Caminhão elétrico autônomo e sem cabine será testado em porto no ES
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O primeiro caminhão elétrico autônomo e sem cabine da América Latina será testado no Espírito Santo. O projeto é fruto de parceria da startup capixaba de mobilidade autônoma Lume Robotics com a Suzano e será viabilizado a partir de contrato de R$ 3 milhões firmado com a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos).
A solução com tecnologia 100% capixaba será implementada e validada em uma operação real em terminal portuário. O local ainda será definido.
Segundo Rânik Guidolini, diretor-executivo da Lume, a expectativa é que o veículo tenha capacidade de transportar 64 toneladas de celulose do armazém até o costado do navio, percorrendo uma distância de aproximadamente 4 quilômetros por ciclo e realizando cerca de 50 viagens por dia, em uma operação contínua e ininterrupta. A previsão é que o caminhão elétrico autônomo esteja pronto em 2027 e inicie as operações de teste até 2028.
O projeto, ainda em desenvolvimento, visa a aplicar conceitos da Indústria 4.0, como inteligência artificial, robótica e mobilidade elétrica. O Sistema Lume de Mobilidade Autônoma será integrado a software e hardware avançados, permitindo que o veículo opere completamente sem intervenção humana. Essa tecnologia é capaz de gerar mapas detalhados, localizar-se precisamente em tempo real e navegar autonomamente, desviando de obstáculos fixos ou móveis, além de responder dinamicamente ao ambiente de trânsito.
“Este projeto foi selecionado pela Finep dentre 126 outros, devido ao grande potencial disruptivo da solução em eliminar a exposição de motoristas a áreas de risco, bem como maximizar a eficiência operacional, reduzindo custos e emissões, aprimorando a gestão e operação logística’’, afirma Rânik Guidolini.
“Estamos muito animados e ansiosos com essa parceria. Essa iniciativa está alinhada com a estratégia da Suzano, que há 100 anos busca constantemente soluções cada vez mais inovadoras e sustentáveis para nossas operações. Encontrar parceiros que têm o mesmo propósito, reforça ainda mais o compromisso da companhia com a eficiência, a inovação e a sustentabilidade”, diz Beatriz Nalevaiko Venturini, gerente de excelência operacional na empresa.
A versão anterior deste texto dizia que o caminhão seria testado em Aracruz. Mas o local do teste ainda vai ser definido. A informação foi corrigida.