A Volkswagen anunciou, nesta sexta-feira (2), um plano de investimentos no Brasil que vai totalizar R$ 16 bilhões, até 2028. Entre as novidades, está previsto o lançamento de 16 novos veículos, incluindo quatro inéditos, sendo uma nova picape. A expectativa é de que seja uma intermediária para competir na mesma categoria que a Fiat Toro, Ram Rampage e Chevrolet Montana.
Sobre a especulação da volta do Gol, não foi dito nada, principalmente depois da polêmica postagem da prefeitura de Taubaté, que publicou sobre o retorno do compacto em forma de SUV. Entre as novidades ainda está prevista uma plataforma inédita com foco na sustentabilidade e um novo motor mais eficiente para veículos híbridos.
“A Volkswagen reafirma sua confiança no Brasil e mais que dobra seus investimentos para R$ 16 bilhões. Vamos lançar 16 novos veículos até 2028, incluindo modelos híbridos, 100% elétricos e Total Flex. No primeiro momento, o novo aporte já contempla o desenvolvimento e a produção de projetos inovadores e com foco em descarbonização para as quatro fábricas da Volkswagen do Brasil”, afirma Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil.
Os novos investimentos anunciados pela Volkswagen do Brasil, impulsionam o desenvolvimento de novas tecnologias com foco na tecnologia e sustentabilidade no País, tendo em vista o plano Mobilidade Verde (Mover), lançado pelo governo federal no final de 2023.
No primeiro momento, o novo aporte da montadora contempla o desenvolvimento e a produção de quatro novos veículos, inéditos no portfólio da Volkswagen do Brasil. Segundo a marca, os novos modelos serão fundamentais para impulsionar a estratégia de descarbonização na Região América do Sul, alinhada à estratégia global Way to Zero, que prevê a neutralidade de carbono em todas as unidades da Volkswagen no mundo, considerando produtos e processos.
Os novos projetos também marcam a chegada de uma nova plataforma no Brasil: o projeto MQB Hybrid, que comporta uma combinação de sistemas de combustão e eletrificação, utilizando sistema de alta voltagem. O novo projeto MQB Hybrid da Volkswagen conta com uma nova arquitetura eletrônica que permite mais conectividade e oferece ainda mais segurança por meio da tecnologia de ADAS (Advanced Driver Assistance System). Além disso, oferece ainda mais conforto e aumento do espaço interno, segundo a montadora.
Desenvolvida com a participação da Engenharia da Volkswagen do Brasil especialmente para a Região SAM (South America – América do Sul), a nova plataforma está sendo desenvolvida utilizando recursos de tecnologia de simulação da virtualidade.
Os investimentos no projeto envolvem a ampliação da capacitação de equipes. Os novos modelos eletrificados que chegarão nos próximos anos se somarão aos recém-lançados veículos 100% elétricos ID.4 e ID܂Buzz (Kombi elétrica) já oferecidos no País pelo programa de assinatura de veículos da marca desde o ano passado.
A nova ofensiva de produtos inclui ainda dois veículos inéditos a serem produzidos na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP). Na fábrica da Volkswagen em São José dos Pinhais (PR) será produzida uma picape inédita. Provavelmente voltada para a categoria intermediária, uma vez que a empresa confirmou a continuidade da produção da Amarok, que segue na fábrica de Pacheco, na Argentina.
Já a unidade da marca em Taubaté (SP) fabricará um automóvel inédito, 100% desenvolvido no Brasil e a fábrica de motores da Volkswagen do Brasil, em São Carlos (SP), vai produzir um novo motor totalmente focado em veículos híbridos.
Com informações da Volkswagen.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta