Banestes, Bandes e Sicoob têm nota elevada por agência de classificação de risco
-
Link copiado
A Fitch Ratings elevou a nota de classificação de risco do Banestes, passando de AA-(bra) para AA+(bra) nesta quinta-feira (31). A agência mudou a avaliação da qualidade de crédito de outras duas instituições do país, no mesmo patamar: Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul) e Banco do Estado de Sergipe (Banese). Ainda no Espírito Santo, o Sicoob-ES também teve a nota elevada, de AA-(bra) para AA (bra), e o Bandes, que conquistou o "Triple A", com a nota AAA, a mais alta da lista.
Segundo o governador Renato Casagrande, a elevação da nota do Banestes comprova a solidez do banco capixaba e sua capacidade de capturar oportunidades e administrar a concessão de crédito de maneira eficiente. Quanto ao Bandes, a assessoria ressalta que a nota coloca o banco na posição das instituições mais confiáveis e sólidas do país.
Para o diretor-executivo do Sicoob Central ES, Nailson Dalla Bernadina, a elevação dos ratings é uma conquista para a instituição e para todos os associados.
A agência afirma que as revisões são usadas para modificar ratings (classificações) por motivos não relacionados a qualidade de crédito, ou seja, para refletir mudanças na escala nacional e nos indicadores de risco relativo de um país. Os fundamentos de crédito destes emissores permanecem os mesmos, mas seus fundamentos, em relação aos emissores locais de outros setores, melhoraram.
Leticia Orlandi
Repórter / [email protected]