A Gazeta - Agora

Filtros:
Publicado em 2 de agosto de 2024 às 15:02

Chapa do PL: empresário da construção será vice de Rossoni em Linhares

  • Link copiado
Viu algum erro?
Maurinho Rossoni e o empresário Florindo Goltara Neto vão compor chapa juntos em Linhares Crédito: Reprodução

O PL disputará a Prefeitura de Linhares com uma chapa puro-sangue. O empresário Florindo Goltara Neto (PL), de 52 anos, conhecido como “Nen Casa Nova”, será anunciado vice de Maurinho Rossoni (PL) na convenção da coligação PL/PRTB, que acontece nesta sexta-feira (2), às 18 horas, na Câmara de Vereadores. 

Florindo nasceu em Pinheiros, também no Norte do Estado e mora em Linhares desde 1979. “Já fui vendedor de picolé, comecei a trabalhar com 15 anos, nas lojas Itapuã, como office boy, onde aprendi muito. Depois passei por outras experiências de trabalho. No ano 2000 comecei uma nova etapa, que foi quando inauguramos a casa nova material de construção”, contou.

O engenheiro-agrônomo Maurinho Rossoni, de 40 anos, é a aposta do PL para a Prefeitura de Linhares. Produtor rural e presidente da sigla no município, o pré-candidato foi secretário municipal de Agricultura de 2014 a 2016 e diretor-técnico do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) no governo Paulo Hartung, entre 2016 e 2018.

No evento de pré-candidatura, ocorrido em junho, Rossoni lançou o movimento “Família Raiz”, dedicado, segundo mostra uma publicação do partido nas redes sociais, a pessoas que valorizam os princípios da família tradicional, defendem ideais de uma sociedade conservadora e “mantêm uma fé inabalável em Deus, conforme ensinado pela Bíblia e em Cristo”.

Publicado em 8 de abril de 2025 às 13:05

Motociclista fica ferida após colidir de frente com caminhonete em Jaguaré

  • Link copiado
Viu algum erro?
Moto ficou embaixo da caminhonete após batida de frente em Jaguaré
Moto ficou embaixo da caminhonete após batida de frente em Jaguaré Crédito: Célio Ferreira

Uma mulher ficou ferida em um acidente envolvendo a moto que ela estava pilotando e uma caminhonete. A colisão frontal ocorreu na ES 430, na localidade de São Roque, em Jaguaré, no Norte do Espírito Santo, na manhã desta terça-feira (8). Segundo a Polícia Militar, a vítima foi levada para o Hospital Estadual Roberto Silvares, em São Mateus, cidade vizinha, devido à gravidade dos ferimentos.

Os policiais localizaram o condutor da caminhonete no local. Ele relatou que seguia pela rodovia, sentido de Jaguaré para a BR 101, quando, segundo ele, a motociclista – que seguia no sentido oposto – tentou fazer uma ultrapassagem e colidiu de frente com o veículo. Ele disse que tentou desviar para o acostamento, mas não foi possível evitar o impacto. O motorista foi submetido ao teste de alcoolemia, que deu negativo para o consumo de bebida alcoólica.

Uma passageira da caminhonete, proprietária do veículo, foi quem solicitou socorro, de forma imediata, informou a PM. A motociclista foi inicialmente socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/192) à Unidade Mista de Jaguaré, mas precisou ser levada para a unidade médica de referência na região. Não foram informados detalhes sobre o estado de saúde da vítima.

Publicado em 8 de abril de 2025 às 11:59

PF mira investigados por caça e venda de animais silvestres no Norte do ES

  • Link copiado
Viu algum erro?
Munições encontradas e apreendidas durante a ação da PF no Norte do ES
Munições encontradas e apreendidas durante a ação da PF no Norte do ES Crédito: Divulgação/PF-ES

Polícia Federal deflagrou a Operação Caça S.A., na manhã desta terça-feira (8), para combater a caça e o comércio ilegal de animais silvestres no Norte do Espírito Santo. Segundo a corporação, foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão nos municípios de Pedro CanárioConceição da Barra e Sooretama, contra caçadores e distribuidores dos animais abatidos. A ação resultou na apreensão de armas, munições e de equipamentos.

A operação foi realizada em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Foram encontrados com os investigados também uma quantidade expressiva de carnes de caça, que serão analisadas pelo Ibama para descobrir as espécies.

