Segundo os moradores de Cariacica, a saúde é uma área a ser melhorada na cidade
Segundo os moradores de Cariacica, a saúde é uma área a ser melhorada na cidade. Crédito: Prefeitura de Cariacica

Moradores de Cariacica pedem mais postos de saúde e vagas em creche

A Gazeta ouviu moradores para entender as necessidades da cidade e o que desejam melhorar em seus bairros na próxima gestão municipal

Tempo de leitura: 4min
Vitória
Publicado em 03/09/2024 às 18h05

Assuntos como saúde, educação, mobilidade urbana e saneamento básico sempre estão entre as demandas da população, já que afetam o dia a dia. E em ano de eleições municipais, isso se intensifica. Os cidadãos ficam ainda mais de olho nessas áreas para apontar aos candidatos a prefeito e vereador o que está bom e o que precisa ser melhorado na cidade.

Com esse objetivo, a reportagem de A Gazeta foi às ruas de Cariacica e ouviu moradores de alguns bairros do município. Além disso, lançou um formulário para entender quais são as principais demandas dos eleitores, que vão às urnas no dia 6 de outubro para eleger o próximo prefeito e os vereadores da cidade. 

Confira o que foi dito e fique ligado para saber se o seu candidato nas Eleições 2024 possui propostas para resolver as questões trazidas pela população.

Saúde

Entre todas as opções disponibilizadas no questionário e citadas nas entrevistas feitas a moradores de Cariacica, a mais lembrada  foi a saúde pública (50%). E, dentro desse tema, a opção mais pedida por quem respondeu o questionário foi “mais postos de saúde” (50%).

“Precisamos de hospital funcionando, posto de saúde funcionando”; “Quero que melhore a saúde no município.”; “A unidade de saúde, grande e pouca aproveitada” foram alguns dos pedidos feitos pelos moradores para a cidade.

Uma questão levantada em uma das entrevistas feitas pela reportagem foi a do Pronto Atendimento (PA) do Trevo de Alto Lage. A unidade de saúde foi alvo de críticas.

Rogério Soares

Morador de Itacibá

"A questão do PA do Trevo já é antiga. Precisa muito ser melhorado, tanto o atendimento quanto a forma como as pessoas são tratadas lá"

Outra reclamação foi a ausência de unidades de saúde em alguns bairros do município. “(Queremos) um posto de saúde que possa atender a região de Vila Capixaba, Santa Cecília e Dom Bosco, pois não temos aqui. Quando precisamos, temos que ir em outros bairros”, apontou um morador, por meio do formulário.

Em relação à saúde pública, cabe ao município oferecer serviços de atenção básica, como consultas, exames e medicações. De acordo com dados do Ministério da Saúde, aproximadamente 75% da população de Cariacica — que ultrapassa os 353 mil habitantes — tiveram cobertura da Atenção Primária em 2024. Isso equivale a 265 mil moradores.

Educação

Escola
Escola General Tibúrcio fica no bairro Porto de Santana. Crédito: Carlos Alberto Silva

O segundo tema mais votado pelos participantes do questionário foi a educação. Entre os entrevistados, 16,7% disseram que esse é um tema que deve ser aprimorado na cidade para o próximo mandato. O pedido mais comum é o aumento no número de vagas nas creches (41,7%).

“Cariacica não tem berçário e as mães têm que pagar fortunas para poder trabalhar”, reclamou uma moradora, por meio do formulário.

Assim como na saúde, o obrigação municipal na educação é básica. Segundo o artigo 211 da Constituição Federal, é dever do município fornecer serviços de educação infantil. Ou seja, cabe à prefeitura ofertar vagas em creches conforme a demanda.

Além da educação infantil, é de responsabilidade do município ofertar vagas em escolas de ensino fundamental. Alguns moradores também solicitaram que esse serviço seja aprimorado na cidade (29,2%).

“Uma crítica que eu faço aos políticos é que geralmente eles fazem obra para maquiar a cidade, embelezar. Praça, esses negócios. O básico mesmo que deveria ser importante cuidar, que é a saúde, educação e segurança, é deixado de lado”, analisou Alexsandro Miranda, morador de Cariacica.

Outras demandas

A saúde e a educação dominam os pedidos de melhoria em Cariacica, feitos por meio de questionário, mas outras áreas também foram mencionadas. Veja, a seguir, outras demandas da população.

Data: 03/12/2019 - ES - Cariacica - O trânsito da Índia é aqui, Avenida Expedito Garcia, em Campo Grande - Editoria: Opinião - Foto: Fernando Madeira - GZ
Trânsito também foi alvo de reclamações da população de Cariacica. Crédito: Fernando Madeira

Trânsito (8,3%): “A sinalização para carros é horrível. Sem placa, fiscalização. Temos carros e motos em alta velocidade, passando pela contramão etc.”

Iluminação pública (4,2%): “Precisamos de mais iluminação em todo o bairro”.

Lazer (4,2%): “Construção da praça. Arrancaram todas as árvores no espaço para iniciar as obras. Já passou quase 1 ano e até hoje não fizeram nada. Só trouxe transtorno para os moradores. Infelizmente, nosso bairro está jogado às traças. Não fazem nada de bom para melhorar em nada”.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.