Até o segundo turno, eleitor!
Com as disputas para presidente e governador em aberto, os eleitores capixabas voltarão às urnas no dia 30 de outubro, outro domingo. No Espírito Santo, a disputa será entre Renato Casagrande (PSB) e Carlos Manato (PL). No cenário nacional, a presidência ficará entre Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL) No segundo turno, o horário de votação também será das 8h às 17h.
Lista completa dos candidatos eleitos no ES
Neste domingo, 2.311.629 pessoas foram às urnas no Espírito Santo para escolher presidente, governador, senador e deputados federais e estaduais. Nesta matéria de A Gazeta, você pode conferir todos os candidatos eleitos no Estado. A disputa para o Governo do Estadual ficou em aberto e será definida no segundo turno.
11 Estados terão 2º turno para governador
Todos os Estados do Brasil já conhecem o resultado do primeiro turno das Eleições 2022 no que diz respeito ao Executivo estadual. Além do Espírito Santo, dez Estados vão definir o governador no segundo turno. Confira aqui o panorama geral.
Maranhão reelege atual governador
Com mais de 98% das urnas apuradas, Maranhão reelegeu o atual governador, Carlos Brandão (PSB). O Estado foi o último do país a definir a disputa pelo Executivo estadual.
Conheça o perfil dos deputados estaduais eleitos no ES
Neste domingo, os eleitores capixabas elegeram 30 deputados estaduais que estarão na Assembleia Legislativa do Estado pelos próximos quatro anos. A 20ª legislatura tem início no dia 1º de fevereiro de 2023. Confira aqui o perfil dos candidatos eleitos.
Rondônia define governador no 2º turno
Com mais de 99% das urnas apuradas, Rondônia definirá o próximo governador no segundo turno. A disputa será entre Marcos Rocha (União) e Marcos Rogério (PL).
Simone Tebet (MDB) diz que não vai se omitir no 2º turno
Terceira candidata à presidência mais votada nas Eleições 2022, Simone Tebet (MDB) garantiu que não vai se omitir no segundo turno, entre Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL). "Não esperem de mim omissão. Tomem logo a decisão, porque a minha está tomada", afirmou. Neste domingo, ela recebeu cerca de 4% dos votos, um total de quase 5 milhões de eleitores.
Bahia define governador no 2º turno
Com mais de 99% das urnas apuradas, Bahia definirá o próximo governador no segundo turno. A disputa será entre Jerônimo Rodrigues (PT) e ACM Neto (União).
Veja mapa do ES por senador mais votado
Próximo senador do Espírito Santo, Magno Malta (PL) venceu em quatro municípios da Grande Vitória. Já Rose de Freitas (MDB) venceu em três, incluindo Vitória. No Estado, apenas uma cidade teve Erick Musso (Republicanos) como o candidato mais votado ao Senado. Confira o mapa clicando aqui.
Alagoas define governador no 2º turno
Com 100% das urnas apuradas, Alagoas terá segundo turno para governador. A disputa será entre Paulo Dantes (MDB) e Rodrigo Cunha (União).
Mato Grosso do Sul define governador no 2º turno
Com todas as urnas apuradas, Mato Grosso do Sul definirá o próximo governador no segundo turno. A disputa será entre Capitão Contar (PRTB) e Eduardo Riedel (PSDB).
Lula (PT) vence em 14 Estados: veja mapa
Neste primeiro turno, Lula (PT) venceu a corrida presidencial em 14 Estados, enquanto Jair Bolsonaro (PL) venceu em 12 – incluindo o Espírito Santo. Nesta matéria é possível ver como ficou o mapa do Brasil de acordo com os votos deste domingo.
Quem são os mais jovens e mais velhos eleitos no ES?
Com o primeiro turno totalmente definido, algumas curiosidades sobre as Eleições 2022 no Espírito Santo já podem ser reveladas. Você sabe, por exemplo, qual o candidato eleito mais velho e o mais novo no Estado? Confira a resposta clicando aqui.
Camila Valadão é a deputada estadual mais votada no ES
Eleita com mais de 52 mil votos, Camila Valadão (PSOL) – atual vereadora de Vitória – entrou para a história da política capixaba como a mulher com mais votos para integrar a Assembleia Legislativa do Espírito Santo. Até então, Sueli Vidigal (PDT) ocupava este lugar, tendo recebido mais de 36 mil votos em 2002.
Jair Bolsonaro (PL) venceu em 56 cidades do ES
Atual presidente, Jair Bolsonaro (PL) venceu em 56 dos 78 municípios capixabas. Na comparação com as eleições de 2018, são oito cidades a menos. Ao todo, neste pleito, ele recebeu 1.160.030 votos. Com isso, Lula (PT) venceu em 22 municípios do Espírito Santo, somando 897.348 votos.
Pernambuco define governadora no 2º turno
Com mais de 99% das urnas apuradas, Pernambuco definirá a próxima governadora no segundo turno. A disputa será Marília Arraes (Solidariedade) e Raquel Lyra (PSDB).
Rose de Freitas (PMDB) não comenta derrota para Senado
Fora de um cargo eletivo após 40 anos de mandatos parlamentares, Rose de Freitas (PMDB) não comentou o resultado das eleições, na qual ficou atrás de Magno Malta (PL) na corrida pelo Senado. Ela preferiu ficar com a família após divulgação do resultado final.
Paraíba define governador no 2º turno
Com mais de 99% das urnas apuradas, Paraíba definirá o próximo governador no segundo turno. A disputa será entre João Azevêdo (PSB) e Pedro Cunha (PSDB).
Santa Catarina define governador no 2º turno
Com 100% das urnas apuradas, Santa Catarina definirá o próximo governador no segundo turno. A disputa será entre Jorginho Mello (PL) e Décio Lima (PT).
Rio Grande do Sul define governador no 2º turno
Com todas as urnas apuradas, Rio Grande do Sul terá segundo turno para governador. A disputa será entre Onyx Lorenzoni (PL) e Eduardo Leite (PSDB).
Ciro Gomes (PDT) ainda decide possível apoio no 2º turno
Quarto mais votado, o candidato à presidência Ciro Gomes (PDT) agradeceu aos votos recebidos, mas disse estar "profundamente preocupado" com o futuro do Brasil. Em relação a um possível apoio no segundo turno, ele pediu "mais algumas horas" para conversar com amigos e partido.
Quem é Casagrande, que tenta se reeleger no ES?
Em busca do terceiro mandato, Renato Casagrande (PSB) começou a trajetória política ainda na década de 1970 e é o atual governador do Espírito Santo. Natural de Castelo, ele tem 61 anos e é graduado em Engenharia Florestal e em Direito. Saiba mais sobre o candidato.
Quem é Manato, que disputa 2ª turno no ES?
Bolsonarista assumido, Carlos Manato (PL) disse ser o candidato do presidente no Espírito Santo nessas eleições. Natural de Alegre, ele é médico, tem 65 anos e é casado com a deputada federal Soraya Manato (PTB). Saiba mais sobre o candidato.
Ceará elege governador no 1º turno
Com mais de 98% das urnas apuradas, Ceará elegeu Elmano de Freitas (PT) como próximo governador do Estado, já no primeiro turno.
Goiás reelege atual governador
Com mais de 99% das urnas apuradas, Goiás reelegeu o atual o governador do Estado, Ronaldo Caiado (União).
ES tem 20,77% de abstenção no 1º turno
Neste domingo, exatos 2.311.629 eleitores capixabas estavam elegíveis para irem votar. Com 100% das urnas apuradas, é possível afirmar que o Estado teve 20,77% de abstenção.
Deputado estadual mais votado no ES, Sergio Meneguelli (Republicanos) dorme
Ex-prefeito de Colatina, Sérgio Meneguelli (Republicanos) foi o deputado estadual mais bem votado do Espírito Santo neste domingo e resolveu dormir antes da totalização dos votos pela Justiça Eleitoral, apesar de já ciente da conquista. "Ele está muito cansado, adrenalina muito forte, e já foi deitar", informou a assessoria.
Amazonas define governador no 2º turno
Com 98% das urnas apuradas, Amazonas escolherá o próximo governador do Estado no segundo turno. A disputa será entre Wilson Lima (União) e Eduardo Braga (MDB).
São Paulo define novo governador no 2º turno
Com mais de 99% das urnas apuradas, São Paulo definirá o próximo governador do Estado no segundo turno. A disputa será entre Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Fernando Haddad (PT).
Magno Malta (PL): 'Não vou ser inimigo de ninguém'
Eleito para o terceiro mandato como senador pelo Espírito Santo, Magno Malta (PL) comemorou a vitória ao lado de correligionários, em Vila Velha, e disse que vai voltar para Brasília (DF) com o espírito renovado. "Não vou chegar lá para ser inimigo de ninguém. Nunca desrespeitei ninguém. Eu estarei lá como senador do Espírito Santo, defendendo o Espírito Santo", afirmou.
Confira os deputados estaduais eleitos no ES
Neste domingo, os eleitores capixabas escolheram 30 deputados que estarão na Assembleia Legislativa do Estado a partir do ano que vem. Ao todo, 534 pessoas disputaram uma cadeira no Legislativo estadual. Clique aqui e confira a lista dos eleitos.
Casagrande (PSB): 'Vamos ficar firmes'
Diante da certeza do segundo turno para governo do Espírito Santo, o atual governador, Renato Casagrande (PSB), disse que seguirá firme na disputa e buscará novos apoios. "Procuraremos lideranças que tiverem espaço de diálogo, buscando apoio de outras lideranças que não estiveram conosco no primeiro turno."
Pará reelege atual governador
Com mais de 96% das urnas apuradas, o Pará reelegeu o atual governador: Helder Barbalho (MDB).
Tocantins reelege atual governador
Com mais de 99% das urnas apuradas, o Tocantins reelegeu o atual governador, Wanderlei Barbosa (Republicanos).
Brasil terá segundo turno para presidente
Com mais de 97% das urnas apuradas, o Brasil definirá o próximo presidente no segundo turno. A disputa será entre Lula (PT) e Bolsonaro (PL), que fecharam este domingo com 47% e 43% dos votos, respectivamente.
Rio Grande do Norte reelege atual governadora
Com mais de 99% das urnas apuradas, o Rio Grande do Norte reelegeu a atual governadora, Fátima Bezerra (PT).
Piauí elege governador no 1º turno
Com mais de 94% das urnas apuradas, o Piauí elegeu o próximo governador do Estado já no primeiro turno: Rafael Fonteles (PT).
Presidente do TRE-ES fala sobre filas e teste de biometria
Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), o desembargador José Paulo Calmon Nogueira da Gama avaliou as eleições no Estado como "tranquilas e seguras", mas ressaltou que vai buscar melhorar o sistema de biometria para tentar diminuir as filas nas seções.
Sergipe vai definir governador no 2º turno
Com mais de 99% das urnas apuradas, Sergipe terá segundo turno para definir o próximo governador do Estado. A disputa será entre Rogério Carvalho (PT) e Fábio Mitidieri (PSD).
Confira os dez deputados federais do ES
O Espírito Santo já tem a lista dos dez deputados federais que vão representar o Estado na Câmara dos Deputados pelos próximos quatro anos. Clique aqui e confira!
Manato (PL): 'Vou buscar apoio e falar com todos'
Confirmado no segundo turno pelo governo do Espírito Santo, Carlos Manato (PL) declarou que vai em busca de alianças para vencer a disputa. "Com certeza, vou buscar apoio. Conversamos antes, fizemos um acordo de que estaríamos todos juntos. Vou conversar com todos eles. Agora, quem perdeu a eleição vai embora, então vamos trazer um leque muito grande. Tenho acordo com Guerino Zanon (PSD), mas vou falar com todos os outros", disse, em coletiva após o resultado da eleição neste domingo.
Rio de Janeiro reelege atual governador
Com mais de 96% das urnas apuradas, o Rio de Janeiro reelegeu o atual governador, Cláudio Castro (PL), com 58% dos votos.
Paraná reelege atual governador
Com mais de 99% das urnas apuradas, o Paraná reelegeu o atual governador, Ratinho Junior (PSD) com 69% dos votos.
Helder Salmoão (PT) vai para 3º mandato de deputado federal pelo ES
Deputado federal mais votado do Espírito Santo, Helder Salomão (PT) iniciará o terceiro mandato na Câmara dos Deputados no próximo ano. Professor de filosofia, ele ocupa o cargo desde 2015.
Minas Gerais reelege atual governador
Com mais de 93% das urnas apuradas, Minas Gerais reelegeu Romeu Zema (Novo) já no primeiro turno.
ES é o primeiro Estado a encerrar apuração
O Espírito Santo foi o primeiro Estado do Brasil a encerrar a totalização do votos, às 20h42.
Mato Grosso reelege atual governador
Com mais de 98% das urnas apuradas, o Mato Grosso reelegeu o atual governador já no primeiro turno. Mauro Mendes (União) conseguiu mais de 68% dos votos.
Sergio Meneguelli (Republicado) é o deputado estadual mais votado da história do ES
Deputado estadual mais votado no Espírito Santo, Sergio Meneguelli (Republicanos) também alcançou outra marca nas eleições deste domingo: com 138.485 votos, ele se tornou o mais bem votado da história do Estado. Antes, o dono desse recorde era Guerino Zanon, com 65.704 votos, conquistados em 2006.
Depois de 28 anos, ES terá 2º turno para governador
Pela primeira vez em 28 anos, o Espírito Santo vai definir o próximo governador no segundo turno. Isso não acontecia desde 1994, quando Vitor Buaiz (PT) disputou o Palácio Anchieta e venceu Cabo Camata (PSD). Na época, o candidato eleito tinha, justamente, Renato Casagrande como vice.
Brasil tem mais de 90% das urnas apuradas
Com 91,61% das seções apuradas no país, a disputa para presidente está com Lula (PT) em primeiro lugar, com 47,25%. Em segundo, aparece Jair Bolsonaro (PL), com 44,2%. A candidata Simone Tebet (MDB) está 4,28%, e Ciro Gomes (PDT), com 3,07%. Os demais candidatos não chegam a 1% dos votos.
Casagrande: 'Conseguimos bom resultado e vamos vencer no 2º turno'
"As pesquisas, de certa forma, erraram no Brasil todo, tanto na campanha nacional, quanto em diversos Estados. As pesquisas apontavam em uma direção, mas sempre nos preparamos para disputar a eleição em dois turnos. Em hora nenhuma se viu qualquer palavra de arrogância, nem minha, nem do Ferraço. Sempre tivemos pé no chão, trabalhando, trabalhando, trabalhando... até hoje às 17h. Sabíamos da complexidade da política nacional, sabíamos que os votos no Brasil migram com muita facilidade de um lado para outro, de um candidato para outro nesse processo. Conseguimos um bom resultado neste primeiro turno. Vamos buscar votos restantes para poder alcançar mais de 50% e sair vitoriosos no segundo turno", diz Renato Casagrande (PSB), em coletiva após resultado da eleição no Espírito Santo.
Distrito Federal reelege atual governador
Com mais de 99% das urnas apuradas, Ibaneis Rocha (MDB) se reelegeu governador do Distrito Federal.
Amapá elege governador no 1º turno
Com mais de 95% das urnas apuradas, o Amapá definiu o próximo governador do Estado já no primeiro turno: Clécio (Solidariedade).
Acre reelege atual governador
Com mais de 92% das urnas apuradas, o Acre já definiu que o atual governador – Gladson Cameli (PP) – seguirá no comando do Estado.
Brasil tem mais de 80% das urnas apuradas
Com 82,55% das urnas do país apuradas, a corrida presidencial está com Lula (PT) em primeiro, com 46,53%. Em segundo aparece Jair Bolsonaro (PL), com 44,81%. Simone Tebet (MDB) segue em terceiro, com 4,37%. Seguida de Ciro Gomes (PDT), com 3,08%. Os demais candidatos não chegam a 1% dos votos.
Roraima reelege atual governador
Com mais de 96% das urnas apuradas, Antonio Denarium (PP) se reelegeu como governador em Roraima, com 56% dos votos. Ele derrotou a candidata Teresa Surita (MDB), que ficou com 41%.
Sergio Meneguelli (Republicanos) é o deputado estadual mais votado no ES
Ex-prefeito de Colatina, Sergio Meneguelli (Republicanos) é o deputado estadual mais votado no Espírito Santo, com mais de 137 mil votos. Em segundo lugar aparece Capitão Assumção (PL), com mais de 98 mil votos.
Helder Salomão (PT) é o deputado federal mais votado no ES
Com mais de 119 mil votos, Helder Salomão (PT) é o deputado federal mais votado no Espírito Santo. Em segundo lugar ficou Gilvan (PL), com cerca de 87 mil votos.
Homem é detido por boca de urna em Colatina
Um homem suspeito de boca de urna foi detido no bairro Bela Vista, em Colatina, no Noroeste do Espírito Santo. Ele mantinha material de campanha de candidatos dentro de uma mochila. O indivíduo foi abordado por um juiz eleitoral. Segundo o relatório da ocorrência, o suspeito disse que atuava de forma colaborativa. Ele não informou qual seria o candidato responsável pela boca de urna, nem o valor que iria receber ao final da eleição. No batalhão da Polícia Militar, o homem assinou um termo circunstanciado e vai responder pelo crime em liberdade. O material de campanha foi recolhido.
Brasil tem 70% das urnas apuradas
Depois de três horas do encerramento do horário de votação, o país tem 70% das urnas apuradas. Atrás desde o início da apuração, Lula (PT) virou e agora aparece em primeiro, com 45,74% dos votos. Jair Bolsonaro (PL) está em segundo, com 45,51%.
Brasil | Ex-ministras, Tereza Cristina e Damares se elegem senadoras
Ex-ministra do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves (Republicanos) foi eleita senadora pelo Distrito Federal. No Mato Grosso do Sul, a ex-ministra Tereza Cristina (PP), do Ministério da Agricultura, também se elegeu ao Senado pelo Estado.
Magno Malta (PL) é eleito senador no ES
Com 41% dos votos, Magno Malta (PL) é eleito senador no Espírito Santo. Na tentativa da reeleição, Rose de Freitas (MDB) ficou em segundo lugar, com 38%. Em terceiro ficou Erick Musso (Republicanos), com 17%.
Brasil tem 60% das urnas apuradas
Até o momento, o país tem 60,33% das urnas apuradas. Jair Bolsonaro (PL) aparece com 46,01% dos votos e Lula (PT) com 45,20%. Simone Tebet (MDB) está com 4,5% e Ciro Gomes (PDT), com 3,0%. Os demais candidatos não chegam a 1% dos votos.
18 pessoas detidas por crimes eleitorais no ES
A Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp) divulgou o balanço deste dia de eleição. Ao todo, foram 18 pessoas detidas em 16 ocorrências, todas de menor gravidade. A maior parte dos casos aconteceu na Grande Vitória e é de boca de urna. Uma das detenções foi de um homem flagrado usando celular dentro da cabine de votação. Ele assinou um termo circunstanciado e foi liberado.
Brasil tem mais de 50% das urnas apuradas
Mais da metade das seções do país já foram apuradas. Até o momento, Jair Bolsonaro (PL) aparece com 46,31% dos votos e Lula (PT) está com 44,86%. Em seguida, vem Simone Tebet (MDB) com 4,53% e Ciro Gomes (PDT) com 3,09%. Os demais candidatos aparecem com menos de 1% dos votos.
ES terá segundo turno para governador
Com mais de 93% da urnas apuradas, já é certo que o Espírito Santo irá definir o próximo governador no segundo turno, a ser realizado no dia 30 de outubro. A disputa será entre Renato Casagrande (PSB) e Manato (PL).
Brasil tem mais de 40% das urnas apuradas
Por enquanto, com 44,17% das urnas apuradas, na corrida presidencial, Jair Bolsonaro (PL) aparece com 46,84% dos votos, enquanto Lula (PT) tem 44,32%. A candidata Simone Tebet (MDB) está com 4,55% e Ciro Gomes (PDT) com 3,08%.
ES tem mais de 90% das urnas apuradas
Atualmente, o Espírito Santo tem 93,68% das urnas apuradas. Na corrida para governador, Renato Casagrande (PSB) aparece com 47,30% e Manato (PL) com 38,62%. Números indicam que definição deve sair no segundo turno.
Eleitores com mais de 65 anos foram às urnas no ES
Eleitores com mais de 65 anos deram exemplo de cidadania neste domingo e enfrentaram as filas neste domingo para votar. Em Vitória, dona Zilda – de 100 anos – foi às urnas em Jardim da Penha. Confira o relato dessas pessoas nesta reportagem.
Homem é detido por boca de urna em Linhares
Um homem suspeito de fazer boca de urna foi detido na manhã deste domingo (2), no bairro Movelar, em Linhares, no Norte do Espírito Santo. O indivíduo carregava 97 imagens de um candidato a deputado estadual e distribuía os santinhos para eleitores. A ação aconteceu nas proximidades da Escola Maria Souza Matias. Ele assinou um termo circunstanciado e teve o material recolhido.
Brasil tem mais de 30% das urnas apuradas
Até o momento, 33,18% das seções do país já foram apuradas. Na corrida presidencial, Jair Bolsonaro (PL) aparece com 47,45% dos votos. Lula (PT) está com 43,75%. Em terceiro lugar está Simone Tebet (MDB), com 4,55%. Depois vem Ciro Gomes (PDT), com 3,06%.
Homem é preso por injúria racial contra mesária na BA
Um homem de 65 anos foi preso neste domingo, suspeito de injúria racial contra uma mesária, em Salvador (BA). De acordo com a Polícia Civil da Bahia, ele teria alegado que a voluntária o favoreceria se ele fosse negro ou homossexual. Ele saiu do local sob gritos de "racista".
ES tem 80% das urnas apuradas
Na corrida para ocupar a cadeira do Palácio Anchieta, o atual governador Renato Casagrande (PSB) aparece com 47,48% dos votos. Em segundo lugar está Manato (PL), com 38,98%. Já Audifax (Rede) está com 6,38% e Guerino Zanon com 6,07%. Aridelmo (Novo), Capitão Sousa (PSTU) e Claudio Paiva (PRTB) registram menos de 1%.
Brasil tem mais de 20% das urnas apuradas
Duas horas após o horário de encerramento das eleições, o Brasil chega a 24,16% das urnas apuradas. Até o momento, Jair Bolsonaro (PL) aparece com 47,80% e Lula (PT) com 43,42%. A candidata Simone Tebet (MDB) tem 4,55% dos votos. Ciro Gomes (PDT) tem 3,05%.
Capixabas votaram para presidente no exterior
Para os capixabas que moram no exterior e que decidiram votar para escolher o próximo presidente do Brasil, o dia também foi marcado por filas. Confira relatos que vieram direto dos Estados Unidos, da Irlanda e do Canadá.
Movimentação intensa gera longa espera para votar no ES
Este dia de votação foi marcado por longas filas para muitos eleitores capixabas. No Espírito Santo, cerca de 2,9 milhões de pessoas foram às urnas. Em algumas seções, foi preciso esperar por até 3 horas nas filas.
Estados projetam atraso para encerrar votação
Alguns Estados já projetam atraso para encerrar a votação devido às filas nas seções eleitorais. Entre eles está: Maranhão, Rio Grande do Norte, Alagoas e Acre.
Confira a apuração parcial no ES
O Espírito Santo já tem mais da metade das urnas apuradas. Até o momento, na corrida à presidência, no recorte capixaba, Jair Bolsonaro (PL) lidera com 52,64%. Lula (PT) aparece em segundo lugar, com 39,9%. Para governador, Renato Casagrande (PSB) está com 47,79% e Manato (PL), com 39,19%. Para o Senado, Magno Malta (PL) tem 41,72% e Rose de Freitas(MDB), 38,78%.
Itarana e Boa Esperança concluem apuração
Às 18h38, mais dois municípios capixabas finalizaram as apurações: Itarana e Boa Esperança.
Mais quatro cidades encerram apuração no ES
Quatro cidades do Espírito Santo encerraram a apuração às 18h31. São elas: Mantenópolis, São Gabriel da Palha, Rio Novo do Sul e Atílio Vivácqua.
Brasil tem 10% das seções apuradas
Na apuração parcial, com 10% das seções apuradas no país, Jair Bolsonaro (PL) aparece com 48,35% dos votos e Lula com 42,87%. Em terceiro lugar está Simone Tebet (MDB), com 4,56%. Ciro Gomes (PDT) tem 3,07% dos votos.
Live | Acompanhe análises das Eleições 2022
Desde as 17h, com o encerramento do horário de votação, Fernanda Queiroz, da CBN Vitória, conduz uma live de análises das Eleições 2022, junto de jornalistas de A Gazeta e especialistas. Acompanhe clicando aqui!
Ex-presidente, FHC não vota devido a indisposição
Ex-presidente do Brasil, Fernando Henrique Cardoso, de 91 anos, não votou no primeiro turno das Eleições 2022, realizado neste domingo (2). De acordo com a assessoria, ele acordou "indisposto". Vale lembrar que após os 70 anos, o voto é facultativo.
Confira a apuração parcial no ES
De acordo com informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cerca de 17% das seções do Espírito Santo já foram apuradas. No momento, em território capixaba, Jair Bolsonaro (PL) aparece com 53% dos votos, seguido de Lula (PT), com 38%. Para governador, Renato Casagrande (PSB) lidera com 47%. Em segundo está Manato (PL), com 40% dos votos.
Dores do Rio Preto encerra apuração
O município de Dores do Rio Preto é o primeiro capixaba a fechar a apuração, às 18h06.
Neta acompanha avó em votação na Serra
Maria Coura, de 79 anos, votou com a neta na EEEFM Clotilde Rato, no bairro Bairro de Fátima, na Serra. A aposentada disse que sente ser um dever como cidadã, por isso não deixa de votar. Leticia Mendes, neta dela, comentou sentir orgulho da avó, que dá o exemplo. “Eu estou me sentindo presente na democracia. É pela democracia que a gente faz. Se apresentar como uma cidadã e deixar um legado pra meus netos, minha família. A cidadania é necessário, é igualdade, é por isso que eu estou votando”, disse Maria.
Apoiadores de Lula instalam telão para acompanhar apuração no Centro de Vitória
O fotógrafo Fernando Madeira, de A Gazeta, registrou a concentração dos eleitores de Lula, na Rua Sete, no Centro de Vitória. No Centro Cultura Triplex os apoiadores instalaram um telão para acompanhar a apuração dos votos.
Sob aplausos, primeira mídia de urna de Colatina chega ao cartório eleitoral
A primeira das 321 mídias das urnas eleitorais de Colatina chegaram às 17h28 no cartório eleitoral do município, sob aplausos. Na cidade do Noroeste do Espírito Santo, os votos são computados e enviados direito para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, onde ocorre a apuração.
Balanço do TRE aponta 115 urnas substituídas no ES
Conforme informações divulgadas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), 229 urnas eletrônicas apresentaram problemas e, destas, 115 precisaram ser substituídas até as 17h. As cidades com mais ocorrências do tipo foram: Serra (43), Guarapari (33) e Vila Velha (17).
Candidato é preso suspeito de comprar votos no Acre
Um candidato a deputado do Acre foi preso em flagrante nesta manhã, suspeito de comprar votos. Francineudo Costa (União) estava com R$ 2.300 que poderiam ser oferecidos a eleitores. A prisão aconteceu na capital Rio Branco (AC).
Filipe Skiter (PSTU): 'Candidatura sai fortalecida'
Candidato ao senado, Filipe Skiter (PSTU) votou por volta das 10h na escola Agenor Roris, em Coqueiral de Itaparica, em Vila Velha. Ele acredita que ao fim das eleições, a candidatura dele sai fortalecida. "Fizemos uma campanha bonita, nas ruas, nas portas das fábricas, nos bairros populares, nos quilombos e territórios indígenas, nas escolas e nas universidades, apresentando uma alternativa independente, revolucionária e socialista", disse.
Acompanhe a apuração das urnas em tempo real
Nesta página especial de A Gazeta é possível acompanhar a apuração das urnas em tempo real. Por enquanto, menos de 3 mil seções foram apuradas, o que representa cerca de 0,5% do total.
Live | Análises das Eleições 2022 no ES e no Brasil
Com o encerramento do horário de votação, começa a live especial dos veículos da Rede Gazeta, com análises das Eleições 2022 no Espírito Santo e no Brasil. Acompanhe ao vivo!
Presidente do TSE: 'Filas não têm relação com testes de biometria'
Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Alexandre de Moraes negou que as longas filas registradas neste dia de votação tenham como causa os testes de biometria. Confira a fala completa dele sobre a situação clicando aqui.
Votação encerrada em 69 países
Conforme o segundo balanço divulgado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), a votação para presidente já está encerrada em 69 países. O levantamento foi divulgado às 15h. Ao todo, mais de 697 mil brasileiros estão aptos a votar no exterior.
Eleições 2022: encerrado horário de votação
Depois de 9 horas, está encerrado o horário de votação. Quem chegou até as 17h nas seções recebe uma senha para poder ir às urnas e escolher seus candidatos.
Homem armado é preso por boca de urna no Sul do ES
Depois de denúncias sobre a distribuição de "santinhos", a Polícia Federal prendeu um homem que fazia boca de urna no bairro Zumbi, em Cachoeiro de Itapemirim. De acordo com a corporação, ele é fiscal de um partido político e também portava um revólver sem registro e cinco munições, razão pela qual também foi preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo.
'Nunca demorou tanto', reclama eleitora de Cachoeiro
Na seção 236 da Escola Inah Werneck, no bairro Aquidaban, em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Estado, muita gente ainda aguarda na fila para votar. A agente comunitária de saúde Sônia Maria Fonseca, de 66 anos, contou que ficou 3 horas na fila para conseguir ir à urna. “Sempre voto aqui e nunca demorou tanto”, reclamou.
Presidente do STF: 'Estamos celebrando a democracia'
Depois de votar em Brasília, a ministra Rosa Weber, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), destacou que espera que a sociedade brasileira possa olhar para o dia de hoje e concluir que foi a reafirmação da democracia no país. "Desejo que possamos concluir que foi a reafirmação do nosso Estado Democrático de Direito", disse.
Homem morre na fila para votar em SP
Um homem morreu enquanto estava na fila para votar, na cidade de Barrinha, no interior de São Paulo. Identificado como Jorge Adriano, de 52 anos, ele sofreu um infarto no início desta tarde.
Atenção, eleitor: seções fecham às 17h
Daqui 30 minutos, encerra-se o horário de votação – mas quem chegar à seção até as 17h recebe uma senha para votar. Se vocês deixou para a última hora e ainda tem dúvida de qual é o seu lugar de votação, clique aqui e confira. Bom voto!
MG tem primeira prisão de autoridades nas eleições 2022
Prefeito de Piranga (MG), Luís Helvécio Silva Araújo (PMN) foi detido a pedido do Ministério Público na cidade. Segundo a Polícia Militar mineira, ele foi flagrado fazendo propaganda irregular nas redes sociais.
Alexandre de Moraes: 'Filas estão dentro na normalidade'
Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes disse que as filas para votação estão "dentro da normalidade" e que todos os eleitores que chegarem às seções até as 17h vão conseguir votar. Como este é o horário final de chegada, quem estiver na fila às 17h recebe uma senha para votar.
Presidente do STF enfrenta fila para votar
Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), a ministra Rosa Weber enfrentou fila para votar em Brasília. Apesar da idade dela que dá o direito de prioridade, ela preferiu enfrentar a fila como os demais. "Nada como uma fila republicana e democrática. Prefiro esperar a minha vez", disse.
Candidato ao Senado Coronel Lugato (DC) vota em Guarapari
O candidato ao senado Coronel Lugato (DC) votou às 10h no colégio Presidente Costa e Silva, na Praia do Morro, em Guarapari. "Partindo do princípio de que eu não pude mostrar aos capixabas meus projetos e nem me mostrar candidato, pois meu partido não tem tempo de TV, de rádio e nem dinheiro, acho que a expectativa foi boa e que os votos que vierem serão dos amigos e das redes sociais, aos quais agradeço muito pelo empenho, dedicação e confiança em mim depositada", declarou.
Magno Malta vota em Vila Velha: "Que tudo se acabe no primeiro turno"
O candidato Magno Malta (PL) votou às 14h10 no Colégio CEIC, de Itapoã, Vila Velha, com a família e a equipe. Ele registrou seu voto acompanhado das netas e do sobrinho que adotou. "Minha expectativa é muito boa. Uma expectativa do Brasil, que tudo se acabe no primeiro turno, na eleição do presidente Jair Bolsonaro. Quem está contra mim no Espírito Santo, é contra o que pensa o presidente Jair Bolsonaro. A minha expectativa é grande de voltar ao senado da república para fazer o senado cumprir a constituição", disse o candidato do PL.
Orar e esperar: aposentada vota após aguardar 2h30 na fila em Cachoeiro de Itapemirim
A aposentada de 68 anos Célia Pedrosa contou que chegou a Escola Estadual Hosana Sales, bairro Aeroporto em Cachoeiro de Itapemirim, as 13h e já aguardava 2h30 na fila para votar. Ela rezava o terço até o momento do voto. “Estou orando para acalmar o coração. É um momento decisivo para a história do país. Porém, o que está acontecendo aqui é vergonhoso”, disse a aposentada que vota na seção 236.
Aposentada vota em Colatina com gosto pela democracia: "Um compromisso que eu tenho"
Há 18 anos, o voto da aposentada Marilda Polleze Suave, de 88 anos, não é mais obrigatório. Ela é moradora de Colatina há quase 50 anos e vem votar acompanhada da filha, Maria Célia Suave Zanetti, de 57 anos. "É bom porque ajuda. É um compromisso que eu tenho, a gente tem filho e neto para criar. Enquanto tiver aguentando vir, eu tô aqui", afirma.
"Vin Diesel" justifica voto em Linhares: "Queria muito participar"
Conhecido como o Vin Diesel brasileiro, Marcos Salvo esteve na escola Bartouvino Costa, no Centro de Linhares, para justificar o voto. Ele mora atualmente em Gramado, no Rio Grande do Sul, e está no Espírito Santo para realizar um tratamento odontológico. "Infelizmente, queria muito participar da votação. Se tiver segundo turno, quero votar", relatou o sósia do Vin Diesel.
"Isso é um absurdo", diz eleitora que espera na fila em Cachoeiro de Itapemirim
Na Escola Estadual Hosana Sales, no bairro Aeroporto, em Cachoeiro de Itapemirim, a tarde foi de reclamações para a votação na seção 236. Muitos aguardavam para votar e até algumas cadeiras foram colocadas para acomodar. A dona de casa Geane Carvalho Fiorio, de 67 anos, disse que chegou ao local as 13h. “Isso é um absurdo. Seções vazias enquanto a 236 está com essa fila quilométrica. Estamos aqui sem água. Cadê a preferência e o respeito ao idoso? Só saio daqui quando votar no meu candidato”, disse a dona de casa.
Viagem especial: mãe e filho votam juntos pela 1ª vez em Linhares
Pela primeira vez, a mãe Dilzete Souza Santos e o filho Wesley Souza Santos foram votar juntos. Ele mora na Inglaterra e aproveitou o período de férias para visitar a família e votar em Linhares. Eles estiveram na Escola Marília de Rezende, no bairro Interlagos. "Eu acho muito importante exercer a cidadania neste momento. Dessa vez coincidiu com as minhas férias, então pude votar ao lado da minha mãe", disse Wesley.
Soraya Thronicke (União Brasil) é vaiada e diz que foi milagre pontuar em pesquisas
Candidata a presidente pelo União Brasil, a senadora sul-mato-grossense Soraya Thronicke votou na manhã deste domingo (2) na capital do Estado, Campo Grande, sob vaia de eleitores. A candidata não comentou a situação, mas comentou revelou que enxerga como um milagre ter pontuado nas pesquisas de intenção de votos para a Presidência. "Sempre serei fiel às bandeiras que me elegeram, entre elas o combate à corrupção. Termino feliz essa campanha, pois para mim só de pontuarmos nas pesquisas já é um milagre", frisa.
Candidato ao Senado Antonio Bungenstab (PRTB) vota na Serra
O candidato ao senado Antonio Bungenstab (PRTB) votou por volta das 9h no colégio Silvio Egito Sobrinho, no bairro José de Anchieta, na Serra. Ele estava acompanhado de alguns assessores. "A expectativa é muito boa. A gente está vendo o povo exercer o direito sagrado de votar e não mostrar em quem votou. Fiz uma campanha limpa, sem recursos e quero me manter nessa forma até o final. A velha política tem de ser rifada de vez", declarou. O candidato não divulgou fotos da votação.
