Bombeiros do ES já salvaram 281 pessoas e 78 animais no Rio Grande do Sul
-
Link copiado
Os militares do Corpo de Bombeiros do Espírito Santo (CBMES) já resgataram 281 pessoas no Rio Grande do Sul. Em solo gaúcho desde o último domingo (5), a equipe capixaba foi enviada para auxílio em atividades de resgate em meio às fortes chuvas que atingem a região desde o fim de abril.
Na manhã deste sábado (11), o governador Renato Casagrande (PSB) atualizou as informações sobre a operação de ajuda. “Nossos bombeiros já resgataram 281 pessoas e 78 animais. Duas vítimas foram encontradas com a ajuda das cadelas Brisa e Fênix. Estamos solidários ao povo gaúcho”, escreveu Casagrande no X, antigo Twitter.
A equipe capixaba enviada ao Estado sulista faz parte do Centro Especializado de Resposta a Desastres (Cerd) e está sob comando do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul, em uma atuação realizada em conjunto com outras corporações. Por conta das previsões de chuva forte para o Estado, os militares se preparam para atuar com a condição climática adversa.
No local, estão as cadelas Brisa e Fênix — treinadas para localizar pessoas vivas ou não. Além da equipe de militares enviada para auxiliar nas buscas e resgate de vítimas das enchentes, um comboio com três estações portáteis de tratamento de água foram levadas para o Rio Grande do Sul. Duas estações estão operando em Porto Alegre e a terceira em Encanto, cada uma capaz de filtrar 1.500 litros de água por hora.
Nesta sexta-feira (10), a Defesa Civil do Rio Grande do Sul divulgou que o número de mortes causadas pelas tempestades chegou a 116, além de mais de 140 pessoas desaparecidas.