As investigações revelaram que os suspeitos atuavam de forma sistemática, abatendo e comercializando animais silvestres como pacas, tatus e capivaras, inclusive dentro de unidades de conservação, como a Reserva Biológica do Córrego Grande, em Conceição da Barra.

Conforme a PF, os investigados poderão ser indiciados por crimes como matar, perseguir, caçar, apanhar ou utilizar espécimes da fauna silvestre sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, além de associação criminosa e posse ou porte de arma de fogo de uso permitido ou restrito, de acordo com as circunstâncias apuradas no inquérito policial. “É importante ressaltar que quem adquire animais silvestres caçados ilegalmente, vivos ou abatidos, também comete crime contra a fauna”, finalizou a instituição.

Publicado em 8 de abril de 2025 às 11:56

Incêndio em imóvel com 'gato de energia' mata galinhas e patos no Sul do ES

  • Link copiado
Viu algum erro?
Incêndio em imóvel com 'gato de energia' mata galinhas e patos em Itapemirim
Incêndio em imóvel com 'gato de energia' mata galinhas e patos em Itapemirim Crédito: Redes sociais

Um incêndio atingiu uma residência e matou galinhas e patos que estavam em um espaço no local, em Itaipava, Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, na noite de segunda-feira (7). Segundo o Corpo de Bombeiros, havia ligação irregular na rede elétrica – 'gato de energia' no local. O morador chegou ao imóvel após o combate às chamas e contou que não havia ninguém lá, mas ele deixou uma TV ligada.

Os Bombeiros contaram que encontraram um barraco de madeira tomado pelas chamas, além de fogo em materiais coletados depositados próximo à residência e na vegetação ao redor. O fogo foi controlado e fizeram o rescaldo, em seguida.

Publicado em 8 de abril de 2025 às 11:11

Incêndio atinge oficina mecânica e destrói carros em Cachoeiro; vídeo

  • Link copiado
Viu algum erro?
Fogo foi combatido pelo Corpo de Bombeiros na noite de segunda-feira (7)

Um incêndio atingiu uma oficina mecânica no bairro Nova Brasília, em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, na noite desta segunda-feira (7), assustou moradores e destruiu três carros que estavam no local. Segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo também atingiu ferramentas, o forro do teto e dois elevadores veiculares do estabelecimento. Ninguém se feriu.

Equipes dos Bombeiros foram encaminhadas e combateram as chamas, utilizando água e Líquido Gerador de Espuma (LGE). O proprietário da oficina mecânica solicitou perícia, e o prazo para conclusão do laudo é de 20 dias, podendo ser prorrogado, segundo a corporação.

Incêndio destrói carros dentro de oficina em Cachoeiro
Incêndio destrói carros dentro de oficina em Cachoeiro Crédito: Montagem/ A Gazeta
Publicado em 8 de abril de 2025 às 10:32

Frente fria se afasta e chuva diminui no Espírito Santo

  • Link copiado
Viu algum erro?
Pessoa com guarda-chuvas molhado olhando o tempo nublado em Vitória
Tempo volta a abrir no Espírito Santo após dias de chuva Crédito: Ricardo Medeiros

Após dias de chuva, a terça-feira (8) amanheceu com céu aberto em boa parte do Espírito Santo. Segundo a empresa de meteorologia Climatempo, a passagem de uma frente fria foi a responsável por provocar a chuva volumosa no Estado.

No entanto, essa condição meteorológica avança para o litoral da Bahia e as áreas de instabilidade enfraquecem sobre o Espírito Santo. Pouca chuva ocorre no Estado e o sol volta a aparecer. Ainda conforme a Climatempo, não há risco de voltar a chover forte.

A quarta-feira (9) e a quinta-feira (10) também serão com períodos de sol, com chance de chuva isolada, preferencialmente nas áreas litorâneas, mas que não devem causar transtornos. Porém, as condições para chuva devem aumentar na sexta-feira (11).

Segundo a Climatempo, após a passagem da frente fria, algumas áreas do Espírito Santo acumularam de 100 milímetros a mais de 200 milímetros em apenas 48 horas. De acordo com cálculos do Instituto Nacional de Meteorologia, a média normal de precipitação para o mês todo de abril varia de 100 mm a 140 mm em praticamente todo o Estado.

Em alguns municípios, acumulado de chuva passou dos 100 mm nas últimas 24 horas; o Estado tem 64 pessoas fora de casa e uma desaparecida
Publicado em 8 de abril de 2025 às 10:07

Idoso é assassinado a tiros perto de açaiteria em Linhares

  • Link copiado
Viu algum erro?

Um idoso de 65 anos foi morto a tiros perto de uma açaiteria no bairro Aviso, em Linhares, no Norte do Espírito Santo, na noite de segunda-feira (7). Conforme o boletim de ocorrência da Polícia Militar, a vítima foi identificada como João Domingos de Oliveira e chegou a ser socorrida e levado para um hospital, mas não resistiu aos ferimentos.

Segundo a PM, uma denúncia informou que o crime foi cometido por duas pessoas que estavam em uma motoneta Shineray e depois fugiram. Os suspeitos não foram localizados. A vítima foi atingida por quatro disparos, sendo dois no peito, um no braço e outro no antebraço, conforme o médico plantonista que atendeu João Domingos. O homem já deu entrada na unidade médica sem vida.

A reportagem de A Gazeta solicitou mais informações sobre o caso à Polícia Civil. Em nota, a corporação informou que o caso seguirá sob investigação da Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Linhares. Até o momento, nenhum suspeito foi detido. O corpo da vítima foi encaminhado para a Seção Regional de Medicina Legal (SML), da Polícia Científica, onde passará pelo processo de necropsia. Posteriormente, será liberado para os familiares.

"Informações podem ser compartilhadas de forma sigilosa por meio do Disque-denúncia (181), que é uma linha de contato gratuita, disponível em todos os municípios do Estado. As informações passadas pela comunidade podem ser cruciais para o avanço das investigações", finalizou a PC.

Publicado em 7 de abril de 2025 às 16:27

Televisão, pé de pato e balde são retirados de bueiro em Guarapari

  • Link copiado
Viu algum erro?
O caso aconteceu na manhã desta segunda-feira (7). Além do aparelho televisivo, também foram encontrados um balde e um pé de pato

Uma televisão foi retirada de um bueiro na manhã desta segunda-feira (7) no Centro de Guarapari. Além do aparelho, a equipe da Companhia de Melhoramentos e Desenvolvimento Urbano de Guarapari (Codeg) também encontrou um pé de pato e um balde obstruindo a passagem da água da chuva no local. (veja no vídeo acima)

Televisão, pé de pato e balde são retirados de bueiro em Guarapari
Televisão, pé de pato e balde são retirados de bueiro em Guarapari Crédito: Divulgação | Prefeitura de Guarapari

Segundo o último boletim da Defesa Civil estadual divulgado às 6h, Guarapari foi o município mais atingido pelas chuvas na últimas 24h, registrando 194,2 mm de chuva. Pelas redes sociais, a prefeitura afirmou que o bom senso da população ajuda a reduzir os impactos causados pelas chuvas. “Vamos cuidar da nossa cidade e ajudar a evitar problemas durante as chuvas. A colaboração de todos é essencial”, disse.

Nayra Loureiro

Estagiária / nvieira@redegazeta.com.br

Publicado em 7 de abril de 2025 às 14:56

Volume de água em cachoeira após chuvas no ES impressiona

  • Link copiado
Viu algum erro?
Neste domingo (6), a queda de água de aproximadamente 100 metros ganhou um volume impressionante com a força da água.

A chuva mudou o cenário de um dos pontos turísticos de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo. Neste domingo (6), a queda de água de aproximadamente 100 metros da Cachoeira Alta, na localidade de São Vicente, ganhou um volume impressionante.  O vídeo acima foi registrado pela leitora Raquel Vargas, que havia ido à região visitar os pais. “Sempre que chove muito fica assim e quase alagou as casas abaixo. Tinha tempo que não víamos a cachoeira assim”, contou.

Chuva muda cenário e transforma queda de água em cachoeira no Sul do ES
À esquerda, como a cachoeira costuma ficar. À direita, como ficou no domingo após fortes chuvas Crédito: Ramon Porto/ Raquel Vargas
Publicado em 7 de abril de 2025 às 14:56

Vila Velha amplia vacinação contra HPV para quem tem de 15 a 19 anos

  • Link copiado
Viu algum erro?

Vila Velha ampliou a vacinação contra o HPV (papilomavírus humano) para quem tem entre 15 e 19 anos de idade e ainda não foi imunizado. A vacina já é oferecida para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. 

O agendamento deve ser feito no site https://agenda.vilavelha.es.gov.br/.  O objetivo é imunizar pelo menos 90% dos jovens da cidade, de ambos os sexos, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde.

A ampliação na faixa etária tem como meta reduzir a incidência de doenças relacionadas ao HPV, que está ligado a vários tipos de cânceres, como o de colo de útero, garganta, entre outros, e a vacina é recomendada para prevenir essas doenças.

A imunização também é ofertada por livre demanda nas ações promovidas pela Secretaria de Saúde fora das unidades de saúde, como aos sábados, das 11 às 18 horas, no Boulevard Shopping Vila Velha, em Itaparica.

Publicado em 7 de abril de 2025 às 14:45

Corpo humano é encontrado boiando na Ilha da Fumaça em Vitória

  • Link copiado
Viu algum erro?

Um corpo foi encontrado boiando na Ilha da Fumaça, em Vitória, nesta segunda-feira (7). Os bombeiros retiraram o cadáver das águas, que foi posteriormente removido pela Polícia Científica para o Instituto Médico Legal (IML) de Vitória, onde exames irão apontar a causa da morte. Não foi divulgado se era um homem ou mulher. A Polícia Civil investiga o caso. 

Publicado em 7 de abril de 2025 às 14:27

Preso que fugiu em Vila Velha é recapturado em Marataízes

  • Link copiado
Viu algum erro?

Um detento que havia fugido em Vila Velha, na Grande Vitória, foi recapturado em Marataízes, Sul do Espírito Santo, nesta segunda-feira (7). O homem de 44 anos foi condenado por crime de roubo e cumpria pena em regime semiaberto, mas não retornou à penitenciária desde março. Segundo o delegado Thiago Viana, ele foi encontrado pela polícia trabalhando em uma obra em frente à delegacia da cidade. 

Publicado em 7 de abril de 2025 às 11:53

Homem morre após ser atacado ao caminhar com a companheira em Linhares

  • Link copiado
Viu algum erro?

Um homem de 50 anos foi assassinado a facadas e golpes de barra de ferro quando estava caminhando com a esposa em uma estrada de terra no bairro Nova Esperança, em Linhares, no Norte do Espírito Santo, na noite de domingo (6). Ele foi surpreendido por um um indivíduo, que estava escondido em uma plantação de cana e lhe deu golpes na cabeça. Segundo o boletim de ocorrência da Polícia Militar, a vítima foi identificada como Gerles dos Santos.

Para os militares, a esposa da vítima contou que os dois saíram para caminhar em uma região que dá acesso a um canavial. Ela disse que, após o ocorrido, saiu correndo do local para pedir ajuda e conseguir socorro para o marido. Conforme a PM, a mulher não soube descrever as características do suspeito.

No boletim de ocorrência da PM consta que a perícia verificou que Gerles foi atingido por uma barra de ferro na cabeça e depois levou cerca de três facadas no rosto e duas no pescoço.

O corpo de Gerles foi encaminhado ao Setor Regional de Medicina Legal (SML) de Linhares para ser necropsiado e depois liberado aos familiares. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil. Até o momento, nenhum suspeito foi preso.

Publicado em 7 de abril de 2025 às 10:18

Alagamento interdita trecho de avenida após chuva em Alfredo Chaves

  • Link copiado
Viu algum erro?
O trânsito no local, segundo a Defesa Civil, está temporariamente interditado
O trânsito no local, segundo a Defesa Civil, está temporariamente interditado Crédito: Divulgação/ Prefeitura de Alfredo Chaves

Um trecho da Avenida Lauro Ferreira Pinto, nas proximidades da ponte de acesso ao Parque de Exposições, em Alfredo Chaves, na Região Serrana do Espírito Santo, foi interditado na manhã desta segunda-feira (7) por conta de alagamentos devido à forte chuva que atinge regiões do Espírito Santo. A Defesa Civil Municipal disse que um desvio no trânsito foi providenciado para os condutores que trafegam no local. O transtorno ocorreu após o nível do Rio Benevente subir, segundo a prefeitura.

A Prefeitura de Alfredo Chaves disse que os motoristas devem utilizar a rua Nelson da Costa Mello, no bairro Ouro Branco, para seguir seu trajeto com segurança até o centro. Equipes da Defesa Civil e da Secretaria de Obras estão monitorando a situação, segundo a administração municipal.

Durante a chuva na madrugada desta segunda-feira, houve registro de queda de barreira no interior, mas máquinas da prefeitura liberaram os acessos. Segundo o Boletim Extraordinário da Defesa Civil Estadual, divulgado às 6h, o município registrou o segundo maior volume de chuva nas últimas 24 horas no Estado, com 95,2 milímetros.

Publicado em 7 de abril de 2025 às 10:08

Vídeo mostra alagamentos nas ruas de Vitória após fortes chuvas

  • Link copiado
Viu algum erro?
Diversos bairros tiveram transtornos

A chuva que atingiu Vitória nesta segunda-feira (7) provocou alagamentos e um nó no trânsito no início da manhã. Vídeos enviados para a reportagem de A Gazeta mostram ruas tomadas pela água nos bairros Bento Ferreira, Monte Belo e Praia do Suá, inclusive em vias importantes e de grande fluxo, como a Avenida Cezar Hilal (confira acima)

Em um flagra feito na Avenida Carlos Moreira Lima, em Bento Ferreira, por volta das 8h, foi possível ver o momento em que um motorista deixou o carro em meio à agua e retirou o passageiro, que parecia ser uma criança, pela janela do veículo. Ele foi carregando a pessoa no colo até conseguir sair do alagamento. 

Outros registros mostram veículos passando pela Avenida Joubert de Barros, em Bento Ferreira, pelas ruas Carlos Fernando Lindenberg Filho e Pedro Fonseca, em Monte Belo, e pela Avenida Cezar Hilal, na Praia do Suá, todas alagadas. Na região de Bento Ferreira e Monte Belo, a situação se agravou por causa da falta de energia em uma estação de bombeamento, desde a madrugada

Publicado em 7 de abril de 2025 às 08:31

Ruas de Vitória alagam após falta de energia em estação de bombeamento

  • Link copiado
Viu algum erro?
Bento Ferreira registra alagamentos nesta segunda-feira (7)
Bento Ferreira registra alagamentos nesta segunda-feira (7) Crédito: Juirana Nobre

Ruas dos bairros Monte Belo e Bento Ferreira, em Vitória, amanheceram alagadas nesta segunda-feira (7), causando transtornos aos moradores e trabalhadores da região. Segundo a prefeitura, o problema ocorreu por conta de falta de energia na estação de bombeamento, desde a madrugada. O fato foi registrado durante as chuvas que atingem o Espírito Santo e causam impactos na Grande Vitória.

Procurada por A Gazeta, a EDP informou que devido à queda de galhos de árvores sobre a rede elétrica, foi registrada uma interrupção de energia para parte da Avenida Jair Etienne Dessaune, em Bento Ferreira.

"Uma equipe técnica da EDP esteve no local às 5 horas e realizou um primeiro atendimento isolando o risco. No momento, outra equipe está a caminho para finalizar os reparos necessários na rede atingida e normalizar o fornecimento de energia", disse a concessionária, em nota. 

Prefeitura

Através da Secretaria da Central de Serviços, a Prefeitura de Vitória salientou que as estações de bombeamento de águas pluviais estão em funcionamento, enquanto realiza análise técnica para instalação de geradores de energia nas estruturas.

Através de nota, a gestão municipal pontuou que “reconhece a importância estratégica desses equipamentos para garantir a continuidade dos serviços essenciais durante eventuais interrupções no fornecimento de energia elétrica pela concessionária EDP, como ocorreu nesta madrugada".

Publicado em 7 de abril de 2025 às 07:53

Chuva no ES: trânsito complicado em Vitória nesta segunda-feira (7)

  • Link copiado
Viu algum erro?
Câmera de monitoramento mostra o trânsito congestionado na altura da Ilha do Príncipe, para quem sai da Segunda Ponte sentido Centro de Vitória
Câmera de monitoramento mostra o trânsito congestionado na altura da Ilha do Príncipe, para quem sai da Segunda Ponte sentido Centro de Vitória, às 7h desta segunda-feira (7) Crédito: Reprodução Bom Dia ES

O dia começou com chuva forte nesta segunda-feira (7), e quem precisou sair de casa percebeu os transtornos. Às 7h, câmeras de monitoramento da Prefeitura de Vitória mostravam o fluxo intenso de quem saía da Segunda Ponte no sentido Centro de Vitória, com congestionamento na altura da Ilha do Príncipe (confira acima). Os mapas de navegação mostram o trânsito com retenção desde São Torquato, em Vila Velha, até a Vila Rubim, na Capital, às 7h40. 

Em nota, a Guarda Municipal de Vitória respondeu que "o fluxo está lento em razão do intenso fluxo de veículos no horário e chuvas. Equipes estão na região colaborando com a fluidez e orientando motoristas". Outros pontos com congestionamento, às 7h40 desta segunda-feira (7), são:

► Avenida Vitória, sentido Avenida Cezar Hilal, até a Avenida Desembargador Santos Neves, em Santa Helena
► Avenida Nossa Senhora da Penha, sentido Terceira Ponte, desde a Praia do Canto até o cruzamento com a Avenida Desembargador Santos Neves

Publicado em 6 de abril de 2025 às 13:10

Criança de dois anos é baleada em tiroteio em praça de Sooretama

  • Link copiado
Viu algum erro?

Um menino de dois anos foi baleado em uma praça no Centro de Sooretama, no Norte do Espírito Santo, na noite de sábado (5). Segundo registro da Polícia Militar, testemunhas relataram que suspeitos armados efetuaram disparos no local e fugiram em seguida. A criança foi socorrida pelos pais e levada até um Pronto Socorro no município. Depois, foi transferida para um hospital de Linhares.

A PM informou que fez buscas na região, mas nenhum suspeito foi localizado. Sobre o caso, a Polícia Civil afirmou que o crime seguirá sob investigação da Delegacia de Sooretama e pontuou que informações que possam ajudar na investigação podem ser compartilhadas de forma sigilosa por meio do Disque-Denúncia (181).

Publicado em 6 de abril de 2025 às 12:38

Tromba d'água surpreende banhistas em praia de Aracruz; veja vídeo

  • Link copiado
Viu algum erro?
O fenômeno natural acontece quando uma nuvem pesada de chuva forma um funil

O dia na praia reservou um momento inusitado para alguns banhistas na Praia de Putiri, em Aracruz, no Norte do Espírito Santo, no sábado (5). Isso porque uma tromba d’água surgiu por volta das 17h na região e assustou quem estava aproveitando o banho de mar. 

Um banhista, que registrou em vídeo a formação da tromba d'água (veja acima), disse que percebeu algo diferente quando o mar ficou muito agitado. A intensidade do vento fez com que ele quase perdesse uma bola com a qual se divertia na areia. 

Outros banhistas também registraram o momento. No vídeo, é possível ver a chegada de um redemoinho no céu, com o tempo mais fechado.

Muitas vezes confundida com furacão ou tornado, a tromba d'água é um fenômeno meteorológico. O evento surge quando uma nuvem intensa de chuva forma uma espécie de funil sobre uma área aberta e com muita água, sendo registrado na maioria das vezes sobre o mar. O acontecimento também é confundido com a cabeça d'água, mas há diferenças. Confira a diferença entre os fenômenos.

Mikaella Mozer

Repórter / mmferreira@redegazeta.com.br

Publicado em 6 de abril de 2025 às 12:26

Chuvas no ES: boletim da Defesa Civil registra queda no número de desalojados

  • Link copiado
Viu algum erro?

O número de desalojados por conta das chuvas que atingiram o Espírito Santo desde sexta-feira (4) diminuiu. Em novo boletim divulgado pela Defesa Civil Estadual, às 11h deste domingo (6), a informação é de que agora são 14 pessoas fora de casa, todas do município de Alegre — no último informe do órgão, horas antes, constava que 59 haviam deixado suas residências.

Lembrando que desalojado é uma pessoa que foi obrigada a abandonar a própria residência em função de evacuação preventiva ou destruição grave, decorrente de um desastre, e que, não necessariamente, precisa de abrigo provido pelo governo. Ela pode ter ido para a casa de vizinhos ou parentes, por exemplo. Já desabrigado é alguém que precisa ser encaminhado pelas autoridades para um novo local.