Com chapa de 'outra direita' Mobiliza vai disputar prefeitura de Vila Velha
-
Link copiado
O partido Mobilização Nacional (Mobiliza) registrou uma chapa puro-sangue para concorrer à prefeitura de Vila Velha, encabeçada por Gabriel Elias de Oliveira Ruy. O vice será o advogado e ativista da causa animal Marcelo Alves, com o nome de urna Marcelo Brasileiro. A sigla não fará coligação.
Gabriel Ruy tem 40 anos, é formado em Direito, pós-graduado em Educação e Gestão e em Ciências da Religião. Já presidiu uma associação de comerciantes do Centro de Vila Velha. Em 2018, concorreu ao cargo de deputado federal pelo PRTB. Em 2020, foi candidato a vereador em Vila Velha pelo Novo.
Em conversa com A Gazeta, se definiu como "liberal e libertário". "Somos a direita do [governador de Minas Gerais] Romeu Zema, do [ex-ministro da Economia] Paulo Guedes". Como outra inspiração, o candidato citou o ultraliberal presidente da Argentina, Javier Milei: "Fiz parte do meu plano de governo após passar dois meses na Argentina, estudando o governo de lá. Quero ser uma opção para quem acha que imposto é roubo, quem é a favor do estado mínimo, quem é contra o sistema".
Apesar de se posicionar à direita do espectro político e de classificar o vice de sua chapa como conservador, ressalvou: "Não sou bolsonarista, quero deixar bem claro. E não nos juntamos com o PL [que lançou Coronel Ramalho como candidato em Vila Velha] porque é outra direita. A direita está dividida".
Nadedja Calado
Repórter / [email protected]