Cesan inaugura estação de tratamento de água para atender 570 mil pessoas
-
Link copiado
Responsável pelo tratamento e abastecimento de água de moradores de Vitória, Cariacica, Serra, Fundão e Aracruz, a Estação Engenheiro Mário Luiz Petrocchi (ETAV V), localizada em Jardim Limoeiro, na Serra, teve suas obras de ampliação e melhoria inauguradas nesta sexta-feira (22), no Dia Mundial da Água.
Segundo a Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan), o local tem capacidade para abastecer cerca de 570 mil pessoas nos cinco municípios atendidos. De acordo com a companhia, a obra conta com a nova elevatória de água tratada Planalto, permitindo o aumento da oferta para a Grande Jacaraípe, Praia Grande e a orla de Aracruz, além de uma unidade de tratamento de resíduos sólidos, para assegurar a destinação correta do lodo produzido na estação.
Com investimento aproximado de R$ 90 milhões, a obra envolve a construção de uma estação elevatória de água tratada, além de 35 km de rede coletora, sete estações elevatórias de esgoto, com cerca de 2 mil ligações domiciliares.
De acordo com Munir Abud, diretor-presidente da Cesan, esse é o maior volume de investimentos da história da companhia. “As paralisações e a falta de água, muitas vezes causadas pela turbidez elevada nos mananciais, não serão mais motivo para a interrupção do fornecimento. Isso devido ao sistema aprimorado implantado na ETA (Estação de Tratamento de Água) V, que agora conta com floculadores e decantadores de última geração”, disse Abud.
João Barbosa
Repórter / [email protected]