> >
Fortalecimento dos músculos: veja os benefícios de andar de skate

Fortalecimento dos músculos: veja os benefícios de andar de skate

O esporte traz inúmeros benefícios para o corpo e a mente, promovendo a saúde física e o bem-estar emocional

Publicado em 16 de setembro de 2024 às 09:00

Ícone - Tempo de Leitura 4min de leitura
Mulher andando de skate
Uma das grandes vantagens de andar de skate é o fortalecimento das articulações. (Shutterstock)

Manter uma rotina de exercícios é uma dificuldade comum, muitas vezes por falta de tempo ou pela rotina atribulada. Adicionar uma atividade física ao cotidiano pode parecer inviável, e os custos associados a alguns esportes e academias também são um empecilho para muitos. Buscando meios de controlar isso, o skate se destaca como uma excelente solução: é acessível, versátil e pode ser facilmente incorporado ao dia a dia. Além de ser uma atividade de baixo custo, o skate traz inúmeros benefícios para o corpo e a mente, promovendo a saúde física e o bem-estar emocional.

Historicamente marginalizado e visto apenas como uma forma de diversão, o skate hoje é reconhecido como um caminho para um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Com diversas modalidades e acessível a pessoas de todas as idades, o skate ultrapassa também a barreira do esporte, atingindo áreas como o estilo de vida, a moda e até o ciclo social em que a pessoa participa.

Considerando esse histórico e o fato de o skate ser frequentemente associado a um grupo específico (jovens), decidimos apresentar maneiras práticas de introduzir o skate no dia a dia. A atividade pode ser inclusiva e acessível para todos, destacando os benefícios físicos, mentais e sociais que o skate pode proporcionar.

Benefícios físicos

Uma das grandes vantagens de andar de skate é o fortalecimento das articulações. A prática regular ajuda a fortalecer os músculos. De acordo com Aline Dantas, professora de skate e profissional de educação física, os movimentos realizados sobre o skate exercitam os músculos das pernas, glúteos, abdômen e lombar.

“Andar de skate atinge diversos grupos musculares, com ênfase nos membros inferiores e no tronco. As pernas e os glúteos são especialmente exigidos, já que o impulso e o equilíbrio dependem dessas regiões. Além disso, o core (abdômen e lombar) é constantemente ativado para manter o equilíbrio e a postura durante as manobras. Os membros superiores também são trabalhados, embora em menor intensidade, principalmente para auxiliar no equilíbrio e controle do corpo”.

Andar de skate também traz melhorias significativas para o sistema cardiovascular. A atividade aumenta e regula os batimentos cardíacos, o que melhora a circulação de oxigênio no corpo e contribui para um melhor funcionamento do organismo como um todo.

Outro benefício da modalidade é ter a possibilidade de queimar até 500 calorias por hora. No entanto, esse valor pode variar significativamente dependendo de diversos fatores, como a modalidade de skate praticada, a intensidade da sessão, o peso do praticante e a duração da atividade. Modalidades que envolvem mais manobras, saltos e movimentos contínuos tendem a queimar mais calorias, enquanto sessões mais leves e recreativas podem resultar em um gasto energético menor. É importante ajustar a prática às condições individuais para maximizar os benefícios.

Impactos positivos

A prática do esporte tem efeitos positivos na saúde mental, ajudando a aliviar o estresse e a ansiedade. Segundo Aline, a concentração exigida nas manobras permite um desligamento temporário das preocupações cotidianas, funcionando como uma forma de meditação ativa. Além disso, a superação de desafios constantes no skate aumenta a autoconfiança, enquanto a produção de endorfina e dopamina durante a atividade promove uma sensação de bem-estar e prazer.

Socialmente, o skate é um esporte inclusivo e democrático, a formação de grupos e amizades através da prática é comum. “Ele permite que as pessoas se expressem livremente, criando um ambiente propício para o surgimento de novas amizades. Como parte de uma cultura, o esporte também oferece uma nova forma de ver e vivenciar a vida, servindo como ferramenta de transformação social”, contou a especialista.

Dicas para introduzir o skate na rotina

  1. Escolha a modalidade certa: o skate oferece diversas modalidades, cada uma adaptada a diferentes tipos de atividades e preferências pessoais. As modalidades mais comuns incluem o street, que é focado em obstáculos urbanos como escadas, corrimões e bancos, ideal para quem gosta de um desafio técnico; o longboard, que simula o surf, é ideal para descer ladeiras e fazer curvas amplas e fluidas. Identificar qual modalidade combina mais com o seu estilo de vida é o primeiro passo.

  2. Comece com o equipamento adequado: escolher o skate certo é fundamental para uma prática segura e prazerosa. Sempre adquira seu skate em lojas especializadas, onde você terá acesso a produtos de qualidade e adequados para cada modalidade;

  3. Integre o skate na sua rotina: para tornar o skate uma parte regular do seu dia, comece incorporando-o em atividades cotidianas. Por exemplo, use o skate como meio de transporte para distâncias curtas, como ir até o mercado ou ao trabalho. Isso não só economiza tempo, como também transforma a locomoção em uma atividade física;

  4. Defina um tempo para praticar: se tiver interesse em desenvolver suas habilidades é importante reservar um tempo específico para a prática. Dedique alguns minutos do seu dia, para praticar manobras ou simplesmente andar de skate. Isso ajuda a criar uma rotina consistente e auxilia no desenvolvimento e na vontade de sempre continuar andando;

  5. Comece devagar e evolua aos poucos: se você é iniciante, comece com sessões curtas e focadas em dominar o básico, como o equilíbrio e as manobras simples. À medida que se sentir mais confiante, aumente a intensidade e explore novas manobras ou modalidades.

* Bruno Nézio é aluno do 27º Curso de Residência em Jornalismo da Rede Gazeta. Este conteúdo teve edição do editor do Guilherme Sillva

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais