Cratera bloqueia entrada e atendimentos são suspensos em clínica de Cachoeiro
-
Link copiado
Após uma cratera se abrir em uma calçada da Avenida Francisco Lacerda de Aguiar, no bairro Gilberto Machado, em Cachoeiro de Itapemirim, nesta quarta-feira (13), a Clínica de Diagnósticos do Hospital Evangélico informou que o incidente prejudicou o acesso ao estabelecimento, já que o buraco se formou exatamente na entrada da clínica. Por conta disso, os atendimentos foram suspensos até que o reparo no local permita o acesso novamente. O incidente ocorreu na mesma avenida onde, em 1º de abril deste ano, um médico foi "engolido" por um buraco, em um caso de repercussão nacional.
A Prefeitura Municipal de Cachoeiro informou que assim que tomou conhecimento do fato, “enviou prontamente uma equipe ao local para apurar as circunstâncias e identificar as causas do ocorrido”. O governo municipal detalhou que uma análise preliminar indica que a abertura da cratera foi provocada “pelo rompimento de uma tubulação de esgoto, o que comprometeu a sustentação da calçada”. De acordo com a prefeitura, “não houve registro de feridos”.
A Prefeitura de Cachoeiro informou ainda "as equipes de manutenção já estão trabalhando no reparo do passeio público, para restabelecer a segurança e normalidade na área o mais breve possível", sem dar um prazo para a resolução do problema. A Defesa Civil de Cachoeiro informou que esteve no local e que "não há riscos às demais estruturas do entorno".
A administração disse que preza pela "segurança e o bem-estar da população" e que "seguirá acompanhando de perto o andamento dos reparos". Por fim, a prefeitura informou já possuir um projeto para a reconstrução da rede de drenagem naquela região, apresentado esse ano em audiência pública na Câmara Municipal, visando prevenir futuros problemas.
A presidência do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea) informou que tomou conhecimento do incidente por meio da demanda da reportagem de A Gazeta e que o órgão não tinha conhecimento prévio do caso. Diante disso, o Crea realizará uma vistoria técnica e fiscal na manhã desta quinta-feira (14) para averiguar a situação e identificar possíveis causas e responsabilidades.
A BRK, concessionária responsável pelos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário em Cachoeiro, disse, por nota, que o desabamento do trecho da calçada "não está relacionado às tubulações de água e esgoto existentes no local". Segundo a empresa, "o desabamento da estrutura foi ocasionado por avarias na rede de drenagem pluvial (água de chuva), que já está em manutenção por parte da Prefeitura de Cachoeiro".
Wilson Rodrigues
Repórter / [email protected]