> >
BMW inicia vendas do iX M60 no Brasil, SUV elétrico com 619 cv de potência

BMW inicia vendas do iX M60 no Brasil, SUV elétrico com 619 cv de potência

Versão esportiva do utilitário passa a ser, segundo a montadora, o veículo mais potente da BMW no país

Publicado em 1 de agosto de 2023 às 16:51

Ícone - Tempo de Leitura 5min de leitura
 BMW iX M60 2023
O BMW iX M60 acelera de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos e chega a 250 km/h. (BMW/Divulgação)

Com a sua chegada no país confirmada no final do mês passado, a BMW não demorou a cumprir a promessa, ao apresentar a versão esportiva do SUV elétrico BMW iX M60, já disponibilizando o carro para vendas no Brasil. Com 619 cv e 1.015 Nm de torque, a versão passa a ser, segundo a montadora, o veículo mais potente da BMW no Brasil. Os preços não foram divulgados.

Equipado com dois motores, um no eixo dianteiro e um no eixo traseiro, o BMW iX M60 tem tração integral xDrive de série. São 96 cv e 250 Nm de torque a mais do que a versão xDrive50. Com esse conjunto, o BMW iX M60 acelera de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos, enquanto a velocidade máxima é limitada a 250 km/h.

Com bateria de capacidade total de 111,5 kWh, o modelo tem alcance de 431 quilômetros no ciclo de testes do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV). O modelo vem de série com dois carregadores, um portátil de até 11 kW e uma wallbox de até 22 kW. Ambos possuem padrão de tomada tipo-2, internacional.

 BMW iX M60 2023
O modelo vem de série com dois carregadores, um portátil e uma wallbox. (BMW/Divulgação)

Visualmente, a versão M60 segue as linhas das versões já à venda do BMW iX no Brasil, a xDrive50 e xDrive40, com algumas diferenças, como as rodas de 22 polegadas, com novo design. Nos freios M Sport, as pinças são pintadas de Dark Blue e o modelo tem acabamentos externos em Titanium Bronze Finish.

A grade é produzida com nanotecnologia, sendo capaz de se recuperar de pequenos danos por conta própria, conforme descreve a montadora. Além disso, a grade protege boa parte dos sistemas semiautônomos e de segurança ativa que equipam o BMW iX e possui pequenos filamentos de aquecimento, que limpam ou secam a superfície para manter todos os sistemas funcionando.

BMW IX M60 conta com tela curva

 BMW iX M60 2023
O modelo é equipado com uma tela curva composta por painel de instrumentos e central multimídia. (BMW/Divulgação)

Por dentro, o modelo é equipado com BMW Curved Display, uma tela curva composta por uma tela de informações de 12,3 polegadas atrás do volante e outra tela de 14,9 polegadas que faz o papel de central multimídia compatível com Apple Car Play e Android Auto. Por meio do sistema Shy Tech é possível controlar as funções do multimídia por comandos de voz, gestos, tato ou pelos botões no console central.

O ar-condicionado é ajustável em quatro zonas, tem comandos touchscreen e filtro de nanofibra para purificar o ar da cabine. O sistema de som é da Bowers & Wilkins Diamond Surround e tem 30 alto-falantes – inclusive dentro dos bancos -, 1.615W de potência e função 4D.

Outro destaque é o teto solar panorâmico, que não tem cortina para proteção solar e sim uma tecnologia que permite que o vidro se torne fosco. A tecnologia usa eletricidade para acionar uma membrana interna do vidro que é usada nas janelas dos aviões da Boeing.

 BMW iX M60 2023
Teto solar panorâmico tem tecnologia que permite que o vidro se torne fosco. (BMW/Divulgação)

O modelo tem ainda a Digital Key Plus que substitui chaves físicas do veículo para a abertura das portas e ignição do motor. Com a tecnologia UWB (banda ultra larga), não há mais a necessidade de aproximar o smartphone ou smartwatch da maçaneta do veículo para abri-lo e do carregador sem fio para ligar o motor.

Há ainda a Realidade Aumentada BMW, que utiliza as câmeras do iX para projetar uma espécie de realidade aumentada na tela multimídia e facilitar a visualização do motorista em determinadas situações, como estacionamento.

Assistente pessoal

 BMW iX M60 2023
Modelo tem ar-condicionado ajustável em quatro zonas. (BMW/Divulgação)

O modelo conta ainda com uma função especial de navegação, onde o motorista insere o seu destino e o carro recalcula o alcance máximo possível, de acordo com o nível da bateria.

O sistema de regeneração de energia dos freios, funciona diretamente interligado aos sistemas do carro e é capaz analisar o mapa de GPS por onde o carro está transitando. Se detectar, por exemplo, uma situação na qual o motorista será efetivamente obrigado a frear, como um cruzamento, o carro, automaticamente, aumenta o sistema de regeneração de energia. Dessa forma, o motorista usa menos o sistema de freios e, ao mesmo tempo, recupera mais energia para as baterias.

Com a Assistente Pessoal Inteligente BMW (Intelligent Personal Assistant), o veículo é capaz de analisar o caminho que está sendo feito, cruzar com os dados de horário e destino, para ter ações espontâneas que já foram feitas previamente pelo condutor, como por exemplo, abrir sozinho o vidro do motorista para abrir o portão eletrônico da residência. O assistente é capaz de executar inúmeras funções no veículo ou explicar o funcionamento de equipamentos.

 BMW iX M60 2023
O BMW iX se comporta como veículo semiautônomo, acelerando, freando e com capacidade de fazer curvas. (BMW/Divulgação)

Segurança

Além da proteção acústica para pedestres, o BMW iX também possui sons para “aumentar a emoção de quem está ao volante”. Chamada de BMW IconicSounds Electric, a função inclui trilhas compostas por Hans Zimmer para proporcionar ainda mais conexão emocional entre os ocupantes e o veículo.

No quesito auxílio e proteção do motorista e passageiros, o BMW iX vem equipado com o sistema Driving Assistant Professional. Ele engloba uma série de assistentes, como ACC (Controle de Velocidade de Cruzeiro Ativo) e o Lane Keeping Assistant.

Com eles acionados, o BMW iX se comporta como veículo semiautônomo, acelerando, freando e com capacidade de fazer curvas. Para isso, cinco câmeras, cinco sensores de radar e 12 sensores ultrassônicos são usados ​​para monitorar os arredores do veículo.

 BMW iX M60 2023
O sistema de regeneração dos freios funciona diretamente interligado aos sistemas do carro. (BMW/Divulgação)

Com o Parking Assistant Professional, o BMW iX estaciona 100% sozinho, sem precisar do motorista acelerar ou frear. Basta ativar o sistema e acompanhar as manobras pela tela do sistema multimídia por meio das câmeras.

Há ainda alertas visuais e sonoros, de condições de tráfego cruzado, riscos de colisão traseira, mudanças involuntárias de faixa de rolamento e controle e prevenção de aproximação frontal, entre outras funções.

Com informações da BMW.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais