O candidato à reeleição Renato Casagrande (PSB) foi o mais bem votado, no primeiro turno das Eleições 2022, em 64 cidades do Espírito Santo. Conquistou ainda a liderança na disputa dos cinco municípios da Grande Vitória. Já Carlos Manato (PL) obteve a vitória em 13 cidades, localizadas majoritariamente nas Regiões Sul e Serrana.
Na votação realizada neste domingo (2), Casagrande teve 976.652 votos, o que representa 46,94% dos votos válidos, enquanto Manato registrou 800.598 votos, alcançando 38,48% dos votos válidos.
Dessa forma, os capixabas voltam às urnas no dia 30 de outubro para escolher o comando do Palácio Anchieta. A última eleição capixaba que foi para o segundo turno foi em 1994, quando Vitor Buaiz (PT) foi para a disputa em segundo turno com o deputado Cabo Camata (PSD).
O atual governador, que disputa a reeleição, conquistou a liderança da votação em 64 cidades do Espírito Santo, com maior destaque para as localizadas nas Regiões Norte e Noroeste.
Em sete cidades, ele alcançou mais de 70% dos votos válidos, ficando no extremo Norte os dois municípios que deram a ele a melhor colocação. São elas:
Em outros sete municípios, ele registrou as piores votações, em uma delas tendo menos de 30% dos votos locais direcionados à escolha do novo governante. Confira:
O candidato Carlos Manato (PL) obteve melhor votação, liderando as urnas em 13 cidades, localizadas principalmente nas Regiões Sul e Serrana. Em duas delas, conquistou mais de 60% dos votos válidos. São elas:
As duas piores votações, com menos de 20% dos votos válidos, ele recebeu em cidades do Norte capixaba. São elas:
A única cidade onde o candidato Guerino Zanon (PSD) conquistou a maior votação foi em Linhares (43,59%) dos votos. No município Casagrande teve a sua pior expressão, alcançando 28,26% dos votos.
Foi atualizada a informação sobre as cidades onde o candidato Renato Casagrande (PSB) teve os piores desempenhos. Anteriormente foi informado que ele, em sete cidades, registrou menos de 30% dos votos válidos, mas o correto é que entre estas localidades, em uma delas a votação do candidato foi interior a 30% dos votos válidos.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta