Nesta semana, duas notícias em torno do desenvolvimento de vacinas contra novo coronavírus movimentaram o Brasil: a divulgação de que o imunizante elaborado na Universidade de Oxford, na Inglaterra, produziu bons resultados em ensaios clínicos iniciais e a chegada ao país das doses da chinesa CoronaVac, também bem-sucedida nos primeiras fases, que agora será testada em centros de pesquisa brasileiros.
Junto com as boas notícias da ciência, porém, surgiu também a politização do assunto. Da mesma forma que aconteceu com as medidas de isolamento social e com o uso de cloroquina, por exemplo, agora é o imunizante, único caminho para que o mundo supere a pandemia, que sofre com a polarização.
Nas redes sociais, há um claro receio com a CoronaVac, pelo fato de ter sido produzida na China. O analista de dados Pedro Barciela coletou mais de 60 mil comentários postados sobre as vacinas de Oxford e da China no Facebook, para medir a recepção aos imunizantes. O resultado, publicado no blog Essa Tal Rede Social, mostrou que 68% dos comentários sobre a substância chinesa foram em tom de crítica, incluindo opiniões xenófobas, enquanto 61% das avaliações postadas sobre a de Oxford são positivas.
"Um dos principais questionamentos é: o que aconteceria com o Brasil, nesse momento, caso a vacina chinesa fosse identificada como a que tem melhor potencial para combater o Covid-19? A possibilidade de uma Revolta da Vacina 2.0 seria bem plausível", escreveu Barciela em seu perfil no Twitter, ao comentar o levantamento.
Nas redes sociais de A Gazeta, o cenário não é diferente do registrado pelo analista. A maioria dos leitores manifesta a intenção de não tomar a CoronaVac, ao mesmo tempo em que apoia a AstraZeneca, de Oxford. Confira alguns comentários:
Eu é que não tomo. Tomo, sim, a brasileira, a da Rússia etc.. menos a da China. (Rejane Shimba)
A China comunista, assassina e arrogante tem que vir a público pedir desculpa para as famílias de todo o mundo e reparar o caos econômico O Brasil nunca será vermelho! Vacine só quem idolatra a China! (Marco Aurelio)
Essa vacina é só pra comunistas, hein, galera! Cidadãos de bem conservadores de direita continuem com a cloroquina. (Manoel Queiroz)
Vamos deixar a chinesa para vocês. Vamos aguardar a de Oxford e deixar essa para vocês, inclusive o teste em humanos está sendo aqui. (Maria Revalle)
Sinceramente, o Brasil parou na Idade Média. O povo acredita em todo tipo de teoria da conspiração que vê na internet. O pior é ver as pessoas acreditando em cloroquina recomendada por um cara que não entende absolutamente nada de medicina, mas não acreditando nos maiores cientistas do Brasil e do mundo. (Tiago Dias)
Os vermelhos podem tomar a vacina da China e os verde-amarelo a de Oxford, vida que segue. (Duarte Gonçalves Ribeiro)
Os bolsonaristas tomam cloroquina e deixam as vacinas pros comunistas, socialistas, radialistas, jornalistas e tudo que termina em ISTA. (Amarildo Morais)
Nossa, gente até nisso vocês colocam política. Misericórdia! (Vilma Magalhães Brusqui)
Só uma dúvida: por que não testam lá na China, por que tem que ser aqui no Brasil? Eu jamais seria cobaia da China… (Gilson Souza)
Gilson Souza, porque é necessário que várias pessoas de culturas e raças diferentes tenham a experiência para saber a eficácia! A heterogeneidade da amostra em uma vacina é bom e dá maior credibilidade, visto que há diferenças dependendo dos hábitos, doenças de base e raça. (Layse Morais)
Me desculpe, está sendo meio xenófobo, mas fico com o pé atrás em relação à vacina da China. Torcendo para essa de Oxford dar certo. (Jorge Junior)
A de Oxford eu tomo, a chinesa nem pensar. (Maria Bell Souza Santos)
Já é difícil uma boa notícia, quando tem alguma, fica um monte de gente colocando “porém”. (Di Luka)
Excelente notícia!! E ciência acima de tudo e de todos! (Jardel Siqueira)
Tá, mas quando iremos tomar? Quando sairemos dessa prisão domiciliar? O que nos interessa é saber essa resposta é não esse mimimi e tititi, já deu né. (Marlene Ambrosio Oliveira)
O vírus “sai” da China, eles “criam” a vacina e vendem para o Brasil, ou vocês acham que vieram de graça?! (Paulo de Jesus Santos)
Deus me livre. O Brasil não devia aceitar nada de remédio que vem da China. Só doido para tomar remédio ou usar máscara daquele país. (Mercedes Oliveira)
Este vídeo pode te interessar
Como foi que o povo emburreceu tanto nos últimos anos? Teorias de conspiração, negação de ciência… (Diego Henrique)
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.