião trazendo Moro e sua comitiva pousou às 9h34 no Aeroporto de Vitória e foi recebido pelo governador Renato Casagrande, pelo prefeito de Cariacica Juninho e outras autoridades. Logo após a chegada, a comitiva saiu escoltada por um comboio formado por batedores da PRF e outras forças de segurança em direção ao Palácio da Fonte Grande, onde terá início a agenda do ministro.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.
Entre para receber conteúdo exclusivo.
A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.