Dengue: ES anuncia estado de emergência devido a aumento de casos
-
Link copiado
Diante do aumento dos casos de dengue nas últimas semanas, o governo do Espírito Santo decretará estado de emergência em saúde, ainda nesta quarta-feira (21). O anúncio foi feito pelo governador Renato Casagrande, durante abertura da reunião de Acompanhamento da Situação da Dengue no Estado. O encontro tem a participação dos prefeitos.
Ainda segundo Casagrande, além dos dois óbitos já confirmados em 2024, outras 11 mortes estão em investigação em território capixaba, por suspeita de terem sido causadas pela dengue.
O governador pontuou que, nas primeiras semanas de janeiro, os casos se mostravam mais contidos do que em 2023, mas houve uma escalada rápida no número de confirmações, que exige maior agilidade na tomada de decisões.
“Com base na realidade nacional, regional dos Estados e vizinhos, e o aumento dos casos de dengue nos últimos dias, nós tomamos a decisão de decretar situação de emergência. Nós conversamos com a Defesa Civil, com a Secretaria de Saúde, e vamos decretar hoje situação de emergência para facilitar a nossa ação de aquisição de materiais, facilitar nossa ação em repasse de recursos quando necessário, facilitar e flexibilizar a nossa ação e dar ao município essa possibilidade de tomar medidas de forma mais flexível. O decreto permite que a gente tenha mais agilidade e também que a gente passe para a sociedade a gravidade da situação que a gente está vivendo.”