Fim da cobertura
Chega ao fim a cobertura jornalística deste domingo (29) de segundo turno das eleições municipais do Espírito Santo. Você pode acompanhar os desdobramentos e toda a cobertura em A Gazeta.
Vidigal perdeu mais 11 bairros da Serra no 2º turno
Prefeito eleito da Serra, Sergio Vidigal (PDT) venceu em 49 bairros da cidade neste segundo turno. Isso significa que ele perdeu 11 desde o último dia 15, quando havia ganhado em 60 bairros. O adversário Fabio Duarte (Rede) venceu em 25 bairros neste domingo (29).
Barroso rebate declarações de Bolsonaro
Em reação às declarações de Jair Bolsonaro (sem partido) que questionaram a segurança das urnas eletrônicas e defenderam o voto impresso, o ministro Luís Roberto Barroso, atual presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), afirmou que "tem gente que acha que a Terra é plana, gente que acha que o homem não foi à Lua e que o Trump venceu as eleições nos Estado Unidos", ratificando que o sistema eleitoral utilizado no Brasil é seguro.
Vídeo: entenda o que faz um prefeito
Neste domingo (29), os eleitores das cidades de Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica elegeram o prefeito que comandará a respectiva cidade nos próximos quatro anos. Mas você sabe o que faz um prefeito? Uma das atribuições é decidir como aplicar o dinheiro obtido por meio dos impostos. Um vídeo feito por A Gazeta detalha todas as funções do chefe do Executivo municipal.
Euclério ganhou em 53 bairros de Cariacica
Prefeito eleito em Cariacica, Euclério Sampaio (DEM) foi o mais votado em 53 bairros da cidade neste domingo (29). Já a adversária, Célia Tavares (PT), derrotada nas urnas, venceu em apenas seis: Novo Horizonte, Piranema, Jardim Campo Grande, Alto da Boa Vista, Flexal I e Nova Canaã.
Pazolini venceu em 47 bairros de Vitória
Eleito em Vitória, o Delegado Pazolini (Republicanos) venceu o segundo turno em 47 bairros da Capital, enquanto o adversário João Coser (PT) ganhou em apenas quatro: Forte São João, Romão, Caratoíra e Consolação. De maneira geral, o próximo prefeito obteve vantagem ampla em bairros mais nobres e conquistou aqueles que optaram por Fabrício Gandini (Cidadania) no primeiro turno.
Arnaldinho só perdeu em um bairro de Vila Velha
Prefeito eleito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (Podemos) venceu em todos os bairros da cidade, com exceção de São Torquato, onde Max Filho (PSDB) recebeu 1.480 votos – exatos dez a mais. No primeiro turno, o atual prefeito tinha vencido em oito bairros.
Entenda o caminho que faz cada voto
Você foi às urnas e votou neste domingo (29), mas qual o caminho que o seu voto faz depois que é apertado o botão "confirma" na urna eletrônica? Uma animação em vídeo feita por A Gazeta mostra todo trajeto que ele percorre para ser computado em um cartório eleitoral. Clique aqui para assistir e entenda melhor como funciona o processo de votação no Brasil.
O que acontece com votos brancos e nulos?
Diferentemente do que alguns boatos propagam, os votos em branco não favorecem nenhum candidato e os nulos não são capazes de anular uma eleição, caso somem uma quantidade expressiva. Ambos, simplesmente, não são contabilizados. Para especialistas ouvidos por A Gazeta, os dois representam a mesma coisa: a omissão da escolha, por parte do eleitor.
Mais de 74 mil votos brancos e nulos na Grande Vitória
No segundo turno, as cidades da Grande Vitória tiveram 32.194 votos brancos e 42.681 votos nulos. Ou seja, mais de 74,8 mil eleitores não votaram em nenhum dos dois candidatos que disputavam a prefeitura. Em termos percentuais, os votos brancos e nulos foram maiores em Cariacica. Depois dela, aparecem Vila Velha, Serra e Vitória, nessa ordem.
Veja como justificar ausência
Não conseguiu votar neste domingo (26) ou no primeiro turno? Veja o passo a passo de como justificar a ausência. Atenção: o prazo é de 60 dias, para não ter problemas com a Justiça Eleitoral e nem precisar pagar multa.
Mais rapidez: TRE-ES fez mudanças para 2º turno
Depois de identificar pontos de estrangulamento na apuração do primeiro turno, o Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) fez mudanças na logística para enviar com mais rapidez os dados para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), neste segundo turno. O resultado? Votos de Vitória foram enviados às 18h03. "Fomos a primeira capital a enviar todas as informações", afirmou o desembargador Samuel Meira Brasil Júnior, presidente do TRE-ES.
Eleições 2020: derrotas de Bolsonaro e PT
Apesar de o PT não ter eleito prefeitos nas capitais brasileiras, as Eleições 2020 também representaram uma derrota dos candidatos apoiados pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), como Celso Russomanno (Republicanos) em São Paulo e Marcelo Crivella (Republicanos) no Rio de Janeiro. Reportagem analisa quem saiu ganhando e quem saiu perdendo.
Leonel Ximenes: 1º prefeito de direita em Vitória
Publicada há minutos, a coluna mais recente de Leonel Ximenes trata, entre outras coisas, da vitória do Delegado Pazolini (Republicanos) na Capital capixaba. "Desde 1985, quando foi realizada a primeira eleição direta para as capitais após o fim da ditadura militar, Vitória só havia escolhido prefeitos de esquerda, de centro-esquerda ou de centro", analisa. Leia na íntegra aqui.
Mapa: os prefeitos das capitais brasileiras
Com exceção do Amapá (PA), todas as capitais do Brasil já definiram quem vai assumir a respectiva prefeitura a partir do próximo ano. Em 18 delas, o prefeito foi conhecido hoje, após a disputa em segundo turno. Um mapa interativo feito por A Gazeta mostra quem são eles. Confira!
"Vamos governar para todos", afirma Arnaldinho
Em entrevista nesta noite, o prefeito eleito Arnaldinho Borgo (Podemos) comentou sobre o que a própria vitória significa. "Vila Velha está cansada. É administrada há mais de 40 anos pelos mesmos grupos políticos. Por isso, apresentamos propostas factíveis. Dá para fazer diferente. Vamos governar para todos, inclusive para aqueles que não votaram (em nós)", afirmou. Acerca das primeiras ações, ele afirmou que quer "identificar como fazer a prevenção para que o número excessivo de casos e de mortes da pandemia diminua". Veja a entrevista completa no vídeo abaixo:
Grande número de abstenções na Grande Vitória
Com exceção de Vitória, em todos os municípios capixabas em que houve segundo turno, foram registrados mais abstenções neste domingo (29) do que votos nos três candidatos que perderam as eleições. Em Vila Velha, por exemplo, Max Filho (PSDB) recebeu cerca de 62 mil votos, enquanto mais de 90 mil deixaram de ir às urnas. Em Cariacica, foram 78,5 mil ausências; e na Serra, mais de 104 mil.
Veja quem venceu em outras cidades do Brasil
Em Manaus (AM), o deputado estadual David Almeida (Avante) venceu as eleições, com 51,27% dos votos. Ainda no Norte do país, Tião Bocalom (PP) foi eleito em Rio Branco (AC), com mais de 62% dos votos. Já em Teresina (PI), o Dr. Pessoa (MDB) ganhou a disputa, também com mais de 62% dos votos. Por fim, em Cuiabá (MT), o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) foi reeleito em uma disputa apertada, com 51,15% dos votos.
"A Serra é para todos", discursa Vigidal
De cima de um trio na praça da Igreja Matriz, em Serra Sede, Sergio Vidigal (PDT) fez o primeiro discurso como prefeito eleito. A comemoração após a vitória nas urnas levou centenas de pessoas para a praça. Para elas, Vidigal disse que trabalhará para os mais pobres e que vai acabar com a "perseguição política" que ele afirma haver na atual administração. "A Serra não é para a elite, não. A Serra é para todos. Não foi fácil ficar oito anos vendo eles desonrarem minha família. Pessoas que um dia eu dividi o pão na minha mesa. Chega de ódio nessa cidade. Não vamos hostilizar ninguém. Será a Serra da paz. Não queremos mais dividir, vamos unir as forças políticas", afirmou. Sobre os primeiros atos como prefeito, Vidigal anunciou que fará uma auditoria para saber a condição financeira em que está a cidade e destacou que a pandemia trará o desafio de "governar dois anos com o orçamento de um ano só". "A pandemia não acabou. O desemprego ainda não acabou. Será um ano difícil, mas vamos governar para os mais pobres, não faremos um governo só para os mais ricos como o atual prefeito, que pavimenta as principais ruas e deixa o interior dos bairros sem infraestrutura. Quero rediscutir a administração do Hospital Materno-Infantil que foi entregue ao governo do Estado. Queremos que ele seja municipal. Vamos aumentar o efetivo da Guarda Municipal e vamos fazer a escola em tempo integral funcionar nessa cidade. Quero colocar em prática o sistema de marcação on-line de consultas, chega dos mais pobres irem de madrugada para a fila pegar senha para conseguir atendimento", falou.
Veja prefeitos eleitos pelo Brasil
Internado com Covid-19, Goiás Maguito Vilela (MDB) foi eleito prefeito de Goiânia (GO), com mais de 52% dos votos. Em outra disputa apertada, José Sarto (PDT) venceu a disputa em Fortaleza (CE), com 51,69% dos votos. Em Maceió (AL), o candidato João Henrique Caldas (PSB) foi eleito, com mais de 58% dos votos. Ainda no Nordeste, o deputado federal Eduardo Braide (Podemos) venceu o segundo em São Luís (MA). Por fim, o atual vice-prefeito de Boa Vista (RR), Arthur Henrique, foi eleito para comandar a cidade pelos próximos quatro anos.
Carreata de Pazolini passa por Jardim Camburi
Depois de horas de comemoração, a carreata que festeja a vitória do Delegado Pazolini (Republicanos) passou há pouco pela Avenida Dante Michelini, em Jardim Camburi, na Capital.
"Nosso projeto era melhor", afirma Coser
Derrotado nas urnas em Vitória, o candidato João Coser (PT) divulgou uma nota oficial durante a noite. "Primeiramente, quero agradecer a Deus e às 72.684 pessoas que confiaram no nosso projeto, o meu e o da Jackeline. Quero reafirmar meu compromisso com a cidade de Vitória. Apresentamos nosso projeto de governo e tivemos oportunidade de debatê-lo exaustivamente com a população. Oferecemos a nossa opção, mas a cidade fez a escolha por um caminho diferente. Ficamos tristes por não termos vencido a eleição, porque avaliamos que o nosso projeto era melhor para Vitória, mas faz parte do processo democrático. Vamos torcer para que o prefeito eleito faça um bom trabalho e não deixe uma grande parcela da população esquecida. Vou seguir acompanhando e cobrando para que a gente possa ter um futuro digno", escreveu.
"Tivemos uma vitória política", diz Célia
Candidata a prefeita de Cariacica, Célia Tavares (PT) agradeceu a confiança dos que deram a ela um voto de confiança. "Agradeço aos cariaciquenses que confiaram no nosso projeto e reafirmo meu compromisso com a nossa cidade. Vamos seguir firmes trabalhando pela nossa gente. Não ganhamos as eleições, mas tivemos uma vitória política em Cariacica. Ao contrário do nosso adversário, que nos atacou com fake news durante todo o segundo turno, nós fizemos uma campanha propositiva, dialogando com o município, sem ataques e mentiras. Apresentamos o melhor projeto para tirar Cariacica do abandono. Desejo que o novo governo consiga devolver a esperança ao nosso povo, que não merece o abandono a que está submetido", afirmou, em nota oficial.
PT fica sem prefeitos nas capitais
Com as derrotas de João Coser em Vitória (ES) e de Marília Arraes em Recife (PE), o Partido dos Trabalhadores (PT) terminou as Eleições 2020 sem vencer em uma capital do Brasil. É a primeira vez que isso acontece desde 1985, quando Maria Luiza Fontenele foi eleita em Fortaleza (CE). A sigla passa por uma crise desde a operação Lava Jato e o impeachment de Dilma Rousseff, em 2016.
Alexandre Xambinho discursa ao lado de Vidigal
Deputado estadual e candidato a prefeito da Serra derrotado no primeiro turno, Alexandre Xambinho (PL) discursou no trio elétrico, ao lado de Sergio Vidigal (PDT), durante a festa da vitória. "Vidigal falou muito para nós caminharmos juntos. Se fosse assim, talvez teríamos ganhado no primeiro turno. Agora será a Serra do amor", disse.
Pelas cidades do Brasil: veja mais prefeitos eleitos
Na cidade do Rio de Janeiro, o ex-prefeito Eduardo Paes (DEM) venceu Marcelo Crivella (Republicanos, que tentava a reeleição, com cerca de 64% dos votos. Já em Porto Alegre (RS), Sebastião Melo (MDB) obteve 54% dos votos e derrotou Manuela D'Ávila (PCdoB). Já em Porto Velho (RO), Hildon Chaves foi reeleito, também com cerca de 54% dos votos.
Gilson Daniel comemora vitória de Arnaldinho
Vice na chapa do prefeito eleito Arnaldinho Borgo (Podemos), Victor Linhalis (Solidariedade) e o prefeito de Viana, Gilson Daniel (Podemos), comemoraram a vitória em Vila Velha. “Sempre acreditamos na candidatura de Arnaldinho, na juventude, na vontade dele de fazer diferente”, ressaltou Gilson Daniel, que é também o presidente estadual do Podemos. Para Linhalis, o recado das urnas foi de renovação: “o povo não quer mais a velha política. Honramos os votos da nossa chapa”.
"Sempre estivemos juntos", diz Assumção sobre Pazolini
Derrotado ainda no primeiro turno das eleições na Capital, o deputado estadual Capitão Assumção (Patriota) declarou apoio a Pazolini apenas na véspera do segundo turno. Neste domingo (29), ele também celebrou. "Foi uma estratégia, nós sempre estivemos juntos. Mas só anunciamos no final, por conta das pesquisas, da rejeição. Mas estava acordado que quem passasse para o segundo turno apoiaria o outro. Estou muito satisfeito com o resultado", afirmou, no comitê de campanha de Pazolini, em Vitória.
"Vamos dialogar com todos", garante Pazolini
Na primeira entrevista concedida à imprensa, o prefeito eleito de Vitória Lorenzo Pazolini (Republicanos) afirmou que pretende construir um governo pautado no diálogo. "Não há perdedores, na democracia não existe essa palavra. Todos são vencedores, disputaram, colocaram o nome à disposição. E nós vamos dialogar com todos", garantiu. Ele também agradeceu aos eleitores que votaram nele e fez uma avaliação da campanha eleitoral. "Foi uma campanha difícil, diferente, em razão do período eleitoral encurtado; e nós, de maneira humilde, colocamos as nossas ideias para a cidade. Graças a Deus tivemos êxito", disse. Com uma campanha que explorou muito o tema da segurança pública, ele comentou sobre as ações que serão adotadas a partir de 2021. "Estamos de braços abertos para boas parcerias. Contando com minha experiência e da Capitã Stéfane, e de quem já está nos cargos efetivos da prefeitura, tenho certeza que vamos construir um plano de segurança robusto".
Prefeitos eleitos em outras cidades do Brasil
Na maior cidade do país, Bruno Covas (PSDB) foi reeleito prefeito de São Paulo, com mais de 59% dos votos. Em Recife (PE), o deputado federal João Campos (PSB) assumirá a prefeitura a partir do ano que vem. Filho do ex-governador Eduardo Campos, ele será o mais jovem a comandar uma capital no Brasil. Em João Pessoa (PB), venceu Cícero Lucena (PP), com mais de 53% dos votos. Já em Aracaju (SE), Edvaldo Nogueira (PDT) confirmou o favoritismo e obteve mais de 57¨% dos votos.
Arnaldinho abre energético em comemoração
Na comemoração de Arnaldinho Borgo (Podemos) com apoiadores em Vila Velha, o que chamou a atenção foi a bebida aberta para marcar a vitória. O prefeito eleito fez questão de exibir uma latinha de Red Bull. O nome do energético foi usado para apelidar o candidato pelo adversário Max Filho (PSDB), atual prefeito que saiu derrotado nas urnas. No debate transmitido por A Gazeta, na última quinta-feira (26), Max disse que o rival não ia resolver os problemas da cidade tomando Red Bull. Arnaldinho respondeu a provocação e disse: "Red Bull quem tem que tomar é ele".
"É um dia muito sonhado", comemora Arnaldinho
Com 138.287 votos, mais do que o dobro obtido pelo seu adversário, Arnaldinho Borgo (Podemos) deixará a cadeira de vereador, em que esteve nos últimos oito anos, para ocupar a de prefeito em 2021. “É um dia muito sonhado por mim. Vamos construir uma cidade por várias mãos, sem a presença da velha política. O recado foi dado nas urnas e o pedido é claro: de renovação”, declarou. A comemoração de Arnaldinho aconteceu na sede do Podemos, na Praia das Gaivotas, em Vila Velha, e teve direito a champanhe em cima do trio elétrico, banda e até um “caixão de Max Filho”, carregado por apoiadores do prefeito eleito. O tucano saiu derrotado com 30,94% dos votos válidos.
"Dever cumprido", analisa Coser
Derrotado no segundo turno da eleição municipal da Capital, João Coser (PT) disse que deseja sucesso à administração de Lorenzo Pazolini (Republicanos). "As campanhas eram dois projetos bem distintos, um conhecido e outro com uma pessoa mais nova que apresentou uma ideia e foi vencedora. A mim, cabe respeitar, como democrata, e naturalmente desejar que consiga ter sucesso na administração", disse. Sereno, Coser fez um balanço positivo da campanha. "Estou feliz e grato por todos que nos acompanharam, estou com a consciência de dever cumprido, dentro de uma disputa ética." Ao ser questionado se a onda antipetista o prejudicou durante a campanha, Coser afirmou que muitas pessoas desgostam do partido. "Cheguei a ser abordado na rua por pessoas que falavam 'Gosto muito de você, mas não consigo votar no PT', com muito respeito. Existe esse impacto negativo em uma parcela e existe também o impacto positivo de tudo que o PT fez ao longo de anos", comentou.
Fabio Duarte faz discurso após derrota na Serra
Após derrota para Sergio Vidigal (PDT), Fabio Duarte (Rede) e a base do partido fizeram um discurso para os apoiadores na Serra. Segundo a base do partido, Audifax virá para governador do Estado; e Fabio para deputado federal, em 2022. Audifax não foi ao comitê de campanha, no Planalto de Carapina. "Decisão judicial e vontade do povo, a gente não discute. O povo quis e decidiu. Cabe a nós orarmos. Eu estarei em oração pela vida dessa cidade. Se eles conseguirem fazer um terço do que têm prometido vou ficar muito feliz, porque a cidade vai ser muito beneficiada", disse Fabio.
Ministra Damares comemora vitória de Pazolini
À frente do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, a ministra Damares Alves comemorou a eleição do Delegado Pazolini (Republicanos) neste domingo (29). Em vídeo publicado nas redes sociais, disse que o resultado é uma vitória das crianças. Vale lembrar que antes de o prefeito eleito ser parlamentar, ele era titular da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente.
Presidente do TRE-ES dá entrevista ao vivo
Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), o desembargador Samuel Meira Brasil Júnior concede uma entrevista coletiva on-line, na qual comenta o resultado do segundo turno das Eleições 2020. Para assistir, basta clicar aqui.
Mapa: confira os prefeitos eleitos do ES
Com exceção de Boa Esperança, todos os municípios do Espírito Santo já têm definidos os próximos prefeitos. Um mapa interativo feito por A Gazeta mostra quem será o próximo a comandar o Executivo de cada cidade. Clique aqui e confira.
Pazolini comemora vitória na Capital
Prefeito eleito em Vitória, Delegado Pazolini (Republicanos) chegou à comemoração pouco antes das 19h. Com máscara de acrílico, ele cumprimentou diversos apoiadores. Em cima de um carro, ele segue em meio a muita aglomeração na Capital.
Mais aglomeração na comemoração de Arnaldinho
Na sede do Podemos, Arnaldinho Borgo comemora eleição em Vila Velha. No local, que fica na Praia das Gaivotas, há muita aglomeração. O prefeito eleito está em cima de um trio elétrico. Sem máscara, ele já cumprimentou diversos apoiadores.
Trio elétrico e aglomeração em festa de Vidigal
Apoiadores de Sergio Vidigal, prefeito eleito na Serra, participam de comemoração em frente à Igreja Matriz, em Serra Sede. Festa tem trio elétrico e muita aglomeração. Veja vídeo:
Acidente em frente ao comitê de Célia Tavares
Um capotamento ocorreu praticamente em frente ao comitê da candidata Célia Tavares (PT), derrotada no segundo turno das eleições municipais em Cariacica, por volta das 18h. O Fiat Punto seguia pela pista lateral da BR 262, quando um dos pneus estourou e o carro capotou sobre outros três carros que estavam estacionados. Apesar do susto, ninguém se feriu. O condutor do Punto conseguiu sair sozinho do veículo, e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) está no local. Uma das faixas do trecho sentido Vitória está interditada.
