Cidade do ES volta a figurar entre os municípios com baixa umidade no Brasil
-
Link copiado
Alegre, no Sul do Espírito Santo, registrou, nesta segunda-feira (17), o terceiro menor índice de umidade relativa do ar no Brasil - 17%. O município ficou atrás apenas de cidades cariocas, conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) computados até às 15h. É a segunda vez em um intervalo de quatro dias que Alegre aparece nesse ranking do Inmet.
Guilherme Borges, meteorologista da Climatempo, disse que a baixa umidade "é um fenômeno temporário e associado a condições meteorológicas específicas, como atuação de massas de ar seco e falta de precipitação".
A Climatempo informou que a umidade do ar é basicamente a água no estado de vapor. "Sua presença é indispensável para o surgimento e manutenção da vida na Terra", informou.
De acordo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o nível ideal de umidade relativa do ar (UR) para a saúde humana está entre 50% e 60%. Quando o índice está muito abaixo desse patamar, podem surgir sintomas como dores de cabeça, irritação nos olhos, sangramento nasal, ressecamento da pele, nariz e garganta, entre outros.