Obrigada pela companhia, leitor!
Chega ao fim o primeiro turno das Eleições 2024. Obrigada por acompanhar conosco todos os detalhes, em tempo real, da votação no Espírito Santo. Continue acessando o site A Gazeta para ficar por dentro das análises sobre o cenário político capixaba e, no próximo dia 27, último domingo de outubro, fique com a gente para conferir o resultado do segundo turno, que ocorrerá no município da Serra.
Confira a lista de vereadores eleitos na Grande Vitória
Apenas duas mulheres foram eleitas prefeitas no ES
Das 19 mulheres que se candidataram às prefeituras capixabas em 2024, apenas duas foram eleitas neste domingo (6) para comandar os municípios do Espírito Santo pelos próximos quatro anos. No último pleito municipal, em 2020, apenas uma mulher havia sido eleita para o cargo de prefeita: Ana Malacarne (MDB), que chefia São Domingos do Norte. Nestas eleições de 2024, ela foi reeleita com 65,60% dos votos para dar andamento à gestão. A outra eleita foi Iracy Baltar (Podemos), em Montanha, no Norte do Estado, com 48,56% dos votos.
Dois deputados viram prefeitos no ES
Os deputados Lucas Scaramussa, eleito em Linhares, e Theodorico Ferraço, em Cachoeiro de Itapemirim, vão dar lugar a suplentes na Assembleia Legislativa de Espírito Santo (Ales) no ano que vem. Com a eleição de Scaramussa, o vereador Anadelso Pereira (Podemos), de Vila Velha, vai dar um salto, passando do Legislativo municipal para o estadual. Para a cadeira de Ferraço, em seu quarto mandato consecutivo na Assembleia, outro veterano volta à Casa de Leis: o ex-deputado estadual Marcos Madureira (PP), que, nas três últimas eleições, havia ficado como suplente. Mais detalhes você encontra na matéria completa, clicando aqui.
Casagrande declara estar aberto a fazer parcerias com prefeitos eleitos
O governador Renato Casagrande usou o Threads (rede social do Instagram, semelhante ao X) para se manifestar sobre o resultado das Eleições 2024, após o encerramento da apuração na maioria dos municípios do Espírito Santo. Além das felicitações, Casagrande ressaltou a importância de fortalecer as parcerias entre o governo do Estado e os novos prefeitos. Leia os detalhes clicando aqui.
Lubiana Barrigueira é eleito em Nova Venécia
Em Nova Venécia, no Noroeste do Estado, Lubiana Barrigueira (PSB) é eleito prefeito com 47,14% dos votos. André Fagundes (Podemos) ficou com segundo, com 37,53%, seguido de Antonio Emílio (PL), que teve 15,33% dos votos.
Camarão é eleito prefeito em Muqui
Camarão (PL) é eleito prefeito em Muqui, no Sul do Estado, com 58,58% dos votos. Em segundo ficou Frei Paulão (PSB), com 41,42%.
Guima é eleito prefeito em Pancas
Guima (PP) é eleito prefeito em Pancas, Noroeste do Estado, com 41,70% dos votos. Claudio Eggert (PSB) ficou em segundo, com 40,57% dos votos, seguido por Cicero Grobério (PL), com 9,66%.
Dito Silva é eleito prefeito em Muniz Freire
Em Muniz Freire, no Sul do Estado, Dito Silva (PSB) é eleito prefeito com 54,61% dos votos. Evandro Paulucio (PDT) ficou em segundo, com 41,92%, seguido de Vilma Soares Louzada (PL), com 3,47%.
Dica é eleito prefeito em Mucurici
Dica (PSB) é eleito prefeito em Mucurici, no Norte do Estado, com 56,67% dos votos. Atanael (MDB) ficou em segundo, com 42,83%, seguido por Railton "Meu Garoto", que teve 0,51% dos votos.
Cuíca é eleito prefeito em São José do Calçado
O município de São José do Calçado, localizado na Região Sul do Estado, teve 7.936 votos válidos. O candidato do PSB, Cuíca, foi eleito com 57,40% dos votos. Seu concorrente, Leandro do Hospital (Republicanos) ficou em segundo com 42,60% dos votos.
Nei Castelari é eleito prefeito em Rio Novo do Sul
Nei Castelari (Podemos) foi eleito prefeito em Rio Novo do Sul, no Sul do Estado, após atingir 70,57% dos votos. Marciel Malini (Republicanos) ficou em segundo lugar, totalizando 29,43%.
63 pessoas fazem a diferença para eleição em Santa Maria de Jetibá
O município de Santa Maria de Jetibá, localizado na Região Serrana do Estado, teve 24.042 votos válidos. O candidato do PL, Ronan Fisioterapeuta, foi eleito prefeito com 37,74% dos votos. Seu concorrente, Hans Dettmann (Republicanos) ficou em segundo com 37,48%. A diferença entre os dois candidatos foi de apenas 63 votos.
Em Presidente Kennedy, Dorlei Fontão é o mais votado mas não está eleito
Em Presidente Kennedy, o candidato Dorlei Fontão (PSB) foi o mais votado para prefeito, com 55,40% dos votos, mas sua candidatura permanece sub judice, portanto a Justiça Eleitoral ainda vai avaliar quem irá assumir a gestão do município. Já em segundo lugar, o candidato Aluizio Correa (União) apareceu com 43,44%¨dos votos.
Fernando Rocha é eleito prefeito em Santa Leopoldina
O município de Santa Leopoldina, na Região Serrana do Estado, teve 7.978 votos válidos. O candidato do PDT, Fernando Rocha, foi eleito com 52,57% dos votos. Seu concorrente, Romero Endringer (Podemos) ficou em segundo com 43,49% dos votos.
Marcos Guerra é eleito prefeito em São Roque do Canaã
Em São Roque do Canaã, Região Noroeste do Estado, Marcos Guerra (PSDB) foi eleito prefeito com 80,70% dos votos. Em segundo lugar aparece o candidato Zé Xible (PSD), com 19,30%.
Marcus da Cozivip é eleito prefeito em São Mateus
O candidato Marcus da Cozivip (Podemos) foi eleito prefeito da cidade de São Mateus, no Norte do Estado, após totalizar 43,59% dos votos. Carlinhos Lyrio (Republicanos) ficou em segundo lugar, com cerca de 41,58%.
Fernando Camiletti é eleito prefeito em Sooretama
Em Sooretama, no Norte do Estado, Fernando Camiletti (Republicanos) foi eleito prefeito com 74,70% dos votos. Willian Calango (União) ficou em segundo, com 19,12%, seguido de Gerson Marques, com 6,18%.
ES fica em 1° lugar na totalização final da apuração dos votos em todo Brasil
O Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) informou que o Estado ficou em primeiro lugar na totalização final da apuração dos votos em todo Brasil. Na totalização parcial, o ES ficou em quinto lugar no país.
Wanderson Bueno é reeleito em Viana
Wanderson Bueno (Podemos) foi reeleito prefeito em Viana com 92,49% dos votos. Fabrício Machado (PV) ficou em segundo, em 5,22%, seguido de Luzinete Deolindo, com 2,28%.
Iracy Baltar é eleita prefeita em Montanha
Em Montanha, no Norte do Estado, Iracy Baltar (Podemos) foi eleita prefeita com 48,56% dos votos. André Sampaio, no segundo lugar, teve 38,06% dos votos, seguido de Carlinhos da Agropet, com 12,44%.
Peter Costa é eleito prefeito em Mimoso do Sul
Peter Costa foi eleito prefeito em Mimoso do Sul, no Sul do Espírito Santo, com 84,58% dos votos. Vaval (PT) ficou em segundo com 15,42%.
Gutim é eleito prefeito em Marilândia
Gutim (PSB) foi eleito prefeito em Marilândia, no Noroeste do Estado, com 82,26% dos votos. Simão Lima (PL) ficou em segundo, com 17,74%.
Toninho Bitencourt é eleito em Marataízes
Em Marataízes, no Sul do Espírito Santo, Toninho Bitencourt (Podemos) foi eleito prefeito com 52,03% dos votos. Em segundo lugar ficou Luiz Almeida (Republicanos), com 33,48%, seguido de Jaiminho Machado (PL), com 14,48%.
Marcos Coutinho é eleito prefeito em Ponto Belo
Na cidade de Ponto Belo, no Norte do Estado, Marcos Coutinho (MDB) foi eleito prefeito depois de obter 64,11% dos votos. No segundo lugar ficou o candidato Murilo Coelho (PSDB), com 35,89%.
Edilson Monteiro é eleito em Pinheiros
Edilson Monteiro (PSB) foi eleito prefeito em Pinheiros, no Norte do Estado, após alcançar 48,07% dos votos. Gildevan Fernandes (União) ficou em segundo lugar, alcançando 39,02%. Em terceiro, ficou o candidato Lucas Sá (PDT), com 7,18%.
Paulo Cola é eleito prefeito em Piúma
Paulo Cola, do Cidadania, foi eleito prefeito em Piúma, no litoral Sul do Estado, com 79,37% dos votos. O candidato Kauê Oliveira, do PL, ficou em segundo lugar, com cerca de 19,04%. Já em terceiro, Ricardo Nery (PT) aparece com 1,59%.
Kleilson Rezende é eleito em Pedro Canário
Em Pedro Canário, no Norte do Estado, o candidato Kleilson Rezende (PSB) foi eleito prefeito com 80,74%, cerca de 10.837 votos no total. Em segundo lugar, o candidato Eleandro (PT), totalizou 1.902 votos, cerca de 14,17%. Já em terceiro, Alair Contador (Agir) aparece com 2,57%. Em quarto ficou Dr. Garcia (PDT) com 2,52% dos votos.
Joadir Lourenço é eleito prefeito em Laranja da Terra
Laranja da Terra, na Região Serrana do Estado, elegeu Joadir Lourenço (PSDB) com 49,43% dos votos válidos. Florisvaldo Kester (MDB) foi o segundo mais votado com 49,34% dos votos válidos. Helder Perozini (PL) ficou com 1,23%.
Paulo Sergio - Micula é eleito em João Neiva
Paulo Sergio - Micula (Republicanos) foi eleito prefeito em João Neiva, no Norte do Estado, com 77,68% dos votos válidos. Peruchi (PV) foi o segundo mais votado, com 22,32%.
Marcos Guerra é eleito prefeito em Jaguaré
Marcos Guerra (União) é eleito prefeito em Jaguaré, no Norte do Estado, com 70,96% dos votos válidos. Rogério Feitani (Republicanos) foi o segundo mais votado, com 21,39%.
Romário é eleito prefeito em Iúna
Iúna, município do Sul do Estado, escolheu Romário (Podemos) com 66,18% dos votos válidos para ser prefeito. Ronaldo Rafar (PL) e Maurilo Silveira (Agir) receberam, respectivamente, 29,97% e 3,86% dos votos válidos.
Genino é eleito prefeito em Itapemirim
Itapemirim, município do Sul do Estado, elegeu Genino (PDT) com 46,36% dos votos válidos. O segundo mais votado na cidade foi Dr. Antonio (União), com 34,46% dos votos válidos.
Reginaldo é eleito prefeito em Ibitirama
Reginaldo (PSB) foi eleito com 47,61% dos votos como prefeito em Ibitirama, na Região do Caparaó no Espírito Santo. Romildo Pité (PP) ficou em segundo, com 46,69%. Já Dr. Hugo Huguinho (PL) recebeu 5,69% dos votos válidos.
Darly Dettmann é eleito em Itaguaçu
Itaguaçu, município da Região Serrana do Estado, elegeu Darly Dettmann (PSB) para prefeito com 50,39% dos votos válidos. Uesley Corteletti (PP) recebeu 44,51% e Arnaldo Cândido (PL) ficou com 4,84%.
Duda Zanotti é eleito prefeito em Ibiraçu
Duda Zanotti (Podemos) é eleito prefeito em Ibiraçu, na Região Norte do Espírito Santo, com 48,14% dos votos válidos. Naciene (PP) recebeu 45,38% e Milte (PL) ficou com 6,48% dos votos válidos.
Dr. Luis Pancoti é eleito prefeito em Ibatiba
Dr. Luis Pancoti (PL) foi eleito prefeito em Ibatiba, no Sul do Estado, com 58,91% dos votos válidos. Dra. Criziane (MDB) Moreno ficou com 41,09%.
Eleazar Lopes é eleito prefeito em Fundão
Fundão elegeu Eleazar Lopes (Podemos) como prefeito com 53,31% dos votos válidos. Anderson Pedroni (PSD) ficou com 38,84% dos votos válidos. Aelcio Peixoto recebeu 7,85% dos votos válidos.
Paulino Lourenço é eleito prefeito em Irupi
O candidato Paulino Lourenço (MDB) foi eleito prefeito em Irupi, no Sul do Estado, com 51,48%, cerca de 4.538 votos no total. Em segundo lugar apareceu Helton Do Lelei, com 48,52%, 4.277 votos no total.
Leonardo Finco é reeleito em Governador Lindenberg
Leonardo Finco (PP) foi reeleito prefeito em Governador Lindenberg, no Noroeste do Estado, com cerca de 88,83% dos votos, 6.360 no total. Em segundo lugar, ficou o candidato Geraldo Loss (PV), com apenas 11,17%, cerca de 800, no total.
Zé Luiz Mendes é eleito prefeito em Ecoporanga
Zé Luiz Mendes (PSB) é eleito prefeito em Ecoporanga, no Noroeste do Estado, com 39,97% dos votos válidos. O segundo mais votado foi Elias Rufino (Republicanos), que ficou com 21,18% dos votos válidos.
Serra terá segundo turno das eleições para prefeito
Na Serra haverá segundo turno das eleições para prefeito: Weverson Meirelles (PDT) recebeu 39,66% dos votos válidos e Pablo Muribeca (Republicanos) ficou com 25,21%. Audifax Barcelos (PP), ex-prefeito da cidade, ficou com 23,96%.
Enivaldo dos Anjos é reeleito em Barra de São Francisco
Barra de São Francisco reelegeu Enivaldo dos Anjos (PSB) para prefeito com 64,23% dos votos válidos. Gustavo Lacerda (Republicanos) recebeu 28,35% e Tavinho, 3,67%.
Lastenio Cardoso é eleito em Baixo Guandu
Lastenio Cardoso (MDB) é eleito prefeito em Baixo Guandu, no Noroeste do Estado, com 53,44% dos votos válidos. Neto Barros (PP) ficou com 39,4% e Saulo Bussolar (PL) recebeu 7,16% dos votos válidos.
Prefeito é eleito em Afonso Cláudio com 104 votos de diferença
Afonso Cláudio, na Região Serrana, elegeu Luciano Pimenta (PP) para prefeito com diferença de 104 votos entre o segundo colocado. O candidato do progressista recebeu 46,77% dos votos válidos. Já Marcio CDA (Podemos) ficou com 46,21%, uma diferença de apenas 0,56 ponto percentual. Baé (Avante) ficou com 5,57%; Luciano Mageski, 1,13%; e João Costela, 0,32%.
Helinho Lima é eleito prefeito em Atílio Vivácqua
Helinho Lima (PSB) foi eleito prefeito em Atílio Vivácqua, no Sul do Estado, com 54,05% dos votos válidos. Genaldo (Republicanos) ficou com 44,28% e Lana Roppe (Psol), 1,14%.
Marcio Keres é eleito prefeito em Apiacá
Marcio Keres (PSB) é eleito prefeito em Apiacá, Região Sul do Estado, com 53,18% dos votos válidos. Diego do Betinho (PSD) ficou com 45,95% e Marcio Careca, 0,87%.
Léo Português é eleito prefeito em Anchieta
Léo Português (PSB) é eleito com 42,33% dos votos válidos em Anchieta, no Sul do Estado. Marquinhos Assad (Podemos) recebeu 39,67%. Já Luiz Mattos, o "Luiz do Esporte", ficou com 18%.
João Paulo Nali é eleito em Castelo
João Paulo Nali (Republicanos) é eleito prefeito de Castelo com 78,13% dos votos válidos. Dr. Abílio (União) recebeu 21,87% dos votos.
Veja o resultado da apuração na sua cidade
A Gazeta tem uma página que mostra o resultado da apuração dos votos para vereadores e prefeitos em cada cidade do Espírito Santo. Clique aqui para conferir.
Hugo Luiz é eleito prefeito em Alfredo Chaves
Alfredo Chaves, na Região Serrana do Estado, elegeu Hugo Luiz (PP) como prefeito, com 58,05% dos votos válidos. Rolmar Botecchia (PSB) ficou com 31,91%. Já Boldrini (PL) teve 10,04%.
Abraão Lincon é eleito em Água Doce do Norte
Abraão Lincon (PSB) é eleito prefeito da cidade de Água Doce do Norte, localizada no Noroeste do Espírito Santo. O candidato foi eleito com 60,00% dos votos contabilizados. Já Charles (PL) ficou em segundo lugar com 39,15%, cerca de 3.348 votos computados.
Kleber Medici é eleito prefeito em Santa Teresa
Kleber Medici (PSDB) é eleito prefeito de Santa Teresa, Região Serrana do Espírito Santo. Com 58,87% dos votos, ele obteve um total de 8.446 votos válidos.
Edu do Restaurante é eleito em Domingos Martins
Edu do Restaurante (PL) foi eleito a prefeito em Domingos Martins, Região Serrana do Estado, com 9.409 votos válidos (43%). O segundo colocado, Fabinho Trarbach (PSD) teve 7.564 votos (34%).
Três pontos de diferença leva eleição de prefeito em Vila Valério
O município Vila Valério, localizado na Região Noroeste do estado, teve 100% das urnas apuradas. A cidade teve 10.549 votos válidos e elegeu o Davi Ramos (PP), com 46,61% dos votos. Seu concorrente Robinho Parteli (PSD) ficou em segundo com 43,81% dos votos, cerca de 3% a menos que o candidato vencedor.
Erivan Tavares é eleito em Conceição da Barra
Erivan Tavares (PSB) é eleito a prefeito em Conceição da Barra, no Norte do Estado, com 6.967 votos válidos (39%). O segundo colocado, Mateusinho do Povão, teve 6.145 votos (34%), mas foi anulado sub judice.
Nirrô Emerick é reeleito prefeito em Alegre
No município de Alegre, no Sul do Estado, Nirrô Emerick (PP) é reeleito prefeito com 81,07%, cerca de 13.925 votos contabilizados. Seu concorrente, Romário Brasil (PSB) ficou em segundo lugar, alcançando 18,93%, ou seja, 3.252 dos votos computados.
Ana Malacarne é eleita prefeita de São Domingos do Norte
O município São Domingos do Norte, localizado na Região Noroeste do Estado, teve 100% das urnas apuradas. A cidade teve 6.947 votos válidos e elegeu a Ana Malacarne (MDB), uma candidata mulher, com 65,60% dos votos válidos. Seu concorrente, Pedro Pão (PSD), ficou em segundo com 34,40% dos votos.
Elieser é eleito prefeito em Vargem Alta
O município Vargem Alta, localizado na região Central do estado, teve 100% das urnas apuradas. A cidade teve 11.507 votos válidos e o candidato do MDB, Elieser, foi eleito com 66,24% dos votos. Seu concorrente, Luciano Quintino (PL) ficou em segundo com 33,76% dos votos.
Dudu Queiróz é eleito prefeito em Divino de São Lourenço
Dudu Queiróz (PSB) é eleito prefeito de Divino de São Lourenço, no Sul do Espírito Santo. Com 50,67% dos votos, ele obteve um total de 2.181 votos válidos.
Lidiney Gobbi é eleito prefeito em Marechal Floriano
Lidiney Gobbi (PP) é eleito prefeito em Marechal Floriano, Região Serrana do Estado. Com 36,60% dos votos, ele obteve um total de 4.087 votos válidos.
Jailson Quiuqui é eleito em Águia Branca
Jailson Quiuqui, do Progressistas (PP), foi eleito com 4.147 (55%) votos no município de Águia Branca, no Noroeste do Estado. Seu concorrente, Vaninho Mendes (PSB), teve 3.284 votos válidos (44%).
Rodrigo Borges é eleito prefeito em Guarapari
Rodrigo Borges (Republicanos) é matematicamente eleito com 41,20% dos votos válidos em Guarapari. Zé Preto (PP) ficou com 38,65%. Delegado Danilo Bahiense (PT), 9,95%; Emanuel Vieira (Psol), 7,78%; Oylas Pereira, 1,27%; Artur Pereira (PRTB), 0,55%.
Dr. Coutinho é eleito prefeito em Aracruz
Dr. Coutinho (PP) é eleito prefeito da cidade de Aracruz, Região Norte do Estado. Com 40.122 votos, o candidato alcançou cerca de 76,58% do eleitorado local. Roberto Rangel (Pode) ficou em segundo lugar com 15,53%, que totaliza cerca de 8.135 votos.
Valber Vargas Valbinho é eleito em Conceição do Castelo
Valber Vargas Valbinho (PSB) é eleito prefeito de Conceição do Castelo, Região Serrana do Estado. Com 59,70% das urnas apuradas, ele obteve 4.541 votos válidos.
Vagner Rodrigues é eleito prefeito em Guaçuí
Guaçuí, no Sul do Estado, elegeu Vagner Rodrigues (PP) para a prefeitura com 41,95% dos votos válidos. Jauhar recebeu 33,87%; Luciano Machado, 21,35%; Carlos Gouvea, 2,83%.
Bruno Pella é eleito prefeito em Rio Bananal
Bruno Pella (Podemos) é matematicamente eleito prefeito em Rio Bananal, no Norte do Estado, com 90,20% das urnas apuradas. Ele recebeu 56,83% dos votos válidos.
João Trancoso é eleito prefeito em Vila Pavão
O município Vila Pavão, localizado na Região Noroeste do estado, teve 100% das urnas apuradas. A cidade teve 6.622 votos válidos e o candidato do PSB, João Trancoso, foi eleito com 53,81% dos votos. Seu concorrente, Irineu Wutke (União) ficou em segundo com 31,21% dos votos.
Dalton Perim é eleito em Venda Nova do Imigrante
O município Venda Nova do Imigrante, localizado na região Central do Estado, teve 100% das urnas apuradas. A cidade teve 13.849 votos válidos e o candidato do Republicanos, Dalton Perim, foi eleito com 54,80% dos votos. Seu concorrente, Rafael Monteiro (PL) ficou em segundo com 31,01% dos votos.
Claudio Boa Fruta é eleito prefeito em Boa Esperança
Claudio Boa Fruta (PRD) é eleito prefeito de Boa Esperança, no Norte do Espírito Santo. Com 52,00% dos votos, ele obteve um total de 4.733 votos válidos.
Lucas Scaramussa é eleito prefeito em Linhares
Lucas Scaramussa (Podemos) é matematicamente eleito prefeito em Linhares, no Norte do Estado, com 52,85% dos votos válidos. Atual prefeito, Bruno Marianelli (Republicanos), ficou com 39,29% dos votos válidos.
Theodorico Ferraço é eleito em Cachoeiro de Itapemirim
Theodorico Ferraço (PP) é matematicamente eleito prefeito em Cachoeiro de Itapemirim com 43,11% dos votos. Léo Camargo (PL) recebeu 22,58% dos votos, com 90,09% das urnas apuradas.
Renzo Vasconcelos é eleito prefeito em Colatina
Renzo Vasconcelos (PSD) é matematicamente eleito em Colatina, no Noroeste do Estado, com 39,86% dos votos. Guerino Balestrassi (MDB), que estava na administração municipal até então, tem 36,45%, com o total de urnas aprovadas em 99,03%.
Lorenzo Pazolini é reeleito prefeito em Vitória
Com 94,7% das urnas apuradas, Lorenzo Pazolini (Republicanos) é matematicamente reeleito em Vitória, com 55,49% dos votos.
Euclério Sampaio é reeleito prefeito em Cariacica
Euclério Sampaio (MDB) é matematicamente reeleito em Cariacica com 88,91% dos votos até 70,70% das urnas apuradas.
Arnaldinho Borgo é reeleito em Vila Velha
Arnaldinho Borgo (Podemos) é matematicamente reeleito em Vila Velha, com 78,32% dos votos, até 72,49% das urnas apuradas.
Levi da Mercedinha é eleito prefeito em Brejetuba
Levi da Mercedinha (PDT) é matematicamente eleito prefeito de Brejetuba, na Região Serrana do Espírito Santo. Com 94,12% das urnas, ele tinha 42,29% dos votos válidos.
Tiago Rocha é eleito em São Gabriel da Palha
Tiago Rocha (PL) é matematicamente eleito em São Gabriel da Palha, no Noroeste do Estado. Com 97% das urnas apuradas, ele tinha 51,75% dos votos válidos.
Gedson Brandão Paulino é eleito prefeito em Iconha
Gedson Brandão Paulino (Republicanos) é eleito prefeito em Iconha, no Sul do Espírito Santo, com 51,84% dos votos válidos. João Paganini (Podemos) teve 45,95% e Hugo Durães (PT) 2,21%.
Alto Rio Novo: Alexandro da Padaria é eleito prefeito
Alexandro da Padaria (PSD) é eleito prefeito em Alto Rio Novo, no Noroeste do Estado, com 71,15% dos votos válidos.
Zé Valério é eleito prefeito em Jerônimo Monteiro
Zé Valério (PSD) é eleito prefeito em Jerônimo Monteiro, na Região Sul do Espírito Santo, com 53,69% dos votos válidos.
Mantenópolis e Bom Jesus do Norte têm prefeitos eleitos
Mantenópolis, no Noroeste do Espírito Santo, e Bom Jesus do Norte, no Sul do Estado, já têm prefeitos matematicamente eleitos: Doutor Lucio (PSDB) e Toninho Gualhano (PSB), respectivamente. A informação é do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Vander Enfermeiro é eleito prefeito em Itarana
Vander Enfermeiro (PSB) foi matematicamente eleito prefeito em Itarana, na Região Serrana do Estado. De acordo com dados do painel de apuração do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ele já tem 87,99% dos votos, com 75% das seções totalizadas.
Mãe leva filho para conscientizar sobre votação: "Importante"
A técnica em Enfermagem Renata Hipólito, de 41 anos, votou na Emeb Prof. Valdy Freitas, no bairro Paraíso, em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Estado. Ela levou o filho, Pedro Hipólito: "Acho importante trazer ele. Ele está super preocupado com as eleições, qual dos candidatos fez mais, em quem iria votar e como se vota", disse.
Santinhos de candidatos sujam ruas durante eleições no ES
Ruas e avenidas próximas a locais de votação ficaram repletas de santinhos, em diversos locais do Espírito Santo. A prática de distribuir e espalhar esse material, considerada crime eleitoral, pode resultar em punição tanto para quem entrega quanto para o candidato. Clique aqui para ler mais detalhes e confira as fotos abaixo:
Locais de votação ficam tomados por santinhos
Thiaguinho é eleito em Dores do Rio Preto
Thiaguinho (PP) foi o primeiro prefeito eleito no Espírito Santo, em Dores do Rio Preto, na região do Caparaó capixaba. De acordo com dados do painel de apuração do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ele teve 68,16% dos votos.
Estudante vota pela primeira vez em Colatina
O estudante Bernardo Ramos dos Santos, de 18 anos, exerceu pela primeira vez o direito ao voto. "É uma oportunidade para escolher pessoas responsáveis e mudar a situação da cidade", declarou. Ele votou no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) de Colatina, situado no bairro Santa Margarida.
Acompanhe a apuração das urnas em tempo real
A partir de agora, a página de Eleições de A Gazeta e a Rádio CBN Vitória transmitem, em tempo real, os resultados das votações, repercussões e os bastidores das eleições. Clique aqui para assistir.
Movimentação de eleitores aumenta nos últimos minutos
Nos últimos minutos de votação, a Escola SEB, em Coqueiral de Itaparica, Vila Velha, teve aumento no fluxo de eleitores e muita movimentação. Confira no vídeo:
Eleições 2024: encerrado horário de votação
Depois de 9 horas, está encerrado o horário de votação. Quem chegou até as 17h nas seções recebe uma senha para poder ir às urnas e escolher seus candidatos.
"Só paro de votar quando morrer", declara autônomo de 81 anos
Aos 81 anos, o autônomo José Guilherme Guimarães Menezes foi votar no Liceu Muniz Freire, em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Estado. "Só vou parar de votar quando morrer. Levo 30 minutos para chegar aqui, por conta dos morros, mas não deixo de votar. Estou vivo, sou brasileiro e tenho que votar", disse.
"Acho incorreto o voto ser obrigatório", diz eleitor de Vila Velha
Daniel Nascimento, de 39 anos, morador do bairro Aribiri, em Vila Velha, e profissional na área de higienização de veículos e checagem de seguros, expressou uma visão crítica sobre a obrigatoriedade do voto. “O voto é a voz do cidadão, mas acho incorreto ser obrigatório. Se vivemos em uma democracia, deveríamos poder escolher se queremos votar ou não”, disse. Ele também comentou sobre a liberação da venda de bebidas alcoólicas no Espírito Santo durante o dia de votação: “Os comerciantes puderam abrir e lucrar, movimentando a economia. No final das contas, o impacto na democracia só o tempo dirá, mas vejo como uma oportunidade para quem está trabalhando”.
Casal de Vitória vota junto há mais de 50 anos
Os aposentados Haroldo Favoreti, 75, e Eunice Favoreti, 75, são casados há 57 anos e votam juntos desde o início do casamento. Mesmo sem a obrigatoriedade por conta da idade, eles fazem questão de ir às urnas, no Serviço Social da Indústria (Sesi) de Jardim da Penha, em Vitória. Este ano, Eunice contou que deseja valorização dos professores. “Espero que eles tenham um salário melhor”, afirmou.
Faltam 30 minutos para o encerramento das votações no ES!
Eleitor, fique ligado! Segundo o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as urnas eletrônicas estarão abertas para receber os votos dos eleitores até às 17h, nos locais onde o fuso horário segue o horário de Brasília, como é o caso do Espírito Santo. Ou seja, faltam apenas 30 minutos para o encerramento da votação no Estado. Clique aqui e confira as seções eleitorais do ES.
Candidato Ronaldo Jorge vota em Colatina
Ronaldo Jorge (DC), candidato a prefeito de Colatina, votou por volta das 16h, na escola de ensino fundamental e médio Geraldo Vargas Nogueira, o Polivalente de São Silvano, em Colatina.
Aos 60 anos, auxiliar de enfermagem vota por obrigação e acredita que futuro está na mão dos jovens
Leila Guimarães, de 60 anos, auxiliar de enfermagem e ambulante, votou em Vila Velha, mas confessou que preferia não precisar comparecer às urnas. “É cansativo, ainda mais agora que sou vovó. Acho que minha geração já fez o que tinha que fazer. Não mudou nada até aqui”, desabafou.
Candidato Luciano Merlo vota em Colatina
Luciano Merlo (PL), candidato a prefeito de Colatina, fez uma parada na tarde deste domingo (6), na Escola Honório Fraga, no bairro São Silvano, em Colatina, onde votou mais cedo, para cumprimentar apoiadores.
Idoso de 84 anos faz questão de votar por mais educação e cultura em Cachoeiro de Itapemirim
Dário Lumberto Viana, 84 anos, é morador de Cachoeiro de Itapemirim, Sul do Espírito Santo, e votou nesta tarde na faculdade Multivix, no bairro Independência. Ele contou que não perde uma eleição. “Não perco uma eleição, meu candidato é muito voltado à cultura e educação. Isso é muito importante. Voto e depois cobro”, disse o aposentado.
Idoso que ajudou a dar nome a Venda Nova do Imigrante vota aos 96 anos
Mesmo sem ser obrigado a votar por conta da idade, o aposentado Clementino Caliman de 96 anos, compareceu às urnas, no colégio Fioravante Caliman, para escolher os representantes municipais de Venda Nova do Imigrante, na Região Serrana do Espírito Santo. O arquiteto Emílio Caliman, neto de seu Clementino, conta que o patriarca foi o responsável por batizar a cidade.
Euclério Sampaio não irá votar após recomendação médica
O prefeito de Cariacica e candidato à reeleição pelo MDB Euclério Sampaio não irá votar devido a condição de saúde. Segundo a assessoria do político, a equipe médica recomendou que o atual administrador central do município permaneça em repouso. "Euclério continua internado em estado estável, dialogando e acompanhando o noticiário das eleições", afirmou a equipe do filiado ao MDB.
Candidato Audifax Barcelos (PP) vota na Serra
O candidato à Prefeitura da Serra Audifax Barcelos (PP) votou, por volta das 14h, na escola de ensino médio e fundamental Dr. Helio Ferraz, no bairro Hélio Ferraz, na Serra. Ao lado do filiado do Partido Progressista estava o deputado federal Da Vitória (PP) e o deputado estadual Vandinho Leite (PSDB).
Modelo é barrada na seção eleitoral por estar com pet
A modelo Anna Yumi, de 27 anos, foi barrada de entrar na seção eleitoral onde vota no colégio Marista, na Avenida Champagnat, em Vila Velha, ao tentar levar sua cachorrinha, Kiwi, ao local para votar com ela. “Ano passado, na outra eleição, eu vi vários cachorros aqui, então achei que poderia entrar com ela desta vez”, contou Ana, Ela explicou que estava apenas de passagem e decidiu parar para votar, mas foi informada de que não poderia entrar com o animal. Agora, Anna voltará em casa para deixar Kiwi e depois voltar para o colégio para votar.
Alô, eleitor! Faltam 2h para o encerramento da votação no ES
E aí, já foi às urnas? Segundo o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as urnas eletrônicas estarão abertas para receber os votos dos eleitores até às 17h, nos locais onde o fuso horário segue o horário de Brasília, como é o caso do Espírito Santo. Portanto, faltam 2 horas para o encerramento da votação no Estado. É importante que o eleitor fique atento aos horários em que será permitido votar para não correr o risco de ficar de fora e, consequentemente, ter que justificar o voto. Confira aqui as seções eleitorais do ES.
Boca de urna e ameaça: ES tem 17 ocorrências de crimes eleitorais
Até as 14h deste domingo (6), segundo o Painel de Eleições 2024, da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), foram registradas 17 ocorrências de crimes eleitorais no Espírito Santo. São elas: ameaça contra o eleitor (1), boca de urna (1), corrupção eleitoral (11), ocorrências diversas (1) e outros crimes eleitorais (3).
Pai, mãe e filha mantêm tradição e votam junto em mais uma eleição em Colatina
Santina Benezoli Simonassi, 78 anos, José Carlos Simonassi, 74 anos, e Juliana Benezoli Simonassi, 46 anos, são, respectivamente, mãe, pai e filha, e sempre votam em família nas eleições. Em 2024, os três mantiveram a tradição ao irem juntos votar para vereador e prefeito no Sesc, no Centro de Colatina.
Desacreditada com o cenário político, aposentada vota por obrigação em Vila Velha
Juliana Alves Bragança, de 62 anos, votou nesta tarde na Unidade Municipal de Educação Infantil, “Tia Nina”, no bairro Ilha dos Bentos, em Vila Velha, mas deixou claro seu descontentamento com o cenário político atual. Ela, que é aposentada, disse que só foi votar por obrigação. “É um voto desacreditado. Eu não confio em político nenhum. Eu dei um voto porque sou obrigada . A gente quer acreditar, mas é difícil”, declarou.
Segunda Ponte sem trânsito na tarde de domingo (6)
Os eleitores que seguem pela Segunda Ponte encontram encontraram trânsito tranquilo no início da tarde deste domingo (6). Há pouca movimentação na via que liga Vitória e Vila Velha.
Candidato Teodorico Ferraço vota em Cachoeiro
O deputado estadual e candidato à prefeitura em Cachoeiro de Itapemirim Theodorico Ferraço (PP) votou ainda na manhã deste domingo (6). Ferraço já foi prefeito por outros 4 mandatos e disputa o 5°. O deputado liderou as pesquisas de intenção de voto.
Como anular ou votar em branco?
Para votar em branco, basta apertar o botão "Branco" e depois "Confirma" ou, para anular o voto, é preciso escolher um número que não seja de nenhum candidato — como “00” — e apertar “Confirma”. Nas duas situações, os votos serão invalidados e, portanto, não vão entrar na conta de forma alguma. O voto em branco não vai para o candidato mais votado, nem para nenhum outro. O voto nulo, não importa a quantidade, não anula a eleição.
Terceira Ponte sem trânsito no início desta tarde
Os eleitores que seguem pela Terceira Ponte encontram trânsito tranquilo no início da tarde deste domingo (6). Há pouca movimentação na via que liga Vitória e Vila Velha.
Candidato do PL vota em Cariacica
O candidato do PL à Prefeitura de Cariacica Ivan Bastos votou na Escola Zaíra Manhães de Andrade, em Nova Rosa da Penha 1, na manhã deste domingo (6).
Candidato Gabriel Ruy vota em Vila Velha
O candidato à Prefeitura de Vila Velha Gabriel Ruy (Mobiliza) votou por volta do meio-dia na Igreja Batista Praia da Costa. Para a sequência, um almoço com a família estava previsto.
Candidato do PL vota em Colatina
O candidato a prefeito de Colatina Luciano Merlo (PL) votou na Escola Honório Fraga, no bairro São Silvano, na manhã deste domingo (6).
Santinhos de candidatos tomam vias públicas do ES em manhã de votação
Eleições 2024: santinhos de candidatos tomam ruas durante votação
Vinicius Bragatto (Novo) vota em Colatina
O candidato à Prefeitura de Colatina Vinicius Bragatto (Novo), votou na manhã deste domingo (6), na Escola João Elias Pancoto, no bairro Carlos Germano Nauman.
Santinhos de candidatos tomam rua em Cariacica
Santinhos se acumularam na entrada da EEEFM Hunney Everest Piovesan, em Cariacica, ao final da manhã deste domingo (6). A escola, situada no bairro Morada de Santa Fé, é o local com maior número de pessoas aptas a votar no município (6.954 eleitores).
Acompanhado de Vidigal, Weverson Meireles vota na Serra
O candidato à Prefeitura da Serra Weverson Meireles (PDT), votou na EMEF Sônia Regina em Serra Dourada I, às 10h deste domingo (6). O ex-secretário de Estado de Turismo tinha, na véspera, 29% de intenções de voto no município. O atual prefeito Sérgio Vidigal acompanhou o candidato em seu local de votação.
Eleição nos presídios: como foi a votação na unidade que enfrentou denúncias de fraude em 2022
No Centro de Detenção Provisória da Serra (CDPS) um total de 80 presos votaram na manhã deste domingo (06). A votação foi acompanhada pela cúpula da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), incluindo o gerente de Assistência Jurídica da pasta, Ulisses Helsing de Oliveira.
Candidata do PSOL vota em Colatina
A candidata à Prefeitura de Colatina, Renata Marquesini (PSOL), votou na manhã deste domingo (6), na escola Conde de Linhares, no Centro do município.
Candidato do PL vota em Linhares
Candidato a prefeito de Linhares, Maurinho Rossoni (PL) votou na EMEF Castelo Branco, no Centro do município, por volta das 10h30.
13 urnas precisaram ser substituídas durante a manhã
Até as 12 horas, 39 urnas apresentaram problemas no Espírito Santo e, dessas, 13 tiveram de ser substituídas, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Favorito nas pesquisas, candidato Lucas Scaramussa vota em Linhares
O deputado estadual Lucas Scaramussa (Podemos), líder na disputa pela Prefeitura de Linhares, com 55% das intenções de votos válidos, de acordo com a última rodada da pesquisa Ipec, votou por volta das 9h deste domingo (06), no colégio do Sesi, no bairro Aviso.
Espera de mais de uma hora para pegar ônibus e votar em Vitória
A pensionista Maria da Penha Silva Alves, 66 anos, e a filha Meyle Maxilene, 40, votaram nesta manhã, na EMEF Alvimar Silva, no bairro Mário Cypreste, em Vitória. Por conta do ônibus tarifa zero, a espera no ponto foi mais longa que o esperado, chegando a demorar uma hora, segundo relatam.
Maurício Gorza vota em Vila Velha
O candidato do PSDB à Prefeitura de Vila Velha, Maurício Gorza, votando na escola Polivalente, na Glória, na manhã deste domingo (6). Ele compareceu ao local acompanhado do neto Ravi.
ES tem um conduzido e 5 crimes eleitorais pela manhã
Conforme balanço parcial divulgado até as 11h30 deste domingo (6) no Painel Eleições 2024, da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), uma pessoa foi conduzida / apreendida pela polícia, mas não há detalhes sobre a ocorrência em que ela estaria envolvida.
Muribeca vota em Belvedere, na Serra
Candidato à prefeitura da Serra, deputado estadual Pablo Muribeca (Republicanos) votou na EMEF Belvedere, no bairro Belvedere. Na última pesquisa eleitoral Ipec, divulgada na véspera, ele teve 28% das intenções de votos válidos, empatado tecnicamente com Weverson Meireles (PDT), considerando a margem de erro.
Candidato do Republicanos vota em Cachoeiro
Candidato a prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Diego Libardi (Republicanos) votou pela manhã, na Escola Bernardino Monteiro, no bairro Amarelo.
Luiz Paulo vota em Vitória confiante sobre 2º turno
O candidato do PSDB à Prefeitura de Vitória, Luiz Paulo Vellozo Lucas, votou às 9h30 deste domingo (6), na escola municipal José Áureo Monjardim, em Fradinhos. Ele compareceu ao local acompanhado da esposa, Roberta Furtado, e do vice-governador Ricardo Ferraço, entre outros apoiadores.
Santinhos tomam a rua em frente a escola de Vitória
Santinhos de candidatos tomaram a porta da EMEF Alvimar Silva, no bairro Mário Cypreste, em Vitória. Eles cobrem não apenas a entrada da escola, como os arredores também.
Candidato Du vota em Vitória
Candidato à Prefeitura de Vitória, Du (Avante), votou na Escola Monteiro, na Enseada do Suá, na manhã de domingo (6), e se disse grato ao avaliar a participação no processo eleitoral.
Candidato do PSD vota em Colatina
Candidato a prefeito, Renzo Vasconcellos (PSD) votou no IFES de Colatina, na manhã deste domingo (6).
"Alegria imensa", declara Wanderson Bueno após votar em Viana
O prefeito de Viana e candidato à reeleição, Wanderson Bueno (Podemos), votou nesta manhã, na Escola Francisco de Assis Pereira, em Canaã, bairro onde mora, acompanhado da esposa Roberta Lins, e do vice-prefeito, Fabio Dias.
Citando desafios, Assumção vota em Jardim Camburi
Candidato do PL à Prefeitura de Vitória, Assumção votou no Colégio Renovação, em Jardim Camburi, na manhã deste domingo (6). Após confirmar os votos, disse ter grandes expectativas em relação aos resultados do pleito.
O que fazer caso presencie um crime eleitoral no dia da votação?
Você pode denunciar através do site do Ministério Público Eleitoral, no Tribunal Eleitoral da sua região, ou ainda, pelo aplicativo “Pardal”, da Justiça Eleitoral.
Candidato do PT à prefeitura, Coser vota em Vitória
O candidato a prefeito de Vitória João Coser (PT), votou nesta manhã, na EMEF Otto Ewald Junior, no bairro Itararé. Ele estava acompanhado de sua família, e da sua vice-prefeita Priscila Manso (PV).
Saiba como pesquisar o seu local de votação
Se você ainda não sabe onde vai votar, tem algumas opções para consultar sua seção eleitoral: por meio do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no autoatendimento eleitoral da página do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), ou por meio do aplicativo e-Título, que informa o local de votação logo na tela de início, abaixo do nome do eleitor.
Camila Valadão vai às urnas em Vitória
Buscando se tornar primeira prefeita de Vitória, Camila Valadão (Psol) votou na manhã deste domingo (6), no colégio Darwin de Jardim da Penha.
Candidato a reeleição, Pazolini vota em Vitória
Com 50% de intenção de voto na última pesquisa eleitoral, o atual prefeito de Vitória e candidato à reeleição, Lozenzo Pazolini (Republicanos), votou na manhã deste domingo (6), na Faculdade de Direito de Vitória (FDV), acompanhado de familiares.
Guerino vota em Colatina: "estou otimista"
O atual prefeito de Colatina e candidato à reeleição Guerino Balestrassi (MDB) chegou ao Sesc por volta das 9h acompanhado da primeira-dama Mara Oliveira e do deputado federal Da Vitória (Progressista) e, após votar, disse estar confiante de que será reconduzido ao cargo por mais quatro anos.
Liderando nas pesquisas, Arnaldinho vota em Vila Velha
O atual prefeito de Vila Velha e candidato à reeleição, Arnaldinho Borgo (Podemos), votou na Escola Senador João de Medeiros Calmon, na Praia das Gaivotas, às 9h10 deste domingo (6). O chefe do Executivo municipal, que liderou as pesquisas eleitorais nas últimas semanas, estava acompanhado da esposa, Andressa Barcelos, e dos dois filhos. No mesmo local, o filho Pedro, de 17 anos, votou pela primeira vez.
Candidato a reeleição, Marianelli vai às urnas em Linhares
O atual prefeito de Linhares e candidato a reeleição Bruno Marianelli (Republicanos), votou na manhã deste domingo (6).
Candidato a prefeito, Wylson Zon vota na Serra
O candidato à Prefeitura da Serra Wylson Zon (Novo), votou às 9h na Creche Vovó Ritinha, em Manguinhos, e se disse tranquilo em relação à disputa.
Candidata Luzinete Deolindo vota em Viana
A candidata a prefeita de Viana, Luzinete Deolindo (DC), votou logo no início da manhã, às 8h27, na Escola Maria de Novaes, em Vila Bethania, bairro onde foi criada. Mostrando-se feliz com a campanha que fez, ela declarou-se motivada e agradecida.
Mais de 600 detentos estão aptos a votar no ES neste domingo (06)
Um total de 653 presos do regime provisório participam das eleições deste ano em 12 unidades prisionais do Estado. Salas de aula foram transformadas em locais de votação. Um convênio de cooperação técnica entre a Secretaria da Justiça (Sejus) e o Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) garante o exercício ao voto no sistema prisional do Estado. Eles são conduzidos a uma parede onde podem consultar a lista de candidatos e fazer sua cola, na sequência são conduzidos à seção eleitoral. No Centro de Detenção Provisório de VV (CDPVV) 74 vão participar e nós acompanhamos.
Candidato do PT vota em Vila Velha
O candidato a prefeito de Vila Velha João Batista Babá (PT) votou às 8h30 deste domingo (6), na faculdade Novo Milênio, em Coqueiral de Itaparica.
Ramalho vota em Vila Velha
O candidato à prefeitura de Vila Velha, Coronel Ramalho (PL) votou às 9h30, na faculdade Novo Milênio, em Coqueiral de Itaparica.
Trânsito intenso e santinhos espalhados na rua
Em frente à EEEFM Marinete de Souza Lira, em Feu Rosa, Serra, o trânsito é intenso, e quem vota no local enfrenta bastante dificuldade para estacionar. Apesar de a escola, que tem um dos maiores números de eleitores no município, estar cheia na manhã deste domingo (6), a votação está correndo tranquilamente.
“Voto para dar exemplo à minha filha”
A técnica de enfermagem Gisele Silva, 43 anos, foi votar no Colégio Salesiano do Forte São João, em Vitória, acompanhada do marido Carlosnei e sua filha Cinthya. Ela vota desde os 18 anos e fala que quer ser um exemplo para a menina.
Posso usar o celular na hora de votar?
Na cabine de votação, é proibido o uso de celular ou outros aparelhos eletrônicos que possam comprometer o sigilo do voto. Por isso, TSE orienta o eleitor a levar a ‘colinha’ — um papel com os números dos seus candidatos anotados.
Casagrande vota em Vitória
O governador do Espírito Santo Renato Casagrande votou por volta das 9h20, no Colégio São Domingos, Unidade 2, no bairro Bento Ferreira, em Vitória.
Último ano votando
O aposentado Edson Passos, 73 anos, conta que vota “desde cedo”, influenciado pela família, mas, por questões de saúde, que dificultam a locomoção, este pode ser seu último ano indo às urnas.
Para quais cargos serão as eleições neste ano?
Em 2024, as eleições são para os cargos de vereadores e prefeitos dos municípios capixabas. Neste ano, os eleitores votarão primeiro para vereador - com cinco dígitos - e em seguida para prefeito - com dois dígitos.
Nove urnas apresentaram problemas na 1ª hora de votação no ES
A votação começou sem intercorrências em todo o Espírito Santo, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Até o momento, nove urnas apresentaram problemas, com resolução no próprio local de votação, sem a necessidade de substituição.
Aposentado de 94 anos vota em Cachoeiro
O aposentado José Ferreira Rabelo, de 94 anos, já não é obrigado a votar, entretanto, fez questão de exercer seu direito neste domingo (6). Logo no início da manhã, se dirigiu ao EEEM CEI "Áttila de Almeida Miranda", no bairro Vila Rica, onde 4475 eleitores são aguardados nas Eleições de 2024.
Preciso da biometria para votar?
Não. Quem não tiver feito o cadastro biométrico poderá votar normalmente em 2024, já que a coleta das impressões digitais de todos os dedos das mãos, a assinatura e a foto digitalizada do eleitor, não é obrigatório. A medida serve apenas para garantir mais segurança ao processo eleitoral e evitar fraudes.
Votação em Linhares
Para não comprometer o domingo, a aposentada Edma Luiza Viçosa, 57 anos, votou na EMEF Marília de Rezende Scarton Coutinho, no bairro Interlagos, em Linhares, logo após a abertura dos portões.
Santinhos sujam calçada em frente a local de votação
Na EEEM Irmã Maria Horta, na Praia do Canto, em Vitória, eleitores encontraram um ambiente tranquilo e sem filas no início do período de votações. Do lado de fora, a via ficou cheia de santinhos de um candidato a vereador.
Após abertura dos portões, eleitores votam com tranquilidade
Apesar da fila registrada antes da abertura dos portões, a votação na Escola SEB, onde mais de 10 mil eleitores votam em Vila Velha, começou ágil e já é possível entrar no local de votação sem dificuldade.
Aplicativo e-Título já tem congestionamento
Quem não vai poder comparecer às urnas neste domingo (6) e já tentou justificar o voto pelo aplicativo e-Título, encontrou lentidão e congestionamento do sistema. A orientação automática é para que os eleitores tentem novamente em outro horário. Saiba como justificar o voto pela internet.
Mais de 10 mil eleitores votam no local
A fila de eleitores já dá a volta na Escola SEB, localizada na avenida Perimetral, bairro Coqueiral de Itaparica, em Vila Velha. Mais de 10,2 mil eleitores estão registrados para votar no local. Na via em frente ao colégio, santinhos de diversos candidatos estão espalhados.
Primeiro da fila
O aposentado Ezequias da Silva, 61 anos, foi o primeiro a entrar na fila para votar no Colégio Salesiano, da Avenida Vitória. Ele chegou ao local às 6h15, e deixou um recado aos demais eleitores: “Se você não votar, depois não tem direito de reclamar. Temos que saber quem a gente vai colocar lá.”
Votação em Linhares
Na EMEF Marília de Rezende Scarton Coutinho, em Interlagos, escola com maior número de eleitores de Linhares, a fila para votar teve início antes das 8h. Apesar da espera, a situação é tranquila no local.
Votação tem início
As urnas eletrônicas já estão prontas para receber os votos dos eleitores nos locais onde o fuso horário segue o horário de Brasília, como é o caso do Espírito Santo. A votação vai das 8h às 17h.
Eleitores fazem fila para votar em escola de Cariacica
Na EMEF Amenophis de Assis, no bairro Vale Esperança, em Cariacica, eleitores já faziam fila para votar antes mesmo da abertura dos portões.
Posso ir votar de chinelo e bermuda?
Sim, é permitido. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não proíbe que os eleitores estejam vestindo bermuda e chinelo no dia da votação, contudo, é preciso ter bom senso, pois ir sem camisa ou vestindo trajes de banho não é permitido.
O que funciona e o que não funciona neste domingo (6)
Por conta das Eleições municipais neste domingo (6), muitos estabelecimentos terão horário de funcionamento especial e alguns serviços oferecidos terão reforço ou serão suspensos, para garantir a tranquilidade do pleito deste ano e o deslocamento dos eleitores até os locais de votação. Confira a lista completa.
Disputa pela Prefeitura de Linhares
O deputado estadual Lucas Scaramussa (Podemos) permanece na liderança na disputa pela Prefeitura de Linhares, com 55% das intenções de votos válidos, de acordo com a segunda rodada da pesquisa Ipec, realizada a pedido da Rede Gazeta e divulgada na sexta-feira (4). Em segundo lugar na pesquisa, aparece o atual prefeito, Bruno Marianelli (Republicanos), com 38% das intenções de voto.
Quais documentos levar para votar?
Na hora da votação é preciso levar um documento oficial com foto, como a Carteira de Identidade, passaporte, Carteira de Trabalho, Carteira Nacional de Habilitação ou certificado de reservista (para homens que prestaram serviços militares na reserva).
Meia hora para o início da votação
As urnas eletrônicas estarão abertas para receber os votos dos eleitores das 8h às 17h, nos locais onde o fuso horário segue o horário de Brasília, como é o caso do Espírito Santo.
Disputa em Cachoeiro de Itapemirim
O deputado estadual Theodorico Ferraço (PP) caiu em relação à pesquisa de 16 de setembro, mas segue na liderança da disputa pela Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Estado, com 50% das intenções de votos válidos, de acordo com a última pesquisa eleitoral Ipec realizada no município a pedido da Rede Gazeta e divulgada na sexta-feira (4). Na sequência, aparecem o advogado Diego Libardi (Republicanos) e o vereador Léo Camargo (PL), empatados com 17% dos votos válidos cada um
Empate técnico em Colatina
A disputa para a Prefeitura de Colatina segue acirrada e mantém os dois primeiros colocados tecnicamente empatados na margem de erro, de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. Conforme aponta a pesquisa Ipec, o prefeito Guerino Balestrassi (MDB), que tenta a reeleição, registra 43% das intenções de voto, e o ex-deputado estadual Renzo Vasconcelos (PSD) surge logo atrás, com 39%, considerando os votos válidos.
Quem é obrigado a ir votar?
A lei brasileira prevê que o voto é obrigatório para homens e mulheres, alfabetizados, entre 18 a 70 anos. Idosos maiores de 70 anos, jovens de 16 e 17 anos e analfabetos podem votar, mas é facultativo.
Como confirmar o local de votação?
Os eleitores que precisarem confirmar qual será o local de votação conseguirão fazê-lo de três formas: consultando via aplicativo e-Título; acessando a assistente virtual Bel, desenvolvida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES); ou buscando diretamente no site do TRE-ES. Após a confirmação de alguns dados pessoais, como o número do título de eleitor e o nome completo, será repassado o endereço de onde fica a seção.
Consulta ao número dos candidatos
Para as Eleições 2024, A Gazeta lançou a Página do Candidato, na qual constam os dados pessoais de todos os candidatos a prefeito e vereador dos 78 municípios do Espírito Santo, incluindo o número de urna dos mesmos, o partido e a coligação, além de constar o valor dos bens declarados dos candidatos a prefeito.
Euclério mantém liderança em Cariacica
No segundo levantamento sobre a disputa para a Prefeitura de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB) mantém a preferência do eleitorado e aparece com 73% das intenções de voto, considerando os votos válidos, segundo a pesquisa Ipec divulgada no sábado (5). Às vésperas do pleito, Euclério foi internado em UTI do Hospital Meridional de Cariacica para tratamento de uma pneumonia.
Empate técnico na Serra
O ex-prefeito Audifax Barcelos (PP) segue liderando a corrida eleitoral visando ao comando da Prefeitura da Serra, com 37% dos votos válidos, conforme mostrou a última rodada da pesquisa Ipec. Já o ex-secretário de Estado de Turismo Weverson Meireles (PDT) tem 29% das intenções de voto, empatando com Audifax dentro da margem de erro, que é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.
Vila Velha pode escolher prefeito no 1º turno
Em Vila Velha, Arnaldinho Borgo (Podemos) tem ampla margem para se reeleger prefeito no primeiro turno das Eleições 2024 neste domingo (6). É o que aponta a pesquisa Ipec realizada a pedido da Rede Gazeta e divulgada no sábado (5), véspera do pleito. Ele conta com 77% da preferência do eleitor em votos válidos, ou seja, excluindo votos brancos, nulos e indecisos.
Pesquisa eleitoral: Pazolini mantém liderança na disputa pela Capital
O prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos) permanece na liderança na disputa pela Prefeitura de Vitória, com 50% das intenções de votos válidos, de acordo com a última rodada da pesquisa Quaest, realizada a pedido da TV Gazeta e divulgada no sábado (5). Na sequência, aparecem Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB), com 23%, e João Coser (PT), com 22%.
Opinião de A Gazeta
Como resolver os problemas da sua cidade? A resposta você pode dar neste domingo - Leia o editorial de A Gazeta
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.