Encerrada a cobertura ao vivo das Eleições 2022
Após mais de 17 horas, a cobertura em tempo real do segundo turno das Eleições 2022 de A Gazeta termina por aqui.
Entenda as Eleições 2022 no ES e no Brasil em quatro mapas
Confira como ficou o cenário da votação no Estado e no país para Presidência e governos, além do desempenho dos candidatos nos municípios capixabas, em mapas preparados pela reportagem de A Gazeta. Para acessar, clique aqui.
"Bolsonaro me atendeu com educação e agradeceu", diz Moraes
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, disse que o presidente Jair Bolsonaro (PL), derrotado nas eleições, o atendeu com "extrema educação e o agradeceu" quando ele disse que anunciaria o resultado. Moraes, como de praxe, ligou para ambos os candidatos, tanto para Bolsonaro como para o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Líderes políticos e empresariais parabenizam Casagrande
Após a vitória de Renato Casagrande (PSB) para mais um mandato à frente do governo do Espírito Santo, autoridades e lideranças políticas e empresariais parabenizaram o governador pela reeleição. O presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, Erick Musso (Republicanos), que apoiava Manato na disputa, publicou no Twitter que os "desafios do Espírito Santo são enormes", mas desejou sucesso à Casagrande na nova etapa. Veja os detalhes na reportagem completa clicando aqui.
Lula agradece a Deus e fala em conciliação
No primeiro discurso após ser eleito presidente pela terceira vez, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) agradeceu a todos os que votaram neste domingo (30) e prometeu encontrar uma saída para o país voltar a ter paz e viver democraticamente. O líder petista falou em diálogo com Congresso e Judiciário. "Não enfrentamos um candidato, enfrentamos a máquina do Estado brasileiro", disse. "Tentaram me enterrar vivo e eu estou aqui para governar este país em uma situação muito difícil. "Vou governar para todos os brasileiros, e não somente àqueles que votaram em mim." Saiba mais.
Encontro de apoiadores no "Triplex" capixaba
O prédio vermelho de três andares na Praça Costa Pereira, no Centro de Vitória, é popularmente chamado de "Triplex do Lula" ou "Triplex Vermelho". O local que abrigou o antigo Hotel Imperial hoje é um centro cultural que reúne militantes da esquerda, promove encontros e atividades culturais. Neste domingo (30), ele foi tomado por eleitores e DJs que comemoravam a vitória do presidente Lula no segundo turno. Veja depoimentos dos apoiadores do petista e o clima do local clicando aqui.
Amigas comemoram vitória de Lula no Centro: "Lugar simbólico"
As amigas Beatriz Brumana, 20, Desiree Dias, 32, e Airys Moraes, 21, escolheram o Centro de Vitória pela simbologia do local. Airys veio do Rio de Janeiro, uma cidade em que as pessoas se manifestam muito politicamente, como descreveu. Foi no Centro que ela se sentiu à vontade para se expressar. Desiree complementou: “O Centro é um lugar simbólico que concentra histórias e pessoas”.
Presidente do TRE-ES agradece após segundo turno
Desembargador José Paulo Calmon Nogueira da Gama ressaltou a tranquilidade no dia do pleito: ao todo, foram 12 ocorrências e 27 detidos. Além disso, houve redução nos problemas relacionados às urnas em comparação com o primeiro turno. “Eu tenho que agradecer: o resultado realmente traduz a manifestação livre do eleitorado capixaba. Temos que parabenizar também a postura dos dois candidatos do nosso Estado (Manato e Casagrande) pela lisura no comportamento”, enalteceu o presidente do TRE. Confira mais detalhes nesta reportagem.
Veja quem são os 12 governadores eleitos no 2º turno no país
No Espírito Santo, o atual governador, Renato Casagrande (PSB), se reelegeu. Em São Paulo, o ex-ministro de Bolsonaro Tarcísio de Freitas (Republicanos) levou a disputa. Clique aqui e veja o mapa completo.
Lula bate seu próprio recorde e é o presidente mais bem votado da história
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) superou sua própria marca e é o presidente mais bem votado da história do Brasil em números absolutos. O petista atingiu mais de 60 milhões de votos até as 21h, quando 99,9% das urnas estavam apuradas. Ele também é o primeiro nome da história da República brasileira, prestes a completar 133 anos, a ser eleito três vezes para a presidência por meio do voto popular. O pernambucano venceu a disputa pelo Palácio do Planalto em 2002, em 2006 e agora em 2022.
Veja o mapa da votação de Lula e Bolsonaro nos Estados no Brasil
A disputa mais acirrada da história, que deu a Lula (PT) um novo mandato como presidente da República, também se refletiu na votação nos Estados. Pela primeira vez, o vencedor da eleição presidencial não ganhou na maioria das Unidades de Federação. Lula venceu em 13 Estados, enquanto Jair Bolsonaro (PL) em outros 13 e também no Distrito Federal, totalizando 14 Unidades da Federação. A Gazeta preparou um gráfico para mostrar como ficou a votação em cada unidade da federação. Clique aqui para ver.
Casagrande venceu em 61 municípios do ES e Manato, em 17
O mapa de votos do Espírito Santo revela que, no segundo turno das Eleições 2022, o governador Renato Casagrande (PSB), reeleito neste domingo (30) com 53,8% do pleito, conquistou a maior votação em 61 municípios. Já o candidato Carlos Manato (PL), que registrou 46,2% da votação, obteve os melhores resultados em 17 cidades. No primeiro turno, o candidato havia vencido em 13 municípios. Nesta reportagem, você pode conferir como foi a votação em cada município.
Fotojornalismo: festa da vitória em Jardim da Penha
Eleitores de Lula comemoram a vitória do petista reunidos no bairro Jardim da Penha, em Vitória. Confira os registros do repórter fotográfico de A Gazeta Fernando Madeira:
Eleitores de Lula (PT) fazem festa em Jardim da Penha, Vitória
Ao vivo: Lula discursa pela primeira vez como presidente eleito
Luís Inácio Lula da Silva (PT) será o primeiro político a exercer um mandato de presidente por três vezes no Brasil. Veja primeiro discurso dele ao vivo clicando aqui.
ES não teve ocorrências ligadas a operações da PRF, diz Sesp
Não houve nenhuma ocorrência ligada às operações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), como ocorreu em outros estados. A afirmação é do subsecretário da Secretaria da Segurança Pública (Sesp), Antônio Marcos de Souza Reis. "Nós não tivemos durante todo o processo eleitoral nenhum evento que causasse distúrbio à ordem pública no Espírito Santo. Mesmo com visita dos presidenciáveis e movimentos de apoio aos candidatos. Aqui no Estado o planejamento foi feito de modo integrado com todas as instituições e a PRF fez parte desse planejamento", disse o subsecretário.
CasaNaro: Casagrande e Bolsonaro venceram na maioria das cidades do ES
O voto "CasaNaro" foi predominante na maioria das cidades do Espírito Santo. Neste segundo turno, tanto o atual governador Renato Casagrande (PSB), que foi reeleito; como o presidente Jair Bolsonaro (PL), que perdeu a disputa ao Palácio do Planalto, venceram no Estado. No Espírito Santo, Casagrande teve 53,80% dos votos válidos, sendo escolhido por 1.171.288 eleitores. Enquanto isso, Bolsonaro teve 58,04% dos votos dos capixabas, tendo 1.282.145 eleitores. Saiba mais nesta reportagem.
Bolsonaro é o primeiro presidente a perder reeleição
A vitória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) marca algo inédito desde a redemocratização: Jair Bolsonaro (PL) é o primeiro presidente a perder a disputa à reeleição. O próximo dia 31 de dezembro, data em que se encerra oficialmente o mandato, marcará sua saída do cargo. Confira mais detalhes aqui.
Vídeo: muita festa no Centro de Vitória após vitória de Lula
Após confirmação da vitória de Lula (PT), houve muita festa no Centro de Vitória. Nem o início da chuva diminuiu a comemoração. Confira:
Apoiadores de Lula comemoram em bairros de Vitória
Apoiadores do presidente eleito Lula (PT) se reuniram no Centro de Vitória e no bairro Jardim da Penha, também na Capital. Com bandeiras e roupas vermelhas, eles acompanhavam ansiosos a apuração e comemoram após a divulgação do resultado. Veja os registros:
Apoiadores de Lula comemoram no Centro e em Jardim da Penha
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é eleito presidente do Brasil
Com 98,61% das urnas apuradas, o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é eleito presidente do Brasil. Até às 19h53 deste domingo (30), ele já havia conquistado 50,82% dos votos válidos, contra 49,18% do atual presidente Jair Messias Bolsonaro.
Casagrande: “Quero unir os capixabas em torno de um projeto regional”
Em sua primeira entrevista após a reeleição, concedida à CBN Vitória, Renato Casagrande (PSB) destacou que o Espírito Santo sai dividido desta eleição, mas que pretende trabalhar para unir os eleitores em torno dos interesses do Estado. “Quero unir as pessoas. O Espírito Santo, assim como o Brasil, saem muito divididos desta eleição. Quero trabalhar fortemente para unir os capixabas em torno de um projeto regional em torno dos interesses capixabas”, declarou. Veja mais clicando aqui.
Brasil chega a 95% das urnas apuradas
Após quase duas horas e meia do encerramento do horário de votação, o país tem 95% das urnas apuradas. Até o momento, Lula (PT) segue na frente, com 50,66% dos votos. Bolsonaro (PL) está em segundo, com 49,34%.
Manato (PL) diz não pensar em vida política nos próximos anos
Após a derrota, o candidato ao governo do Espírito Santo Carlos Manato (PL) afirmou não estar pensando na vida política daqui a dois anos e disse que vai tocar um empreendimento em Pedra Azul, onde tem uma pousada. Em conversa com jornalistas, Manato valorizou a apuração das urnas eletrônicas e parabenizou o candidato reeleito, Renato Casagrande. Perguntado se ligaria para o governador, Manato disse que a manifestação na frente dos jornalistas já seria suficiente. Confira os detalhes clicando aqui.
Espírito Santo encerra apuração das urnas
Às 19h10, a apuração das urnas no Espírito Santo foi encerrada. Renato Casagrande (PSB) foi eleito a governador com 1.171.288 votos, o equivalente a 53,80%. Manato (PL) recebeu 1.006.021 votos, um total de 46,20%.
Renato Casagrande (PSB) comemora reeleição na Capital
O governador reeleito Renato Casagrande (PSB) comemora a vitória junto a apoiadores em seu comitê no bairro Bento Ferreira, na Capital. Confira os registros feitos pelo repórter fotográfico de A Gazeta Vitor Jubini: