O dicionário Aurélio define o sinônimo de orgulho como sentimento de prazer, de grande satisfação com o próprio valor e com a própria honra. E é esse significado que norteia a primeira edição do projeto Orgulho da Terra - Linhares, da Rede Gazeta.
O objetivo é destacar a importância de alguns setores (agronegócio, agroindústria, empreendedorismo local e atração de novos investimentos) para o desenvolvimento socioeconômico do município.
A expansão da produção local, a geração de empregos, a chegada de novos negócios, o desenvolvimento da fruticultura e o crescimento da agricultura familiar impulsionam a escalada da região e atraem mais pessoas para a cidade. Tanto que atualmente a população de Linhares conta com quase 200 mil pessoas.
E esse número tende a aumentar nos próximos anos, já que a previsão é que 20 novas empresas invistam aproximadamente R$ 3 bilhões na cidade até 2023, abrindo cerca de 7 mil vagas de emprego. A projeção é da administração municipal.
Produção raiz
As novas indústrias que estão chegando à cidade são atraídas, além do incentivo fiscal, pelo sucesso das empresas locais, que estão expandindo suas linhas de produção e abrindo novas oportunidade de empregos. Destaque para as do ramo moveleiro, de tecnologia e inovação, de varejo e comércio, além da indústria alimentícia. Elas apostaram em Linhares como sede e hoje colhem os louros.
Segue nesse mesmo ritmo, o polo de fruticultura do município, que cresce a todo vapor. O cultivo de café, cacau e mamão ajuda a evidenciar o protagonismo do município: Linhares é o maior produtor de café conilon do Estado e o terceiro do Brasil, segundo dados do IBGE. Além disso, uva, cajá manga anão, limão e goiaba diversificam as culturas nas propriedades rurais.
Somam-se a essas trajetórias de sucesso, as empresas de agricultura familiar, como as de cachaça, chocolate e queijo de búfala, que têm papel na geração de renda.
Diante desse cenário, “Linhares nos mostra a cada dia as suas potencialidades. Uma cidade geograficamente privilegiada e com um povo ousado e empreendedor. Essa movimentação nos motivou a desenvolver o Projeto Orgulho da Terra que nasce com a missão de mostrar para o Espírito Santo toda essa força”, explica Luiz Ricardo.
Nos próximos dois meses, o projeto vai revelar detalhes sobre o agronegócio, a agroindústria, o empreendedorismo local e a atração de investimentos em todos os veículos de comunicação da Rede Gazeta. Não percam!
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta