O que você quer que melhore no seu bairro com a nova gestão municipal? Essa foi a pergunta que A Gazeta fez aos moradores de Vitória para entender os desafios e as demandas da população, que vai às urnas no próximo dia 6 de outubro para eleger o próximo prefeito e os vereadores da cidade.
A reportagem visitou alguns bairros da Capital para ouvir os eleitores. Além disso, lançou um formulário para entender quais são as principais demandas dos entrevistados, que puderam contar sobre problemas relacionados a saúde, educação, pavimentação, saneamento, trânsito, iluminação pública, emprego e drenagem que afetam seu cotidiano.
Por meio de nota, a Prefeitura de Vitória informou que investiu mais de R$ 230 milhões em infraestrutura na área da educação. Esclareceu, ainda, que mais de 900 profissionais foram nomeados para atuarem na rede municipal de saúde e que o município conta com 29 unidades de saúde. Acrescentou, ainda, que segue executando o projeto Asfalto Vix, abrangendo ruas e avenidas da Capital. Confira a nota na íntegra ao final da reportagem.
Confira quais foram as principais críticas e sugestões dos moradores de Vitória.
Trânsito
Os gargalos na mobilidade urbana ficaram em primeiro lugar nas críticas dos moradores da Capital. Cerca de 56,5% dos entrevistados disseram que gostariam de um trânsito mais organizado, com sinalização nas vias e faixas de pedestre. Entre eles, Lucas Heringer, que vive em Jardim Camburi, relatou dificuldade para os pedestres atravessarem em segurança nas ruas do bairro.
Lucas Heringer
Morador de Jardim Camburi
"O trânsito de Camburi está muito caótico. Nenhum carro para quando o pedestre quer atravessar e temos que, praticamente, invadir as faixas"
Em Itararé, Elias Maia da Silva também percebeu dificuldade dos pedestres para transitarem. "No final da Rua das Palmeiras, como é mão dupla e tem carros estacionados, complica muito os pedestres passarem. A calçada também precisa melhorar", apontou o morador.
A dificuldade para encontrar vagas para os automóveis também entrou em pauta. Em Jesus de Nazareth, o morador Gabriel Gonçalves Rocha pede mais estacionamentos no bairro. "Gostaria de mais vagas. Na Rua Helena Muller, poderiam derrubar o muro e ampliar a rua para fazer estacionamento", disse.
A população ainda apresentou sugestões, como a presença de guardas de trânsito nas principais ruas do município durante os horários de pico e até a criação de um metrô na Grande Vitória.
Alguns ainda pediram o aumento de faixas de trânsito na Avenida Serafim Derenzi, em São Pedro, e a construção de um mergulhão entre a Reta da Penha e a Avenida Rio Branco, na Praia do Canto.
Pavimentação
As discussões sobre a infraestrutura está entre os principais pedidos dos entrevistados: 26% pedem melhorias na pavimentação. É o caso de Cristina Vago, moradora da Grande São Pedro. "A Avenida Serafim Derenzi tem um fluxo de ônibus muito grande. A prefeitura deveria investir na pavimentação com concreto", disse.
Saneamento básico e drenagem pluvial
O formulário de A Gazeta mostrou que 13% dos entrevistados pedem melhorias no saneamento e na drenagem pluvial. Nesse grupo, está Thiago Ucelli Barbosa, morador de Santa Helena. "Muitas vezes, as praias de Camburi, Curva da Jurema e Guarderia ficam impróprias para banho", cita.
Já Guilherme Travaglia Loureiro, de Bento Ferreira, pede solução para os problemas causados pelas fortes chuvas, como alagamentos. “Precisamos de melhoria do sistema de drenagem pluvial", aponta.
Entre os entrevistados, 52,2% apontaram a drenagem pluvial como a área que precisa melhorar no município. Para Itiene Lima da Silva, moradora da Enseada do Suá, novas obras precisam ser feitas para melhorar o escoamento da água na cidade.
"Precisamos de mais drenagens na Praça do Cauê e na Avenida Cezar Hilal, em frente à Rua Duckla de Aguiar, que dá acesso à Terceira Ponte, porque ali alaga muito quando chove", ressaltou Itiene.
Iluminação pública e segurança
O levantamento também mostra que 43,5% dos entrevistados querem melhorias na iluminação nas ruas. Juliana Medeiros, de Jardim Camburi, afirmou que os pontos de ônibus da região se tornam mais perigosos à noite.
Juliana Medeiros
Moradores de Jardim Camburi
"Existem locais no bairro onde a iluminação é péssima. É perigoso, pois ficamos praticamente no escuro em alguns pontos de ônibus"
As queixas sobre a iluminação também vêm dos bairros Jardim da Penha, Praia do Canto, Santa Helena, Bairro da Penha, Tabuazeiro, Centro e Bento Ferreira.
Também há moradores que pedem reforço na segurança pública e nas políticas de assistência social. “Sei que é um problema bem complexo, mas precisamos de mais policiamento e políticas públicas de assistência social para auxiliar os moradores em situação de rua”, contou Rosa Marlene, de Jardim da Penha.
Saúde e educação
No quesito de saúde, 17,4% dos entrevistados afirmaram que gostariam de mais postos de atendimento médico. Juliana Medeiros, que vive em Jardim Camburi, aponta a necessidade de mais profissionais nas unidades. "Precisamos de profissionais formados em nutrição e terapia ocupacional dentro das unidades", pediu.
Já na educação, a demanda de cerca de 26% dos entrevistados é por mais vagas nas creches e escolas do município. Entre os que fazem esse pedido está Taís de Oliveira, de São Pedro.
LEIA MAIS SOBRE ELEÇÕES 2024
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.