ArcelorMittal doa terreno à Cesan para tratamento de esgoto e uso industrial na Serra
-
Link copiado
A ArcelorMittal Tubarão formalizou, nesta quarta-feira (23), a doação de um terreno para a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) visando a implantação de uma nova Estação de Produção de Água de Reúso (EPAR). A área doada possui 11.000 m², podendo ser estendida para 21.340 m², e fica no bairro São Geraldo, na Serra. O local abrigará a estação que vai tratar o esgoto sanitário e destinar água de reúso para utilização industrial.
A área fica atrás do Fórum Cível da Serra. Inicialmente, a ArcelorMittal está doando um terreno de 11.000 m² para a implantação da estação. Outro terreno, de 10.340 m², está disponível para ser doado, caso a Cesan formalize o pedido e justifique a necessidade de uso para o projeto.
A área cedida permitirá que o governo do Estado implante o Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) para tratamento de esgoto sanitário para fins de reúso industrial.
A nova estação terá capacidade de produzir um volume de água de 720 m³/h (200 l/s). Ficou acordado entre a empresa e o governo do Estado que este volume de água produzido, a partir do tratamento de esgoto, será adquirido pela ArcelorMittal e utilizado para fins industriais. O fornecimento será por meio de um contrato de 30 anos.
A medida reduz a quantidade de água do Rio Santa Maria da Vitória utilizada pela produtora de aço, disponibilizando um volume maior do recurso para a população. Atualmente, 96% da água utilizada na ArcelorMittal Tubarão são provenientes do mar e apenas 4% vêm do rio.
Vinicius Zagoto
Repórter / [email protected]