Com estoque abaixo do ideal, Hemoes reforça pedido por doação de sangue no ES
-
Link copiado
O fim de 2023 se aproxima e, com a chegada de 2024, muitos capixabas já pegaram a estrada para vários cantos do Espírito Santo e também fora do Estado. A Secretaria de Estado da Saúde, entretanto, faz alertas sobre a necessidade de doação de sangue no período de festas e férias escolares.
Conforme publicado por A Gazeta na última quarta-feira (27), dois tipos sanguíneos estavam com os estoques zerados e outros estavam abaixo do ideal. Em uma atualização nesta quinta (28), a Sesa informou que não há mais estoque zerado. A boa notícia, no entanto, não significa que a doação não seja mais necessária. Dos oito tipos sanguíneos, quatro estão abaixo do "estoque ideal".
O Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes) é o responsável por armazenar o sangue proveniente de doações. Segundo os números do Hemoes, os tipos sanguíneos A positivo, AB positivo, B negativo e B positivo estão com reservas acima do ideal.
O que você precisa saber antes de doar sangue no Espírito Santo?
- Para doar sangue é preciso ter de 16 a 69 anos de idade, sendo que a primeira doação deve ser feita obrigatoriamente até os 60 anos. Menores de 18 anos só podem doar com a autorização dos responsáveis.
- Caso o voluntário tenha almoçado, o procedimento deve ser feito após três horas. E se for um doador frequente, ele não pode deixar de obedecer ao intervalo para doação, que deve ser de dois em dois meses para homens e de três em três meses para mulheres.
- O interessado deve apresentar um documento original com foto, preencher um cadastro com informações básicas e responder a um questionário. Em seguida, passará por triagem para examinar sinais vitais como pressão, pulso e temperatura.
- Há locais disponíveis para doação em Vitória, Serra, Linhares, Colatina e São Mateus. Confira os endereços detalhados.
Alberto Borém
Repórter / [email protected]