Uma nova turma de focas – os jornalistas recém-formados – prepara-se para uma imersão no mundo da comunicação. Em edição especial, o Curso de Residência em Jornalismo da Rede Gazeta celebra 25 anos em 2022, trazendo em sua bagagem a formação e a capacitação de jovens para os mercados local e nacional. O lançamento do programa será nesta sexta-feira (5).
Uma das novidades é sobre a coordenação do curso, que volta para as mãos da Gerência de Comunicação Institucional da empresa, com Eduardo Fachetti. A responsabilidade da edição do conteúdo produzido também vai ficar sob o olhar de alguém já conhecida da Rede, a jornalista Andréia Pegoretti, que assumiu o desafio na edição do ano passado. Sara Aguiar, a Sarinha, que é parte do “Time Residência” desde 2000, completa a equipe.
Alinhado aos debates e tendências globais, o tema da Residência deste ano será ESG (ambiental, social e governança, na sigla em inglês). O assunto, entretanto, tem representado muito mais do que apenas a tradução “governança ambiental, social e corporativa” e vem se tornando também sinônimo de responsabilidade socioambiental, reputação e credibilidade para as empresas. Além disso, os critérios ESG estão relacionados a 17 macrotemas que, de acordo com a ONU, representam os desafios que precisam ser encarados por todos até 2030 para um caminho mais sustentável para o mundo.
Tanto Fachetti quanto Pegoretti têm ampla experiência com jornalismo. Ele entrou na Rede Gazeta em 2007, como estagiário da Rádio CBN e Gazeta Online, e antes de chegar à função atual teve uma longa passagem pela editoria de Política, como colunista e editor.
Já Pegoretti coleciona passagens como editora-adjunta de Economia e editora de Qualidade do jornal A Gazeta, além de ter sido a editora-assistente de conteúdo jornalístico do “Somos Capixabas”, movimento lançado em 2018 em comemoração aos 90 anos da Rede Gazeta.
“As temáticas envolvidas na ESG não apenas abarcam as relações institucionais e corporativas, mas ainda trazem como agente de mudança o indivíduo a partir da sua conscientização. Ou seja, tudo o que toca o assunto é feito de gente para gente. E a nossa gente da Residência também está nessa. Vai destacar em reportagens e outras atividades as questões desta nova realidade. Estou muito feliz em participar mais uma vez como editora do curso, principalmente num ano tão marcante”, destaca ela.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta