Fernanda Prates Santos Bernardo, de 19 anos, foi morta pelo namorado na Serra
Fernanda Prates Santos Bernardo, de 19 anos, foi morta pelo namorado na Serra. Crédito: Reprodução | Arte A Gazeta

Morta aos 19 anos pelo namorado, Fernanda sonhava em ser médica-veterinária

Fernanda Prates Santos Bernardo deixa duas filhas, de 1 e 4 anos. Ela foi assassinada pelo namorado no fim da noite de domingo (5)

Tempo de leitura: 2min
Vitória
Publicado em 08/01/2025 às 15h21

Terminar os estudos e fazer Medicina Veterinária. Esse era o sonho de Fernanda Prates Santos Bernardo. A jovem, de 19 anos, era mãe de duas filhas e lutava para dar uma vida digna às crianças, de 1 e 4 anos.

Os sonhos de Fernanda foram interrompidos no fim da tarde de domingo (5), quando ela foi assassinada pelo namorado, Luiz Paulo Lucas de Araújo Rosa, de 23 anos, que a asfixiou e a matou a facadas, em um apartamento no bairro Residencial Vista do Mestre, na Serra.

Diante da dor de ter perdido a afilhada, o padrasto de Fernanda, Heliomar Rodrigues, clama, agora, por Justiça. “Ela falava que queria entrar na faculdade, fazer Medicina Veterinária ou ser mecânica, mas foi morta, deixou duas filhas, uma está na casa da tia e a outra comigo e mãe da Fernanda. Queremos que o namorado seja punido”, lamentou.

A mãe da vítima, Viviane Prates, contou que a família já havia tentando interromper a relação e aconselhado a jovem. Disse ainda que o casal estava junto havia mais de um ano e chegou a morar na mesma casa. Eles chegaram a terminar em razão das agressões, uma vez que Luiz Paulo teria ameaçado matar a namorada.

“A família toda tentou. Todos deram conselho. Eu dei uma casa para ela, no quintal da minha mãe, para ela ficar segura. Ele [Luiz Paulo] entrou na mente dela. E ela ficava com raiva, chegou a me bloquear. No sábado, conversamos, dei bastante conselho”, afirmou a mãe da jovem.

O boletim de atendimento do Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes) indica que foi o pai do suspeito quem acionou a Polícia Militar. Às 23h25, o homem informou à corporação que o filho havia assassinado a namorada em um apartamento.

Acompanhados do pai do suspeito, os policiais entraram no imóvel e encontraram a vítima sem sinais vitais.

No boletim de ocorrência da Polícia Militar consta a informação de que Fernanda estava com lesões no peito e no pescoço e que o suspeito só interrompeu as agressões após perceber que ela estava morta. A jovem teve a morte confirmada no local.

Segundo a Polícia Militar, Luiz Paulo confessou o crime e disse ter matado a namorada após um desentendimento entre os dois. Depois do assassinato, o suspeito resolveu ir para a casa da avó, mas, por exigência do pai, voltou ao local do crime, onde acabou detido.

Luiz Paulo foi algemado e conduzido à 3ª Delegacia Regional, na Serra. Segundo a Polícia Civil, ele foi autuado em flagrante por feminicídio e encaminhado ao sistema prisional.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.