O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 1,1% em 2019, primeiro ano do governo do presidente Jair Bolsonaro, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (4) pelo IBGE. Foi o terceiro ano seguido de fraco crescimento da economia brasileira.
O resultado é menos da metade do projetado inicialmente pelos economistas. Em dezembro de 2018, às vésperas da posse do presidente Jair Bolsonaro, analistas do mercado financeiro renovaram a aposta na retomada e projetaram crescimento de 2,55%.
Momentos após a divulgação dos dados, o presidente Jair Bolsonaro ironizou o resultado fraco. Na entrada do Palácio da Alvorada, ele foi perguntado pelos jornalistas sobre o PIB.
"PIB? PIB? O que que é PIB? Pergunta o que que é PIB", disse Bolsonaro ao comediante Márvio Lúcio dos Santos Lourenço, da TV Record. Os jornalistas presentes insistiram na pergunta, mas o presidente se negou a responder e, minutos depois, deixou o local.
O resultado abaixo do esperado e a reação de Bolsonaro foram bastante debatido pelos leitores de A Gazeta nas redes sociais. Confira alguns comentários selecionados:
Colocar humorista para tentar tirar o foco do fracasso do PIB é um deboche de Bolsonaro com os 12 milhões de desempregados e 38 milhões de brasileiros que estão na informalidade e sem direitos trabalhistas. Em vez de apresentar soluções, o presidente humilha essas famílias. (Gean Carlos Dahora)
Já era perceptível! Emprego em baixa, o número de ambulantes nas ruas e ônibus está absurdo, o número de mendigos cresce a cada dia… (Roberto Vieira)
Dá a impressão de que governar um país não é coisa séria. Lamentável termos que conviver com isso, acho um desrespeito à nação. Mas nada é para sempre. Um dia o mandato acaba e talvez tudo isso que estamos vivendo apareça apenas como um triste capítulo na História do Brasil. Mais um… (Manuel Ramos)
Votei nesse governo para retirar o PT do poder. Mas, sinceramente, essa não é a postura de um presidente ao se tratar de um assunto tão sério. Um fato que impacta a todos nós e, pelo jeito, ele levando como sempre na brincadeira. Governar um país é muito além que atitudes como essa. (Steid Schwan)
É o que Bolsonaro sabe oferecer, espetáculo para esconder o serviço que ele nunca vai saber fazer para atender o país! Tristeza demais! Até quando? (Rodrigo dos Anjos)
Tá bom, né? Nos últimos anos só caía. Em um ano impossível recuperar 16 de roubalheira. (Renato Moreira)
No primeiro mandato de Lula, o Brasil cresceu em média 3,5% ao ano. No segundo, 4,6%. Com Dilma, sob o impacto de 2008 e o fechamento da China, o ritmo caiu para 2,35%, mas é mais do que o dobro do desempenho de Jair Bolsonaro e Paulo Guedes, sem falar no fiasco de Michel Temer. A previsão do mercado para o PIB de 2019 após a eleição de Jair Bolsonaro era RTI: 2,4%, Focus: 2,55%, IPEA: 2,7%, Credit Suisse: 3%, XP: entre 2,5% e 3,5%. A realidade: 1,1%. O que aconteceu, Deus Mercado? Vamos ter que tirar a Dilma? (Tiagos Rg)
A esquerda deixou 14 milhões de desempregados, fábricas e pequenos negócios tiveram que demitir e fechar as portas… Mais já começamos a sair, um pouco lento, pois o buraco deixado é grande, hoje estamos com 11,9% de desemprego e um leve aumento no PIB. (Ítalo Spagnol)
Bem decepcionante, o menor dos últimos três anos. Volta, Temer. (Luciano José Quintão Teixeira)
Pelo menos houve crescimento e não decréscimo! (Dalcy Hespanhol)
O resultado de 2019 é relíquia deixada pelo medíocre petismo, devagar chegaremos lá! O cego que não quer ver que estamos indo no caminho certo! (Daniel Caldonho Santuchi)
Todo dia uma vergonha diferente… (Jessica Ambrosio)
Governo ideológico. Acha que o livre mercado é a solução de todos os mares da sociedade. (Alex Barbosa Alves)
Bolsonaro está certinho em não responder, porque se comenta eles caem matando... eles ficam só na expectativa para criticar a fala dele, já é de praxe isso! Parabéns, Bolsonaro. (Nino Forechi)
Claro! E assim, nesse showzinho perante a plateia, Jair não precisou responder às perguntas dos jornalistas sobre a economia. E viva o pão e o circo. (Andréa Gazen de Astorga Dovera)
Foi top a aparição do humorista. Tudo que o presidente fala é distorcido, mesmo então vamos de humor. (Davi Oliveira)
O que tem de gente aqui no Espírito Santo que ainda passa pano para qualquer coisa que esse governo faz! Os comentários são inacreditáveis. (Igor Morais)
Sensacional. A impressa é uma piada. (Fernanda Caliman)
Governo da piada pronta, governo que ataca imprensa tem traços fascistas. (Felipe Peo)
Este vídeo pode te interessar
Sem crescimento do PIB não há aumento de salário e investimentos. (Jose Carlos Oliveira)
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.