Um vídeo onde um morador de Iconha reclama da dificuldade de conseguir colchões para os afetados pela enchente que causou destruição em municípios do Sul do Espírito Santo devido à falta de documentação viralizou e gerou muitos questionamentos nas redes sociais sobre como é feita a entrega das doações na cidade.
A Prefeitura de Iconha, que está responsável pelo recebimento e distribuição de todas as doações na Associação dos Caminhoneiros do Sul do Espírito Santo (Ascames), emitiu uma nota explicando que é feito um cadastro básico contendo ao menos nome e endereço, necessários para subsidiar recursos em prol da reconstrução da cidade.
O assessor de comunicação Vinicius Figueira, fonte indicada pela Prefeitura de Iconha, explicou que muitas pessoas perderam os documentos e não ficarão desassistidas por conta disso. Isso seria desumano. Estamos pegando o nome, porque esses dados serão enviados a órgãos, como o Ministério Público Estadual. Informações iniciais como nome, sobrenome e local onde residem nos ajudarão a fazer o cadastramento mais completo depois.
Vinícius informou ainda que o município entende que a situação é difícil e preocupante para todo mundo. É difícil controlar o estresse a aflição das pessoas agora, mas estamos tentando manter o equilíbrio e conduzir da melhor forma, assistindo e cuidando de todo mundo, porque sabemos que tudo virou uma catástrofe, explicou.
O coordenador paroquial de Iconha, Alessandro Gomes, falou sobre como está sendo feito a recepção de alimentos na igreja. "A orientação é a mesma dada anteriormente. A igreja está recebendo apenas alimentos prontos e todas as outras doações devem ser feitas na Ascames."
O governo do Estado, citado no vídeo como responsável por pedir o CPF aos moradores, através de uma assistente social, emitiu uma nota informando que não está responsável pelo serviço de recebimento e distribuição dos colchões e outras doações.
A Secretaria de Estado do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) informa que não há nenhum servidor da Pasta atuando na distribuição de donativos às vítimas das chuvas que atingiram municípios da região sul do Espírito Santo.
A Setades comunicou ainda que nesta terça-feira (21) será encaminhada uma equipe ao município de Iconha para realizar levantamento e cadastro de famílias afetadas pelo desastre. "Desde o ocorrido, o governo do Estado não tem medido esforços para atender a população das cidades duramente castigadas pelas chuvas, diz a nota.
Donativos: cesta básica, água, produtos de limpeza e colchões;
Horário: 8h às 17h
Locais: Centro de Iconha Rodoviária; Ilha do Coco e Jardim da Ilha - Igreja católica da Ilha; Santa Luzia - Igreja Católica; Bom Destino - Igreja Católica e Batista; Ilha de Santo Inácio - Associação de Moradores; Monte Belo - Casa de Leia e Tasila; e Duas Barras - Casa de Maria Moreli
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta