Praia da Costa iluminada à noite
Praia da Costa iluminada à noite. Crédito: Everton Thiago/Secom PMVV/Divulgação

Moradores de Vila Velha querem ruas mais iluminadas e trânsito mais organizado

Entrevistamos moradores de alguns bairros do município Canela-Verde para entender as demandas da população para a próxima gestão

Tempo de leitura: 12min
Vitória
Publicado em 05/09/2024 às 17h00

Saúde, iluminação pública, educação, mobilidade. Às vésperas das eleições municipais de 2024, essas são algumas das principais demandas de moradores de Vila Velha para os bairros onde vivem. 

A reportagem entrevistou a população e também recebeu suas principais demandas por meio de um formulário publicado no site A Gazeta, com o objetivo de saber justamente o que o eleitor canela-verde, que vai às urnas no próximo dia 6 de outubro para eleger prefeito e vereadores, mais pede para sua comunidade.

Em nota, a Prefeitura de Vila Velha disse ter 24 unidades de saúde, todas com estratégia da família. Acrescentou que modernizou o parque de iluminação pública com luminárias de LED, propiciando segurança aos pedestres e veículos. Sobre o trânsito disse que tem implementado semáforos inteligentes e também em ciclovias para mobilidade. Confira nota na íntegra ao final da reportagem.

Iluminação Pública

No formulário, os cidadãos da cidade puderam indicar o que gostariam que melhorasse no município canela-verde. E um dos assuntos mais mencionados foi a iluminação pública (34,4%).

Uma das reclamações é de que, em algumas ruas, a iluminação não é suficiente, o que gera um sentimento de insegurança. “As ruas são muito escuras, fica perigoso. Eu mesma não gosto de andar aqui de noite, só de carro”, afirmou Saádia Nascimento, moradora do bairro Aribiri.

O morador Ubiratan de Souza Fernandes respondeu ao questionário feito pela reportagem e pediu para que a iluminação de Rio Marinho e bairros adjacentes recebesse uma atenção da prefeitura de Vila Velha.

Trânsito

Trânsito intenso no Centro de Vila Velha
Trânsito intenso no Centro de Vila Velha. Crédito: Vinicius Zagoto

No questionário, 37,5% responderam que o trânsito é algo que deve ser melhorado no município e 21,9% pediram para que o trânsito fosse mais organizado, com sinalização adequada e mais faixas de pedestre nos bairros.

Um exemplo é a Avenida Jerônimo Monteiro, localizada no bairro Garoto. Segundo Paula Bungenstab Massini, o local só possui dois semáforos e relatou o seguinte: “Estou cansada de socorrer pessoas em acidentes na frente da minha casa”.

Ainda segundo ela, a ouvidoria disponibilizada pela prefeitura de Vila Velha foi acionada para que fosse instalado um semáforo na região, porém o pedido não foi atendido e não recebeu um retorno.

Além da sinalização, um problema que aflige os moradores da cidade é grande fluxo de carros, que gera congestionamentos em determinados horários do dia. Para Dênis Guimarês, morador do Ibes, a solução é a criação mais ciclovias.

“A cidade como um todo melhora com ciclovia. Eles fazem na orla das praias e nas grandes avenidas, mas dentro da cidade também tem que haver, porque muita gente anda de bicicleta”, pediu.

A lógica é simples: quanto mais pessoas andando de bicicleta, menos carros nas ruas e, consequentemente, menos trânsito.

Saúde

Unidade de Estratégia de Saúde da Família em Terra Vermelha, Vila Velha
Unidade de Estratégia de Saúde da Família de Terra Vermelha. Crédito: Ricardo Medeiros

Uma demanda comum da população é a saúde pública. No questionário, 25% das pessoas responderam que essa é uma área que deve ser aprimorada em Vila Velha, e 12,5% pediram a implantação de mais postos de saúde.

Afinal, o que é atribuição da prefeitura quando o assunto é saúde pública?

Segundo a Lei Orgânica da Saúde (LOS), é de competência do município oferecer os serviços da atenção básica e primária, como consultas de rotina, exames e vacinas, ou seja, serviços de baixa complexidade.

Esses serviços são encontrados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), os famosos “postinhos de bairro”. Eles atendem uma determinada região da cidade e são responsáveis por ofertar esse tipo de cuidado básico do cidadão. 

A moradora do Ibes, Patrícia Oliveira, pede melhorias no atendimento de saúde. "São poucas vagas de atendimento e muita demora para sair o resultado dos exames".

Uma reclamação que recebemos através do questionário foi sobre a UBS do bairro Santa Rita. Segundo Dayany Reis, que relatou o problema, o local possui pouca ou nenhuma oferta de vaga para consultas com especialistas e exames preventivos.

Entretanto, a Prefeitura de Vila Velha (PMVV) explicou, em nota, que a finalidade da Unidade Básica de Saúde com Estratégia de Saúde da Família não é a oferta de consultas com especialistas, "mas sim com médicos generalistas que irão avaliar a necessidade de encaminhamento a médicos especialistas".

"Caso seja necessário, o munícipe será encaminhado por meio do sistema de regulação de vagas municipal/estadual. A lógica é que 80% dos problemas de saúde se resolvam nas Unidades de Saúde que são a porta preferencial de entrada do sistema", informou a PMVV. 

Segundo dados da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (Saps) do Ministério da Saúde, cerca de 72% dos habitantes de Vila Velha possuem cobertura da Atenção Primária à Saúde (APS).

Além disso, os municípios são responsáveis por realizar a Estratégia de Saúde da Família (ESF), que são Unidades de Saúde que possuem equipes com o intuito de realizar visitas aos lares dos moradores da região onde se encontram, para fazer um acompanhamento médico dos moradores.

As equipes da ESF são compostas por um médico generalista, um enfermeiro, técnico e auxiliar de enfermagem, dentista e auxiliar de saúde bucal. Eles são responsáveis por monitorar o estado de saúde, as carteirinhas de vacinação entre outras coisas.

A Prefeitura informou que Vila Velha possui 24 Unidades de Saúde e que todas elas são de Estratégia de Saúde da Família.

Outras demandas

Educação, drenagem e saneamento são outras exigências dos moradores de Vila Velha
Educação, drenagem e saneamento são outras exigências dos moradores de Vila Velha. Crédito: Everton Thiago/Secom PMVV/Divulgação; Ricardo Medeiros e Marcelo Prest/GZ

Outras áreas do cotidiano em sociedade receberam votos no questionário, como a educação (25%), pavimentação e drenagem da chuva (21,9%), saneamento (34,4%) e emprego (9,4%).

Alguns pedidos dos participantes chamaram a atenção, como uma obra para tampar o Canal da Costa, mais conhecido como valão, do início da Terceira Ponte até após o Shopping Praia da Costa.

Outro anseio dos moradores foi a limpeza pública, exigindo coleta seletiva e a criação de mais áreas verdes. “A parte de limpeza urbana, de assistir o bairro, de verificar, não somente onde as pessoas vão olhar, mas onde tenha necessidade”, disse José Guilherme Machado, morador da Praia da Costa.

Correção

5 de setembro de 2024 às 22:42

Após a publicação desta reportagem, a Prefeitura Municipal de Vila Velha procurou a redação de A Gazeta para corrigir informações sobre número de unidades de saúde na cidade, a realização de exames e fornecer dados sobre o serviço de saúde de modo geral em Vila Velha. O texto foi atualizado.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Educação Saúde Vila Velha Eleições ES 2024 trânsito Iluminação Saneamento

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.