Fila para uns, calmaria para outros: escola em Vitória tem votação tranquila
Enquanto eleitores relatam filas e demora para votar na escola São Domingos, em Bento Ferreira, outros capixabas aproveitam a calmaria da Cemei Rubens José Vervloet Gomes, em Jardim Camburi. Por volta das 14h30, o local estava praticamente sem filas.
TRE-ES atualiza números: 52 urnas foram substituídas no ES
No Espírito Santo, 102 urnas apresentaram problemas nas primeiras horas de votação, 52 delas precisaram ser substituídas, segundo o balanço parcial do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) até às 14h30 deste domingo (2). A votação para as Eleições 2022 começou às 8h em todo Estado, em 9.239 seções eleitorais.
Eleitor espera mais de 1h30 para votar em escola de Vitória
Capixabas continuam relatando demora nas filas para votação na escola São Domingos, no bairro Bento Ferreira, em Vitória. Por volta das 14h deste domingo (2), quem esteve no local chegou a enfrentar a fila por mais de 1h30. Houve quem relatasse duas horas na fila de espera para escolher os candidatos.
Alckmin vota em São Paulo após acompanhar Lula em São Bernardo
Candidato à vice na chapa de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Geraldo Alckmin (PSB), votou na manhã deste domingo (2) em um colégio no bairro Jardim Colombo, zona sul de São Paulo. O ex-governador chegou com a esposa, Lu, e o filho, Geraldo Jr., perto das 11h30, após acompanhar Lula na votação em São Bernardo do Campo, na Grande SP.
"Mãe de dois" escolhe votar à tarde e evita filas em Cachoeiro de Itapemirim
A dona de casa Ana Caroline Wingler da Silva, de 27 anos, preferiu votar à tarde no primeiro turno das Eleições 2022. A moradora de Cachoeiro de Itapemirim esteve na Escola Estadual Presidente Getúlio Vargas, no bairro Aquidaban pra votar com a pequena Liz Wigler da Silva Walder, de apenas um mês. “Agora [à tarde] é mais rápido para votar, menos tumulto. Tenho ela e um filho autista. Foi bem rápido”, disse Ana Caroline.
Estudante viajou de Vitória até Linhares para votar pela primeira vez
A estudante Sofia Ferrari, de 18 anos, viajou de Vitória até Linhares, no Norte do Espírito Santo, para votar na Escola Jerônimo Monteiro, no bairro Novo Horizonte. Os mais de 105 km entre uma cidade e outra não desanimaram a jovem, que fez questão de exercer a democracia. "Eleição é um momento muito importante para o país. Hoje eu voto pela primeira vez! Acredito ser válido os jovens exercerem essa função de votar porque é nosso dever como cidadão. Todos temos a nossa responsabilidade de contribuir para a democracia. Preparei minha colinha e vim", disse.
Curiosidade: saiba quem foi a primeira deputada do ES
Há 75 anos foi eleita a primeira mulher para um cargo legislativo pelo Espírito Santo. A pioneira a ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa do Espírito Santo foi Judith Leão Castello Ribeiro, eleita em 1947 com 1.170 votos, aos 49 anos. A professora e escritora da Serra chegou a ser reeleita outras três vezes, tendo como uma das principais bandeiras a educação. Leia sobre a história dela clicando aqui.
"Enquanto eu tiver forças, quero votar", diz aposentada
A aposentada Zilca Pereira dos Santos, de 74 anos, votou na Escola Marília de Rezende, no bairro Interlagos, em Linhares. Ela estava acompanhada da filha Maria Helena dos Santos, 48 anos, e das netas Mayana, de 9 anos, e Ana Beatriz, de 4 anos. "Fiz questão de chegar cedo para exercer meu direito de cidadã. Na minha idade o voto não é mais obrigatório, mas enquanto eu tiver forças, quero votar", declarou. Maria Helena destacou que a mãe gostar de votar: "A gente faz todo o esforço possível para ela exercer o direito dela de cidadã. Também já votei e vamos ver o que Deus guarda para gente nesse jornada".
Por que as urnas eletrônicas são confiáveis?
O Passando a Limpo, serviço de checagem de A Gazeta, preparou um guia do que é verdade ou não a respeito das urnas eletrônicas. Clique aqui para saber mais.
Se eu justificar o voto, posso fazer concurso público?
Uma das dúvidas que surgem no dia da votação é: posso justificar meu voto e fazer concurso público? Fique tranquilo, pois a resposta é "sim". Entretanto, é necessário ressaltar que, enquanto não regularizar a situação com a Justiça Eleitoral, o eleitor não poderá ser empossado em cargos públicos, além de outras consequências. Confira todas elas clicando aqui.
'Novinhos' marcam presença nas eleições deste ano
Mesmo não sendo obrigatório para a sua idade, o estudante Mateus Salazar, de 16 anos, foi às urnas neste domingo (2) participar das eleições presidenciais. "Decidi votar para exercer meu direito", declarou o estudante, que vota em Bento Ferreira, na Capital.
Eleições no exterior para presidente são encerradas em 33 países
O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), responsável pela organização das eleições no exterior, informou que a votação já foi encerrada em 33 países. O resultado será divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a partir das 17h, após o encerramento da votação no Brasil. Clique aqui para mais detalhes.
Amigos combinam de votar juntos pela primeira vez
Seis amigos combinaram de votar juntos no colégio Hélio Ferraz, na Serra. O grupo chegou às 8h10 e relatou ter sido rápido. Foi a primeira vez dos jovens votando. “A gente sempre manteve contato sobre a eleição porque a gente realmente queria fazer um pouco de diferença. São seis votos ali mas a gente tá levando isso muito a sério porque tem que começar de algum lugar”, comentou Juan Nacif, de 20 anos.
Candidato Gilberto Campos, do PSOL, vota em Jardim Camburi
O candidato ao senado Gilberto Campos (PSOL) votou por volta das 10h10 no colégio Renato Pacheco, em Jardim Camburi, Vitória. Ele estava com a esposa e também política Brice Bragato, com a candidata a deputada federal Ana Halama, o fotógrafo e a mãe de Ana, Derci Halama. "As expectativas são as melhores possíveis pra gente conseguir os objetivos da nossa campanha e também da eleição para presidente da República, mais importante. O resultado que vier nós trabalharemos com ele para o futuro", afirmou.
PF flagra 'santinhos' nas ruas e leva 16 suspeitos para a delegacia no ES
A Polícia Federal emitiu cinco termos circunstanciados e conduziu 16 pessoas para a Superintendência da PF em Vila Velha, para a Delegacia da PF em Cachoeiro e para o Departamento de Polícia Judiciária da Polícia Civil por jogarem "santinhos" nas ruas das cidades capixabas durante madrugada deste domingo (2). A ação fez parte da Operação Olho Vivo, com o objetivo de combater o derramamento de material de campanha no dia da eleição. Saiba mais clicando aqui.
Meu voto pode ajudar a eleger outro candidato? Entenda
Confira, no vídeo abaixo, como funciona o quociente eleitoral no sistema de voto proporcional, utilizado na escolha dos deputados federais e estaduais.
Tempo de espera em fila de colégio de Vitória chega a 40 minutos
Fila para votar no colégio São Domingos, em Bento Ferreira, Vitória, está com tempo de espera de aproximadamente 40 minutos. Demora chama a atenção dos eleitores.
Renato Casagrande, do PSB, chega para votar na Capital
O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), que é candidato à reeleição, chegou ao Colégio São Domingos, em Bento Ferreira, na Capital, às 11h08, acompanhado da família, do candidato a vice, Ricardo Ferraço, e da candidata ao Senado, Rose de Freitas. Em seu local de votação, foi cumprimentado por apoiadores, e falou sobre as expectativas em relação ao resultado. "Minha expectativa é muito positiva pela campanha que nós fizemos, eu, Ricardo, Rose, e toda a linha de frente partidária, pela nossa história. Cuidamos da nossa campanha sem nenhuma agressão a outro candidato. Para nós, ter chegado aqui, nesse formato, com esse tamanho nas pesquisas, é algo muito positivo. Agora, estamos nas mãos da população capixaba."
Candidato Cláudio Paiva, do PRTB, vota em Guarapari
O candidato ao governo do Estado Cláudio Paiva (PRTB) votou, por volta das 10h30, no Siribeira Iate Clube, no Centro de Guarapari. Ao sair da seção ele falou sobre suas expectativas para a eleição: "Eu espero que seja eleito alguém que venha dar à população capixaba condição para sobreviver".
Aridelmo Teixeira, do Novo, vota em Vitória
Aridelmo Teixeira (Novo), que está na disputa pelo governo do Estado, votou às 11h no Centro Educacional Leonardo da Vinci, em Santa Lúcia, Vitória. "Estamos aqui realizando a democracia, o voto. A sessão está cheia, a sociedade respondeu e tem interesse de mudar o Brasil. A expectativa é muito positiva, para que amanhã a gente possa iniciar uma nova fase no Brasil e do Estado", disse.
Capixaba de 100 anos foi às urnas em Vitória: "Minha obrigação de brasileira"
Dona Zilda, que tem 100 anos, não deixou de ir até o Colégio Darwin, em Jardim da Penha, Vitória, para votar e exercer seu papel de cidadã. "Minha obrigação de brasileira", declarou a eleitora centenária.
Rose de Freitas, do MDB, vota em Fradinhos
Candidata à reeleição, a senadora Rose de Freitas (MDB) votou em Fradinhos, Vitória, às 9h30, acompanhada pelo governador Renato Casagrande (PSB), o candidato a vice-governador Ricardo Ferraço e a primeira suplente, Solange Lube. "Acho que esta eleição vai deixar um saldo de aprendizado muito importante: que a democracia tem que ser preservada, mas também todos os compromissos com o povo têm que ser honrados, debatidos, e ele tem que tomar consciência do que significa o voto dele", declarou.
Capitão Vinícius Sousa, do PSTU, vota em Cachoeiro de Itapemirim
O candidato ao governo Capitão Sousa (PSTU) chegou ao local de votação, na Escola Carolina Passos Gaigher, em Santa Helena, Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Estado, às 10h deste domingo (2). Ele estava acompanhado da esposa, da filha mais velha e da tia.
Seis pessoas detidas pela polícia por propaganda irregular
Segundo balanço parcial divulgado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), seis pessoas foram detidas por propaganda irregular na Grande Vitória na madrugada deste domingo (2). À 1h da madrugada, policiais civis flagraram um Renault Kangoo prata se aproximando do Colégio Marista, um dos locais de votação no Centro de Vila Velha. De dentro do carro, o motorista lançou “santinhos” de propaganda de candidatos. Ele foi abordado e levado para a Delegacia Regional do município. Já por volta de 1h15, cinco pessoas que estavam em uma Toyota Hilux branca foram detidas em Valparaíso, na Serra, após jogarem “santinhos” de candidato em frente à EEEFM Maria Penedo, ponto de votação. Eles chegaram a fugir da abordagem, mas foram alcançados e levados para a Delegacia Regional da Serra.
Candido Erick Musso, do Republicanos, vota em Aracruz
O candidato ao senado Erick Musso (Republicanos) votou às 9h50 no Colégio Primo Bitti, no bairro Coqueiral, em Aracruz, no Norte do Estado, ao lado da esposa. Ele vai acompanhar a apuração dos votos em casa, com a família. "Otimismo e gratidão! Esses são os sentimentos que tenho nesse momento, quando vejo o capixaba indo votar para cumprir, com orgulho, seu dever como cidadão nesta festa da democracia que é a eleição", declarou.
Longas filas em Jardim Camburi chamam atenção
No Colégio Salesiano, em Jardim Camburi, Vitória, que concentra o maior número de eleitores na Capital, longas filas se formam nas seções de votação. Segundo uma dupla de fiscais, que preferiu não ser identificada, embora o fluxo de eleitores no turno matunino seja usualmente maior do que durante a tarde, a movimentação percebida neste momento é considerada até incomum. "Não tivemos qualquer problema, mas chama a atenção o número de pessoas que decidiu vir votar ao mesmo tempo."
Candidato Carlos Manato, do PL, vota em Vitória
O candidato Carlos Manato (PL), que disputa o governo do Estado, chegou para votar no Colégio Darwin, em Jardim da Penha, Vitória, por volta das 9h30. Ele estava acompanhado de sua esposa e da deputa federal Soraya Manato (PTB), além de assessores.
Tribunal Regional Eleitoral do ES divulga balanço
O Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) divulgou um balanço na manhã deste domingo (2). Até às 10h, 45 urnas eletrônicas apresentaram problemas. Dessas, 20 precisaram ser substituídas.
Mulher de 84 anos não abriu mão de votar em Vitória
Regina Lúcia Raizer Moura, de 84 anos, fez questão de ir votar no Colégio Darwin, em Jardim da Penha, Vitória. Mesmo sem ter obrigatoriedade, por conta da idade, ela não abriu mão do direito. “É o sentimento de cidadã, mesmo aos 84 anos eu estou vindo votar”, afirmou.
Audifax Barcelos (Rede), candidato ao governo do ES, vota na Serra
O candidato ao governo Audifax Barcelos (Rede) chegou à Escola Dr. Hélio Ferraz, no bairro Hélio Ferraz, Serra, por volta de 9h15. “Estou animado e muito confiante. Saio aqui muito feliz, de verdade”. Ele ainda acrescentou que, apesar de ter menos de um minuto de tempo de televisão, conseguiu se desenvolver bem. “Principalmente nos debates, foi importante. Nas entrevistas, nas sabatinas. Foi um momento muito rico, onde a gente pôde expor nossas propostas com mais tranquilidade, com mais clareza.” Ele disse que vai rodar pela Serra hoje e depois ficará com a esposa e os filhos para aguardar o resultado.
Eleitora do ES vota pela primeira vez em mais de 30 anos
Idé da Conceição Reis de Jesus, de 56 anos, votou pela primeira vez em mais de 30 anos, na Escola Governador Carlos Lindemberg, no bairro Mestre Álvaro, na Serra. “Eu estou suando, nunca votei nessa urna. Última vez que votei era papel, época do Collor, nem tinha isso não (urna eletrônica). Nem sei como é”, explicou. Idé disse que nunca teve problema e sempre justificou, mas esse ano ela se conscientizou sobre a importância de votar. “Depois vem a consequência”, finalizou.
Jair Bolsonaro chega para votar na Vila Militar, no Rio de Janeiro
O presidente Jair Bolsonaro (PL) chegou, por volta das 8h45 deste domingo (2), para votar na Escola Municipal Rosa da Fonseca, na Vila Militar, no Rio de Janeiro. Confira o que ele disse aos jornalistas clicando aqui.
Lula recebe 72,9% dos votos na Nova Zelândia, 1° país a concluir votação
Na Nova Zelândia, primeiro país a concluir a votação, a vitória na disputa presidencial foi de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com 329 votos, o equivalente a 72,9% dos votos válidos sem considerar os votos em branco e nulos. Jair Bolsonaro (PL) obteve 71 votos, ou 15,7% dos votos válidos. Em terceiro apareceu Ciro Gomes (PDT), que somou 23 votos, ou 5,1% dos votos válidos. Já Simone Tebet (MDB) teve oito votos, 1,8% dos votos válidos e ficou atrás do candidato do Novo, Felipe D'ávila, com 11 votos (2,4% dos válidos). Padre Kelmon (PTB) teve três votos. Veja mais detalhes clicando aqui.
Ricardo Ferraço vota acompanhado de Casagrande e Rose de Freitas
Candidato a vice-governador do Espírito Santo, Ricardo Ferraço votou às 8h30 na Praia do Canto, em Vitória, ao lado dos candidatos à reeleição Renato Casagrande (PSB) e Rose de Freitas (MDB).
Lula chega para votar em São Bernardo do Campo, seu berço político
O candidato do PT à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, chegou pouco antes das 9h deste domingo (2) à Escola Estadual Firmino Correia de Araújo, em São Bernardo do Campo, São Paulo. Lula está acompanhado da esposa, a socióloga Janja, do vice, Geraldo Alckmin (PSB), de seus candidatos a governador de São Paulo, Fernando Haddad (PT), e a senador, Márcio França (PSB), e da presidente do PT, Gleisi Hoffmann.
Garis fazem limpeza de santinhos nas ruas
O trabalho de limpeza dos "santinhos" nas ruas da Grande Vitória já começou. Em Coqueiral de Itaparica, Vila Velha, em frente à Escola SEB, os garis recolhem os papéis com nomes e números de candidatos. Veja:
Eleitores levam "colinha" na mão para facilitar votação
No maior local de votação da Serra, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Feu Rosa, a dona Jandira Ribeiro, de 69 anos, trouxe a "colinha" na palma da mão. Acompanhada da filha Andréia Ribeiro, de 38 anos, ela aproveitou que o horário de votação começa às 8h e, em menos de 10 minutos da abertura dos portões, já estava na fila para procurar sua seção.
Candidato Guerino Zanon, do PSD, vota em Linhares
Candidato do PSD ao governo estadual, Guerino Zanon conversou com a TV Gazeta na manhã deste domingo (2), antes de entrar na cabine de votação da escola Jerônimo Monteiro, em Linhares, na região Norte. "Tivemos oportunidade de debater com a sociedade e com os outros candidatos o que conquistamos, o que precisamos avançar no Estado. Muito satisfeito com que ouvi nas ruas, com as sugestões que foram dadas, carinho da população, muito confiante. Vou votar agora e depois vou para minha terra natal, Rio Bananal. A apuração acompanho aqui em Linhares com a família", disse.
Confira como fica o tempo no ES neste domingo de eleições
Tempo fica firme em boa parte do Estado, com previsão de chuva fraca apenas no início da manhã e no fim da tarde em algumas localidades. Na Grande Vitória, há possibilidade de chuvisco rápido pela manhã, entre Serra e Fundão, com abertura de nuvens nos demais horários. Veja os detalhes da previsão do tempo em cada região do Espírito Santo clicando aqui.
Fila antes dos portões abrirem em Vila Velha
Os eleitores chegaram cedo na Escola SEB, em Coqueiral de Itaparica, principal colégio eleitoral de Vila Velha e maior do Estado. A fila formada às 8h, horário de início da votação, chegava a dar a volta na esquina. A previsão é que o local receba 10.271 pessoas.
Urnas passam por teste de integridade
A Escola São Domingos, em Bento Ferreira, na Capital, foi escolhida para passar por auditoria do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES). Duas urnas eletrônicas foram sorteadas para o teste de integridade. "Essas seções estão sendo acompanhadas por uma auditoria externa, tem até um pessoal do Exército acompanhando nesse momento, e no final é feita totalização para demonstrar que as urnas estão computando os votos corretamente. Os próprios eleitores são convidados, após terem feito os votos nas seções deles, caso queiram contribuir com esse voto, a votar aqui na seção que está servindo para auditoria", explicou Alfredo Andrade, técnico judiciário do TRE-ES.
Quem é e quem não é obrigado a votar nas Eleições 2022
Para a maior parte dos brasileiros, o voto é obrigatório. Mas, para alguns grupos, a participação na eleição é facultativa. Confira quem é e quem não é obrigado a votar nessas eleições clicando aqui.
Começa a votação para as Eleições 2022
Estão abertos os portões para início das votações do primeiro turno das Eleições 2022. O horário é das 8h às 17h. Não esqueça de levar um documento oficial com foto e a "colinha" com os números dos candidatos em um papel, já que o uso de celular dentro da cabine de votação não será permitido.
O que pode e o que não pode fazer ao ir votar
É permitido se manifestar politicamente no dia da votação? E usar camisetas e broches? Clique aqui e confira tudo o que o eleitor pode e o que não pode fazer neste domingo (2).
Entenda o que acontece se você votar em branco ou nulo
Muita desinformação tem circulado sobre o que realmente acontece quando o eleitor vota nulo ou em branco. A verdade é que os votos nulos e brancos não vão para nenhum candidato: eles não são contabilizados e não fazem diferença para definir quem ganha ou perde uma eleição. Entenda melhor no vídeo:
Como justificar a ausência nas eleições?
Quem estiver fora do domicílio eleitoral ou não puder comparecer à seção de votação deve justificar a ausência à Justiça Eleitoral. Para descobrir como justificar o seu voto, clique aqui.
Veja a lista de candidatos para presidente, governador, senador e deputados no ES
Mais de 700 nomes participam da corrida eleitoral em 2022 no Espírito Santo. A Gazeta preparou uma lista com todos os candidatos para os cargos em disputa. Para conferir, basta clicar aqui.
Confira o horário de votação das Eleições 2022
O horário de votação está sendo procurado pelos eleitores, já que, nas eleições municipais de 2018, o período foi fora do convencional, devido à pandemia da Covid-19 — entre 7h e 17h. Mas, neste ano, o horário volta ao tradicional, sendo das 8h às 17h. Fique atento!
Quais documentos levar para votar?
Neste ano, para exercer o direito ao voto, é necessário que o eleitor leve um documento de identificação oficial com foto. Clique aqui e veja a lista de documentos aceitos.
Qual é a ordem correta de votação na urna eletrônica?
Cinco cargos estão em disputa nessas eleições: deputado federal, deputado estadual (ou distrital, no caso do DF), senador, governador e presidente da República. Na urna, eles serão apresentados nessa ordem. Veja mais detalhes sobre a sequência de votação clicando aqui.
Saiba como consultar seu local de votação no ES
Preparamos um guia para você descobrir seu local de votação em qualquer lugar do Espírito Santo. Clique aqui e confira!
Acompanhe o dia de votação no Espírito Santo ao vivo
A Gazeta vai transmitir em tempo real todos os detalhes das Eleições 2022 no Estado. Acompanhe a cobertura!
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.