Arnaldinho Borgo tem 69,03% dos votos
Com todas as urnas apuradas, Arnaldinho Borgo (Podemos) foi eleito prefeito com 138.741 votos, o que corresponde a 69,03% dos votos válidos.
Apoiadores comemoram vitória de Arnaldinho
Na sede do Podemos em Vila Velha, apoiadores de Arnaldinho Borgo comemoram a vitória deste domingo (29). No vídeo (veja abaixo) é possível ver aglomerações e pessoas sem máscara.
"Precisamos de união", comemora Euclério
Euclério Sampaio (DEM), prefeito eleito para administrar Cariacica, comemorou a vitória ao lado de apoiadores no comitê de campanha, no bairro Alto Lage. Euclério acompanhou a apuração dos votos ao lado da família e do deputado Marcelo Santos (Podemos), principal aliado político e apoiador da candidatura. Os dois acompanharam em uma sala reservada, enquanto em uma tenda do lado de fora os apoiadores assistiram a um telão. "Cariacica quer um nome novo, que tenha condições de reunir todas as lideranças: governador, governo Federal, deputados. Precisamos de união", disse. Também estavam na festa de comemoração a deputada estadual Janete de Sá (PMN) e candidatos que perderam no primeiro turno e apoiaram Euclério no segundo.
Vitor Vogas: revezamento recorde na Serra
Na coluna mais recente, o jornalista Vitor Vogas comenta a vitória de Sergio Vidigal (PDT) na Serra. "Na lista dos 50 municípios mais populosos do Brasil, nenhuma outra cidade elegeu apenas dois políticos para prefeito nas últimas sete eleições municipais, desde 1996", revela. O prefeito eleito será sucessor de Audifax Barcelos (Rede).
"Só tenho a agradecer", diz Max Filho
Atual prefeito de Vila Velha, Max Filho (PSDB) não conseguiu a reeleição. Com 62.134 votos (30,95%), o candidato foi ultrapassado com folga por Arnaldinho Borgo (Podemos), que de vereador passará a chefe do Executivo municipal em janeiro – ele obteve 138.597 votos (69,05%). Max acompanhou a apuração dos votos em casa, acompanhado da família. Embora não tenha atendido à imprensa após a divulgação dos resultados, ele se pronunciou por meio de nota, agradecendo a confiança dos eleitores. “Eu só tenho a agradecer a Deus e ao povo de Vila Velha por terem me dado, por três vezes, a tarefa de ser o prefeito da minha amada cidade. E tenho um agradecimento todo especial a fazer aos eleitores e aos companheiros dessa jornada. Desta vez, o povo e meu Deus quiseram que eu trilhasse outros caminhos. Aceito e sou grato. Reafirmo o meu compromisso com a democracia e transmito aos meus amigos eleitores e companheiros que firme está o meu coração. Não me guio pelas circunstâncias adversas, pois sou um homem que anda pela fé", afirmou. Cerca de 25 apoiadores chegaram a comparecer ao comitê central de Max Filho, no Centro de Vila Velha, mas começaram a se dispersar quando a eleição de Arnaldinho foi confirmada.
Segundo turno: 12 pessoas detidas no ES
De acordo com informações da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp), foram registradas oito ocorrências de crimes eleitorais no Espírito Santo, neste segundo turno: quatro na Serra, três em Vila Velha e uma em Cariacica. Ao todo, 12 pessoas foram detidas, sendo sete por boca de urna. Nenhum candidato foi detido.
Festa da vitória de Euclerio em Cariacica
Pouco após as 18h, Euclerio Sampaio (DEM) chegou para a festa da vitória no comitê, no bairro Alto Lage, em Cariacica. No local, sem máscara, ele abraçou e cumprimentou apoiadores. Veja vídeo:
"Não temos fracasso", comenta Célia Tavares (PT)
Sob aplausos de apoiadores e lágrimas, a candidata do PT à prefeitura de Cariacica, Célia Tavares, chegou ao comitê de campanha às margens da BR 262, às 18 horas. "Sofremos terrorismo por parte do governo e lutamos contra um poder econômico muito forte. Tristeza temos, mas não temos fracasso. Quem saiu derrotado foi o povo", disse em pronunciamento.
Apoiadores de Fabio Duarte se dispersam
Apoiadores do candidato Fabio Duarte (Rede) começam a se dispersar após resultado das eleições no município da Serra. Alguns aguardam que o candidato chegue ao comitê de campanha. Fabio teve 45,11% dos votos e perdeu, no segundo turno, para Sergio Vidigal (PDT).
Sergio Vidigial tem 54,9% dos votos
Com todas as urnas apuradas, Sergio Vidigal (PDT) foi eleito prefeito da Serra com 111.920 votos, o que corresponde a 54,9% dos votos válidos.
Euclério Sampaio tem 58,69% dos votos
Com todas as urnas apuradas, Euclério Sampaio (DEM) foi eleito prefeito de Cariacica com 95.356 votos, o que corresponde a 58,69% dos votos válidos.
Delegado Pazolini tem 58,50% dos votos
Com todas as urnas apuradas, Lorenzo Pazolini (Republicanos) foi eleito prefeito de Vitória com 102.466 votos, o que corresponde a 58,50% dos votos válidos.
Vice de João Coser (PT) comenta derrota
Vice de João Coser (PT), Jackeline Rocha disse que o resultado é o reflexo do momento que o Brasil vive. "Vivemos em um período desafiador. Fizemos campanha de olho no olho, mas a gente vive a pandemia e isso deve ser considerado. Fizemos um diálogo dentro da interação, com o que era possível ser feito. Agora é respeitar e trabalhar bastante para resultados futuros melhores", comentou. O desânimo já tomou conta dos poucos apoiadores que acompanham a apuração de votos da eleição no escritório de campanha de Coser, no bairro Jabour, em Vitória.
Aglomeração à espera de Arnaldinho
Na sede do Podemos, que fica na Praia das Gaivotas, em Vila Velha, apoiadores de Arnaldinho Borgo aguardam a chegada do prefeito eleito. Ele acompanha a apuração em casa. No local, há aglomerações e é possível ver diversas pessoas sem máscara.
Comemoração no comitê de Euclério
Apoiadores de Euclério Sampaio (DEM) comemoram a vitória do candidato no comitê, que fica no bairro Alto Laje, em Cariacica. Veja o vídeo:
Votação encerrada
Depois de dez horas de votação, chega ao fim o período durante o qual os eleitores de Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica puderam escolher os próximos prefeitos. Acompanhe logo mais a apuração do segundo turno das eleições municipais no Espírito Santo, em tempo real, aqui em A Gazeta.
Mais de 600 mil justificativas pelo e-Título
"Funcionando adequadamente e sem instabilidades", o e-Título já foi o meio pelo qual mais de 600 mil eleitores justificaram as respectivas ausências neste segundo turno. O número faz referência àquelas que foram feitas até às 14h45 deste domingo (29) e foi divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Além do aplicativo, é possível justificar presencialmente nas seções eleitorais ou a partir desta segunda-feira (30) no site da Justiça Eleitoral. Os eleitores têm 60 dias para fazer a justificativa.
Maia cobra propostas após eleições
Presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) cobrou que o governo federal apresente propostas para organizar as contas públicas, assim que as eleições deste domingo (29) terminarem. De acordo com ele, se isso não acontecer, o país corre o risco de enfrentar uma recessão. Nesta tarde, ele preferiu não comentar sobre a possível reeleição à presidência da Câmara dos Deputados.
368 urnas substituídas no país
Durante as primeiras cinco horas de votação, 368 urnas eletrônicas apresentaram algum tipo de problema e precisaram ser substituídas. Essa quantidade equivale a 0,25% do total utilizado no país. De acordo com a avaliação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Ministério da Justiça e Segurança Pública, "a disputa em segundo turno vem ocorrendo com relativa tranquilidade".
Praia da Costa: movimento e aglomerações
A Praia da Costa, em Vila Velha, foi um local em que as pessoas não respeitaram o distanciamento social e se puseram em risco de contaminação pelo novo coronavírus. O consultor comercial Daniel Bersot, de 35 anos, e a advogada Janine Bersot, de 28, abstiveram do direito de votar. Assim como no primeiro turno, o casal vai justificar o voto no dia seguinte à votação por causa da demora no aplicativo e-Título. Ambos aproveitaram o dia de sol na cidade canela-verde para ir à praia. Sobre a aglomeração, disseram que sempre procuram o melhor local para evitar o contato com as pessoas. "Queremos aproveitar o sol da tarde em família", contou Daniel.
Segurança: a auditoria das urnas
Com o objetivo de garantir a transparência e a confiabilidade das votações deste segundo turno, os Tribunais Regionais Eleitorais (TRE) realizam duas auditorias neste domingo (29), em 57 municípios do país. Nesse processo, uma eleição é simulada com cédulas previamente preenchidas e gravada em vídeo. Qualquer cidadão pode acompanhar a auditoria. Lembre-se: qualquer irregularidade também pode ser denunciada diretamente pelo aplicativo Boletim na Mão.
Última hora de votação movimentada
Muitos eleitores deixaram para ir às urnas durante esta última hora de votação de segundo turno. Em Vitória, por exemplo, o movimento é grande no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) de Jucutuquara.
Reta final do 2º turno - menos de 1 hora para votar
Votação entra na última hora para definir os prefeitos das cidades de Cariacica, Serra, Vila Velha e Vitória - únicas cidades do Espírito Santo que não definiram os novos administradores no 1º turno há duas semanas. As seções eleitorais serão fechadas pontualmente às 17h.
53 prisões no país por crimes eleitorais neste domingo (29)
Balanço atualizado do Ministério da Justiça e Segurança Pública indica que, até as 15h deste domingo de eleições, 254 ocorrências foram registradas e 53 prisões ou conduções foram realizadas. Três inquéritos já foram instaurados e 19 termos circunstanciados foram lavrados. Segundo o MJ, uma arma e um veículo foram apreendidos até o momento, além de R$ 16,3 mil e diversos materiais de campanha. Dos 197 crimes eleitorais flagrados até o momento, 52 foram por boca de urna; oito por compra de votos; quatro por concentração de eleitores; 94 por desobediência às ordens da Justiça Eleitoral; 35 por desordem que prejudique os trabalhos eleitorais; um por falsidade ideológica; um por "fatos e imputações inverídicas" (fake news); um por impedimento ou embaraço ao exercício do voto; e um por transporte de eleitores.
Terceiro turno das eleições é no Papo de Colunista
Domingo de eleição, domingo de emoção. A partir das 17h de hoje (29), os colunistas Beatriz Seixas, Leonel Ximenes, Rafael Braz e Vitor Vogas estarão acompanhando e comentando o resultado das eleições no segundo turno, na Grande Vitória e no país, na live Papo de Colunista, que também será disponibilizada nas plataformas de podcast.
Mais de 500 mil justificativas pelo e-Título
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) atualizou hoje (29), dia do segundo turno das eleições municipais, que entre as 7h e as 12h05, 503.559 eleitores justificaram ausência às urnas por meio do aplicativo e-Título. Segundo a Justiça Eleitoral, o aplicativo tem funcionado “adequadamente e sem instabilidade”, diferentemente do primeiro turno, realizado em 15 de novembro, quando o e-Título apresentou falhas, impedindo muitos eleitores de justificar ausência através da ferramenta digital.
Duas horas para o fim da votação
O eleitor que ainda não compareceu às urnas neste domingo (29) para votar no segundo turno das eleições municipais tem menos de duas horas para ajudar a escolher os próximos prefeitos nas cidades de Serra, Cariacica, Vitória e Vila Velha. No Estado, essas são as únicas cidades que não escolheram os novos administradores no primeiro turno. O horário de encerramento do pleito é às 17h.
Nem 30 segundos para votar
Eleitores de Cariacica, Vila Velha, Vitória e Serra voltaram às urnas neste domingo (29) para o segundo turno das eleições municipais. O tempo de votação em relação ao primeiro turno diminuiu. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a estimativa é que os eleitores têm levado apenas 30 segundos, desde o registro de identificação até a confirmação nas urnas. No primeiro turno, o tempo estimado foi de 45 segundos. O fato de ser apenas um candidato neste segundo turno contribuiu para a agilidade do processo.
Sem idade para votar
Mesmo sem ter a obrigatoriedade de votar, vários idosos fizeram questão de comparecer às urnas na Grande Vitória neste domingo (29) de eleições. Para eles, que também fazem parte do grupo de risco da Covid-19, votar significa exercer a cidadania e a vontade de eleger pessoas que possam melhorar as cidades onde moram. É o caso do casal Antenor Francisco da Cunha e Inês Daquila da Cunha, de 85 anos, que votaram no Colégio João Calmon, em Parque das Gaivotas, Vila Velha. "Votar é importante para a nossa cidadania e uma forma de cobrarmos as promessas depois", disse Antenor.
Acúmulo de lixo no entorno de locais de votações
O acúmulo de lixo ao redor da Escola José Maria Ferreira, no bairro Nova Brasília, em Cariacica, chamou a atenção dos eleitores que chegavam para votar na manhã deste domingo (29), no segundo turno das eleições municipais. Eles reclamaram do mau-cheiro e da sujeira espalhada — reflexo da greve dos motoristas de caminhões de lixo. A paralisação, que começou no dia 12 de novembro e chegou a ser suspensa, já está no sétimo dia consecutivo. A categoria reivindica reajuste de salário. O caso segue em Dissídio Coletivo na Justiça e ainda não tem decisão final.
Pode ou não pode?
Quem não votou no primeiro turno das eleições pode votar no segundo. Em todo o país, 57 cidades vão passar por uma nova votação no domingo (29). No Espírito Santo, há segundo turno em Vitória, Vila Velha, Cariacica e Serra. São municípios que têm mais de 200 mil eleitores e nos quais nenhum candidato alcançou mais de 50% dos votos válidos no primeiro turno. Quem não votou no dia 15 de novembro tem que justificar a ausência, mesmo que compareça neste domingo (29).
Coser vai à missa do padre que causou polêmica na eleição
Petista foi cedo neste domingo (29) participar da celebração presidida pelo pároco Kelder Brandão, em Itararé; veja os bastidores da eleição na coluna do Leonel Ximenes.
Eleitores relatam falta de acessibilidade em locais de votação
Idosos e cadeirante que saíram para votar para prefeito no segundo turno neste domingo (29) relataram dificuldades para acessar seções localizadas no segundo andar nos locais de votação em Cariacica e Vila Velha. Confira os relatos.
Ambulantes aproveitam eleições para aumentar a renda no ES
Vendedores veem oportunidade para faturar grana extra em domingo com maior movimentação na Grande Vitória. Veja a reportagem.
Cinco detidos e 18 denúncias
Até as 12h45 deste domingo (29), cinco pessoas foram detidas, sendo duas por boca de urna e duas por vias de fato, na Serra, e uma por boca de urna em Vila Velha. As informações foram passadas pela Secretaria de Estado da Segurança Pública. O Disque-Denúncia recebeu 18 denúncias.
Raposa Política: os apoios que os candidatos querem esconder
Neste episódio, a personagem de A Gazeta fala dos candidatos a prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini e João Coser; de Vila Velha, Arnaldinho Borgo e Max Filho; e da Serra, Fabio Duarte e Sergio Vidigal. Veja o vídeo.
TSE substitui 194 urnas nas primeiras horas de votação
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) precisou substituir 194 urnas eletrônicas nas primeiras horas de votação no segundo turno das eleições. A quantidade equivale a 0,13% das urnas disponíveis aos eleitores. Veja a matéria.
Neste domingo eu voto... na defesa da política
Eleições municipais voltaram a colocar em evidência o valor da atividade política, que não pode ser reduzida a uma disputa de quem grita mais alto. Leia a coluna de Vitor Vogas.
Acompanhe a apuração em tempo real do segundo turno
Os capixabas vão poder saber, de forma instantânea, qual candidato está na frente na disputa pelas prefeituras de Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica. Apuração começa a partir das 17h aqui na Gazeta.
Trânsito no Centro de Vila Velha
Mais pessoas chegaram para votar no horário do almoço, no Colégio Marista, em Vila Velha. Por conta do intenso número de veículos entrando no local e, em alguns momentos bloqueando as pistas, o trânsito na região ficou mais complicado.
Em clima de tranquilidade, Max Filho e Arnaldinho votam em Vila Velha
Prefeito e vereador registraram seus votos na manhã deste domingo (29). Eles conversaram com eleitores e demonstraram otimismo. Leia a matéria na íntegra.
Saiba o que o eleitor do ES procura mais no Google sobre as eleições
A pergunta "Como votar" lidera as buscas na ferramenta; saúde é o tema mais pesquisado. Leia a coluna de Leonel Ximenes.
Eleições 2020: entenda para onde vão os votos brancos e nulos
Especialistas explicam que votos nulos não cancelam a eleição e que as opções em branco não vão para o candidato que lidera a contagem. Entenda o que acontece e combata a desinformação.
Passo a passo para justificar voto
Eleitor faltoso tem 60 dias após cada turno para justificar o fato de não ter ido votar. Em 2020, em razão da pandemia de Covid-19, a orientação é fazer a justificativa on-line. Aprenda o passo a passo.
Na Serra, Vidigal e Fábio Duarte chegam com familiares para votar
Sergio Vidigal (PDT) e Fabio Duarte (Rede) votaram por volta das 10 horas deste domingo (29). Vidigal vai acompanhar o resultado em casa com a família, e Fabio disse que seguirá para o comitê do partido por volta das 19h, para monitorar a apuração. Confira a reportagem completa.
Em Vitória, Coser e Pazolini dizem que estão otimistas com votação
Candidatos votaram na manhã deste domingo (29) e falaram das expectativas com a apuração. Segundo pesquisa Ibope, disputa está empatada. Leia a reportagem na íntegra.
Em Cariacica, candidatos Euclério e Célia registram voto pela manhã
No primeiro turno, Euclério liderou a votação com 30.934 votos (18,81%), enquanto Célia teve 23.087 votos válidos (14,04%). Veja a matéria completa.
Delegado Pazolini (Republicanos) vota e comemora campanha
O candidato a prefeito de Vitória Delegado Pazolini (Republicanos) registrou o voto às 11h em uma faculdade particular no bairro Santa Lúcia. Acompanhado da candidata a vice na chapa, Capitã Estefane, e alguns apoiadores, Pazolini disse que avalia a campanha de forma positiva e que está confiante para o resultado. "A expectativa é muito positiva. Fizemos uma campanha linda, propositiva, limpa, falando a verdade. E tenho certeza que a população de Vitória, que os moradores querem isso. Que vão escolher o 10 hoje e, sem dúvida nenhuma, realizar uma escolha importante para os próximos quatro anos da cidade", disse. Perguntado quais seriam as primeiras ações caso fosse eleito, o candidato adotou a cautela e disse que vai aguardar o resultado. "Primeiro nós vamos agradecer as pessoas, fazer uma reflexão e aguardar o resultado, para podermos pensar em ações efetivamente a partir de janeiro", afirmou. Pazolini disse ainda que vai acompanhar a apuração em casa, com a família. O candidato do Republicanos foi o mais votado no primeiro turno, com 30,95% dos válidos na ocasião, seguido por João Coser (PT) com 21,82%, adversário de Pazolini neste segundo turno.
Pazolini (Republicanos) vota em Vitória
Arnaldinho Borgo (Podemos) vota e diz acreditar na vitória
O candidato à Prefeitura de Vila Velha Arnaldinho Borgo (Podemos) votou na manhã deste domingo (29) no Colégio João Calmon, em Praia de Gaivotas, bairro onde reside. Ele chegou ao local por volta das 10h30, acompanhado da esposa, Andressa Barcelos. O candidato conversou e cumprimentou eleitores. Arnaldinho demorou cerca de dois minutos, entre a espera na fila e a votação. Ele comentou que está confiante na vitória. "Estou com o coração em paz, pois fizemos uma campanha limpa, honesta e transparente. Acredito na vitória porque fizemos um planejamento que promete mudar a vida de Vila Velha", disse. O candidato vai acompanhar a apuração em casa, ao lado da família. De acordo com a última pesquisa Ibope, realizada a pedido da Rede Gazeta para o segundo turno, Arnaldinho tem 71% das intenções de voto, enquanto o atual prefeito aparece com 29%, considerando os votos válidos. A margem de erro é de cinco pontos percentuais para mais ou para menos. Arnaldinho é vereador de Vila Velha e está encerrando seus segundo mandato na Câmara. Na corrida eleitoral, o candidato começou na terceira colocação nas pesquisas de intenção de voto, mas ultrapassou Max e o ex-prefeito Neucimar Fraga (PSD) e foi o mais votado no 1º turno, com 36% dos votos. Max Filho obteve 22,91%.
Arnaldinho Borgo (Podemos) vota em colégio de Vila Velha
Governador vota em Vitória
O governador Renato Casagrande, ao lado da primeira-dama, Maria Virgínia Casagrande, votou na manhã deste domingo (29) na Escola São Domingos, em Bento Ferreira, Vitória. Antes, o governador acompanhou a mãe, Anna Venturim Casagrande, de 88 anos, durante a votação na EEEM Arnulpho Mattos , no Bairro República.
Governador Casagrande vota em Vitória
Sergio Vidigal (PDT) vota e fala de humildade
O candidato a prefeito da Serra Sérgio Vidigal (PDT) votou na manhã deste domingo (29) em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) do Bairro das Laranjeiras, na região da Grande Jacaraípe, na Serra. Acompanhado da mulher, Sueli Vidigal, ele chegou ao local de votação por volta das 10h. Apesar de aparecer à frente nas intenções de voto, segundo pesquisa eleitoral mais recente do Ibope, realizada a pedido de A Gazeta, Vidigal afirmou que é preciso ter humildade e aguardar o resultado das eleições. "Mais uma vez: nós respeitamos o resultado das pesquisas, mas precisamos respeitar também o resultado nas urnas. Lógico que a expectativa é boa, mas nós temos que aguardar as respostas da população. Claro que a minha humildade me permite reconhecer o resultado, e se eu for vencedor, vou trabalhar em prol da minha cidade, até porque essa é minha principal determinação ao envolver meu nome como candidato", afirmou. Vidigal completou que vai aguardar o resultado da eleição em casa, com a família, como de costume. De acordo com pesquisa do Ibope, divulgada pela Gazeta na última sexta-feira (27), Vidigal aparece com 62% de intenções de voto. Enquanto isso, o adversário Duarte (Rede) aparece na pesquisa com 38%.
Fábio Duarte (Rede) vota em Pitanga, na Serra
O candidato à Prefeitura da Serra Fábio Duarte (Rede) votou nesta manhã (29), na Escola Judith Leão Castelo, em Pitanga. Acompanhado de familiares, Fábio chegou no local às 10h, conversou com alguns eleitores e se dirigiu à seção eleitoral. Após uma rápida votação, de menos de um minuto, o candidato comentou que está confiante na virada e que as expectativas são as melhores possíveis. “Acho que a Serra entendeu que é o momento de renovar. O sentimento que temos hoje é que vamos surpreender muita gente”, relatou. Fábio Duarte ainda deve visitar outros locais de votação neste domingo e acompanhar a apuração em casa com a família. Às 19h, o candidato irá para o comitê do partido acompanhar o resultado. De acordo com a pesquisa eleitoral, divulgada na sexta-feira (27), realizada pelo Ibope, a pedido da Rede Gazeta, Fábio (Rede) aparece em segundo lugar na disputa do segundo turno com 38% das intenções de voto. Sérgio Vidigal (PDT) aparece na frente, com 62%.
Max Filho (PSDB) vota no Centro de Vila Velha
Max Filho (PSDB) votou na manhã deste domingo (29) no Colégio Marista, no Centro de Vila Velha. Acompanhado da esposa, Max chegou ao local cumprimentando eleitores e conseguiu votar rapidamente, com cerca de um minuto. A votação foi tranquila durante toda a manhã de votação no Colégio Marista. Filas e aglomerações não foram identificadas. No entanto, sete urnas deixaram de funcionar e as seções tiverem que ser transferidas para o andar de cima, dificultando a acessibilidade de idosos e pessoas com deficiência. Sobre a reeleição, Max disse estar confiante da vitória: "Honramos a confiança do povo de Vila Velha ao longo da nossa administração. Aquilo que nós propusemos fazer, nós entregamos à cidade", afirmou. Questionado sobre às pesquisas eleitorais, que apontam uma ampla vantagem do oponente Arnaldinho Bordo (Podemos), Max afirmou: "O jogo só acaba quando termina".
Uso de máscaras
Em uma eleição marcada pela pandemia do novo coronavírus, as máscaras protetoras marcaram presença também no segundo turno das eleições, neste domingo (29). O item de segurança é de uso obrigatório para quem for votar no Espírito Santo. Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professora Maria Istela Modonesi, em Bairro das Laranjeiras, em Jacaraípe, a movimentação pela manhã foi tranquila, sem registro de longas filas, porém intensa, com chegada de eleitores a todo momento. No local, a reportagem observou que os eleitores seguiram a regra do uso de máscaras. Porém, ao saírem do local de votação, alguns deles acabavam retirando o item de segurança.
Elevador em colégio de Vila Velha
Após idoso reclamar de dificuldade para votar no segundo andar do Colégio Marista, em Vila Velha, os administradores de prédio informam que caso o idoso ou a pessoa com alguma deficiência física tenha que votar no segundo andar, pode fazer um pedido aos funcionários da Justiça Eleitoral no local para auxiliar no uso do elevador, localizado na parte de trás do Colégio.
João Coser (PT) vota em Itararé
O candidato à Prefeitura de Vitória e ex-prefeito da Capital, João Coser (PT), chegou em seu local de votação por volta das 9h50. Coser votou na Escola Municipal de Ensino Fundamental Otto Edwald Júnior, no bairro Itararé, em Vitória, e estava acompanhado da esposa, Eliana, e dos filhos Karla e Luiz, além da vice da chapa, Jackeline Rocha. Por ter 64 anos, o petista optou por seguir as orientações das autoridades sanitárias e votar no horário preferencial, das 7h às 10h, destinado à sua faixa etária. Após votação, o candidato seguiu junto com a vice para Maria Ortiz, onde ela irá votar. “Estou empolgado, bastante feliz e grato a Deus. Naturalmente, estamos otimistas, e eu e minha companheira Jaqueline, e esperamos ganhar estas eleições. Fizemos uma campanha limpa, propositiva e participativa”, disse o candidato petista e ex-prefeito de Vitória. “Fizemos uma campanha bonita, alegre e pra cima. Agora é hora de a cidade decidir qual modelo ela vai querer”, complementou a vice da chapa, Jackeline Rocha.
Candidato a prefeito de Vitória, João Coser (PT), vota em Vitória.
Célia Tavares (PT) vota em Nova Brasília
A candidata a prefeita de Cariacica Célia Tavares (PT) chegou à EEEF José Maria Ferreira, no bairro Nova Brasília, em Cariacica, por volta das 9h20. Ela estava acompanhada pelo deputado federal Hélder Salomão (PT), do vice Wanderlei Thomas (Solidariedade) e do pai, Carlos Vilela, de 93 anos. Ao sair, falou sobre os primeiros passos que dará se for eleita e quais as suas expectativas de ocupar a principal cadeira do Executivo do município. "Nós fizemos uma campanha vibrante, alegre e que dialogou com os moradores de Cariacica. Essa não será uma vitória da Célia, mas sim do povo de Cariacica. Nós precisamos arrumar a prefeitura, porque ela está muito desorganizada em função do abandono que vive. Quero propor uma gestão participativa e democrática para todos", afirmou. Tavares completou que deve esperar o resultado em casa, ao lado da família. "Vou fazer como fiz no primeiro turno. Passarei o dia ao lado deles, esperando o resultado, e depois me junto à militância", disse.
Acessibilidade em Vila Velha
Flávio Quinto teve dificuldades para votar no Colégio Marista, em Vila Velha. Seção de votação, localizada no segundo andar do prédio, fez com que o idoso tivesse dificuldades para subir e descer a escadaria. Os administradores de prédio da votação no Colégio Marista, em Vila Velha, informam que caso o idoso ou a pessoa com alguma deficiência física tenha que votar no segundo andar, faça um pedido aos funcionários da Justiça Eleitoral no local para auxiliar no uso do elevador, localizado na parte de trás do Colégio.
Giro por Vitória
A tranquilidade continua na Escola Neusa Nunes Gonçalves, em Nova Palestina, Vitória. Eleitores não encontram muita espera na manhã deste domingo (29) de eleições.
Pouco movimento em Santa Lúcia
Movimento tranquilo e de filas pequenas em uma faculdade no bairro Santa Lúcia, em Vitória.
Segundo turno em Vila Velha
Votação ocorre tranquilamente no Colégio Marista, em Vila Velha. Os corredores estão sem aglomeração e não há registro de filas nas seções.
Euclério Sampaio (DEM) vota em Jardim América
O candidato a prefeito de Cariacica Euclério Sampaio (DEM) chegou pontualmente às 9h à escola Passionistas, no bairro Jardim América, acompanhado do deputado Marcelo Santos e de Gilson Daniel, prefeito de Viana. Ele demorou menos de um minuto para votar. Antes de entrar na escola, parou no bar para cumprimentar a comunidade. "Aqui é minha casa, passei minha vida toda aqui. Tenho confiança. Com humildade, fui recebido de braços abertos. Nas pesquisas estou na frente. Estou muito confiante", afirmou.
Voto aos 86 anos
"É um dever", diz idoso de 86 anos, que fez questão de votar neste domingo (29).
Eleição e missa
Movimentação curiosa no colégio Passionistas, no bairro Jardim América, em Cariacica, às 8h45. A escola é anexa à igreja, onde acontece missa concomitante à votação.
Lixo acumulado
Reflexos da greve dos motoristas de caminhões que recolhem lixo podem ser vistos na EEEF José Maria Ferreira, no bairro Nova Brasília, em Cariacica. Pelo menos três pontos da rua em que fica o colégio estão com lixo acumulado. Moradores reclamam do cheiro e da sujeira.
Santinhos pela rua
Muitos santinhos espalhados em frente à Escola EEEF José Maria Ferreira, no bairro Nova Brasília, em Cariacica. É possível ver os materiais por toda a extensão da Rua Cachoeiro do Itapemirim.
Democracia
A idosa Catarina Coelho, 77 anos. Disse que veio no horário preferencial em Vitória e foi tranquilo. "Enquanto eu estiver em pé e puder exercer o meu direito de democracia, vou continuar votando", afirmou.
"Não perco uma eleição", diz idoso de 75 anos
O aposentado Arlindo Alves Fonseca, 75 anos, chegou cedo para votar e diz que, neste segundo turno, tem menos gente no local de votação. Mesmo não sendo mais obrigatório, acredita que é importante para a democracia ele vir votar. “Vim no primeiro e agora no segundo turno. Voto desde os meus 18 anos. Não perco uma eleição. É meu direito”, declara.
Voto em menos de 2 minutos
Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Otto Ewald Júnior, no bairro Itararé, em Vitória, não há uma grande movimentação de eleitores nestas primeiras horas do segundo turno das eleições de 2020. As seções estão com poucas filas, todos seguindo o distanciamento mínimo de 1 metro de distância e usando máscaras. No chão, há ainda marcações indicando o distanciamento. O eleitor vota em menos de dois minutos neste local de votação.
Tranquilidade e uso de máscaras
No segundo maior local de votação da Capital, o Colégio Darwin, o movimento é tranquilo. É possível ver os eleitores usando máscaras.
Eleições na Capital
Movimentação de eleitores começa a aumentar em alguns locais de votação de Vitória. Em uma escola na Praia do Suá, apesar de não haver longas filas, eleitores comparecem em maior número.
Compare as propostas dos candidatos
A Gazeta selecionou as principais propostas apresentadas à Justiça Eleitoral pelos candidatos a prefeito de Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica. Veja o que eles planejam nas áreas de saúde, educação, segurança, economia e emprego, políticas sociais e direitos humanos.
O que pode e não pode neste domingo
Em cidades com mais de 200 mil eleitores em que, no primeiro turno, nenhum candidato alcançou mais de 50% dos votos válidos, haverá nova votação. Veja o guia.
Confira o horário de votação
Eleitores terão uma hora a mais para votar este ano, das 7h às 17h. As primeiras três horas serão preferenciais, mas não exclusivas, para o público acima de 60 anos.
Movimento tranquilo em Vitória
O movimento nos locais de votação é tranquilo nesta primeira hora de votação em Vitória. Em uma escola no Parque Moscoso, seções estão praticamente vazias.
Checagem do debate de Cariacica
O Passando a Limpo analisou declarações de Célia Tavares (PT) e Euclério Sampaio (DEM) que foram feitas no debate realizado nesta terça-feira (24) por A Gazeta e CBN. Veja o que foi verdadeiro ou não.
Checagem do debate da Serra
O Passando a Limpo analisou declarações de Fabio Duarte (Rede) e Sergio Vidigal (PDT) que foram feitas no debate realizado na quarta-feira (25) por A Gazeta e CBN Vitória. Confira!
Checagem do debate de Vitória
O Passando a Limpo analisou declarações de delegado Pazolini (Republicanos) e João Coser (PT) feitas no debate realizado nesta segunda-feira (23) por A Gazeta e CBN. Veja!
Checagem do debate de Vila Velha
O Passando a Limpo analisou declarações de Arnaldinho Borgo (Podemos) e Max Filho (PSDB) que foram feitas no debate realizado nesta quinta-feira (26) por A Gazeta e CBN. Confira!
Jardim Camburi
No Salesiano de Jardim Camburi, em Vitória, o fluxo de pessoas para o horário é até menor do que no primeiro turno. Os portões abriram pontualmente às 7h e nenhuma seção tem mais de cinco pessoas na fila. Tudo correndo de forma rápida. Corredores que indicam entrada e saída para organizar a passagem das pessoas foram instalados neste segundo turno.
Votação em Bento Ferreira
O topógrafo Agilton Marques, 52, foi um dos primeiros a votar em uma escola do bairro Bento Ferreira, em Vitória. "Vim cedo por conta de compromissos durante o dia e é um horário melhor, com poucas pessoas. Dá para votar rápido. Fui o segundo da minha sessão", disse. Chove em Bento Ferreira.
Começou!
Tem início o segundo turno das eleições para prefeito na Grande Vitória. Locais de votação são abertos às 7h em ponto e primeiros eleitores já começam a registrar seus votos.
Saiba como consultar o seu local de votação
Não votou no primeiro turno e não sabe onde fica a sua seção eleitoral, ou quer confirmar novamente o local de votação para este segundo turno? Confira aqui como consultar o local onde você vai confirmar o voto deste domingo (29).
Veja o passo a passo para justificar ausência neste segundo turno
Se você está fora do seu domicílio eleitoral e lá haverá segundo turno, confira aqui o passo a passo para você justificar o voto deste domingo (29).
Tudo o que você precisa saber antes de ir votar
Tem alguma dúvida de como funciona a votação de hoje, o que é preciso levar para a seção eleitoral ou as regras do que é permitido ou não neste domingo? Confira aqui tudo o que você precisa saber antes de ir votar!
Cobertura ao vivo
A partir de agora, A Gazeta inicia a cobertura do segundo turno das eleições municipais no Espírito Santo, nas cidades de Vitória, Vila Velha, Cariacica e Serra. Acompanhe em tempo real as informações e serviços durante este domingo de votação.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.