A dois dias da eleição municipal, o deputado federal e ex-prefeito da Serra Sergio Vidigal (PDT) está na frente da disputa pela prefeitura com 56% das intenções de voto, considerando os votos válidos, de acordo com pesquisa eleitoral realizada pelo Ibope a pedido da Rede Gazeta. O levantamento foi realizado entre os dias 11 e 13 de novembro e divulgado nesta sexta-feira (13).
Em seguida, aparecem, tecnicamente empatados, Vandinho Leite (PSDB), com 16% da preferência do eleitorado, e Fabio Duarte (Rede), com 14%, ainda quando considerados os votos válidos. A margem de erro é de cinco pontos percentuais para mais ou para menos. Se o percentual do Ibope se confirmar no domingo (15), dia da votação, Vidigal estará eleito sem a necessidade de segundo turno.
Nesta segunda rodada, a última antes do dia da votação, A Gazeta apresenta o percentual de votos válidos de cada candidato em relação ao total de votos, excluindo, assim, os votos brancos e nulos e os indecisos. Isso é feito para facilitar a comparação com os resultados que vão ser divulgados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) no domingo (15). Na apuração, também são considerados apenas os votos válidos.
Se a eleição para prefeito da Serra fosse hoje e os candidatos fossem estes, em quem o(a) sr(a) votaria?
A soma dos percentuais pode não totalizar 100% em decorrência de arredondamentos.
O atual prefeito, Audifax Barcelos (Rede), venceu as duas últimas eleições e não pode disputar uma terceira vez consecutiva. Ele declarou apoio ao vereador Fabio Duarte. Audifax e Vidigal se alternam na Prefeitura da Serra desde 1997, com três mandatos para cada um. Vandinho Leite, que foi vice na chapa de Vidigal em 2016, passou a campanha defendendo a renovação na cidade e se coloca como opção para interromper o ciclo entre os dois.
Foram ouvidos 406 eleitores no município entre os dias 11 e 13 de novembro.
Sergio Vidigal leva vantagem sobre os outros candidatos em todos os grupos: nos recortes por renda, idade, sexo e religião. Considerando os votos que seriam válidos, dentro das intenções apresentadas pelos entrevistados, a maior base de apoio de Vidigal é entre os mais pobres, que recebem até um salário mínimo. Dentro deste grupo, o ex-prefeito é o candidato de 65% dos entrevistados.
Ele também se destaca entre os católicos (65%), no recorte por religião; e entre os mais velhos, com 55 anos ou mais (62%), na comparação por idade.
Vidigal tem maior dificuldade entre os eleitores com renda acima de dois salários mínimos, em que ele aparece com 48% das intenções, apesar de estar à frente dos demais candidatos. Neste grupo, entre os com maior renda, é que um dos outros candidatos mais se aproxima de Vidigal, com Fabio Duarte que recebeu a confiança de 18% dos entrevistados com este perfil.
Na pesquisa estimulada, incluindo o percentual dos que disseram que pretendem votar em branco ou anular o voto e também os indecisos, Vidigal aparece com 48% da preferência dos entrevistados.
Se a eleição para prefeito da Serra fosse hoje e os candidatos fossem estes, em quem o(a) sr(a) votaria?
O Ibope ainda questionou os eleitores quem eles acham que vai vencer a eleição, independentemente de em quem pretendem votar no domingo. Para 62% Vidigal será o prefeito eleito.
Independentemente da sua intenção de voto, na sua opinião, quem será o próximo prefeito da Serra?
O Ibope também perguntou em quem os eleitores não votariam de jeito nenhum. Vidigal também lidera este quesito, lembrado negativamente por 23% dos entrevistados, tecnicamente empatado com Vandinho Leite, com 19%; e Bruno Lamas, com 18%. Isso acontece porque a margem de erro é de cinco pontos percentuais para mais ou para menos, portanto, a rejeição de Vidigal pode ir de 18% a 28%.
Dentre estes candidatos a prefeito da Serra, em qual o(a) sr(a) não votaria de jeito nenhum? Mais algum? Algum outro?
A pesquisa eleitoral do Ibope foi realizada entre os dias 11 e 13 de novembro, com 406 entrevistas. O nível de confiança utilizado é de 95% e a margem de erro é de 5 pontos percentuais para mais ou para menos. Foram realizadas entrevistas pessoais com utilização de questionário elaborado de acordo com os objetivos da pesquisa. As pessoas selecionadas para as entrevistas são de acordo com as proporções na população de sexo, grupos de idade, instrução e atividade econômica. O levantamento está registrado no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo ES‐09344/2020.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta