Disjuntor de ar-condicionado pega fogo e assusta pacientes em hospital de Vila Velha
-
Link copiado
Um disjuntor de ar-condicionado causou um princípio de incêndio no Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), no bairro Soteco, em Vila Velha, nesta quarta-feira (1º). Segundo o Corpo de Bombeiros, ninguém ficou ferido. Uma equipe foi até o local e extinguiu as chamas.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou que uma equipe dos bombeiros foi até o local e informou que a situação estava sob controle.
A mãe de uma adolescente que esperava atendimento contou à TV Gazeta o que ela viu dentro do hospital: "Os enfermeiros entraram e pediram para a gente ir saindo aos poucos, porque começou a sair fogo. O pessoal começou a apavorar, saindo, aí eu só peguei minha bolsa e minha filha e saí. No início fiquei assustada, mas depois saí tranquila".
De acordo com a Sesa, no momento do evento, havia oito pacientes em atendimento e outros seis aguardando na recepção com seus acompanhantes. "Novos atendimentos foram suspensos temporariamente em função da proteção dos funcionários, pacientes e acompanhantes, mas já foram normalizados - sendo realizada a transferência para outra ala do hospital", diz nota da secretaria.
"A direção informa, ainda, que solicitou perícia para avaliar o motivo do curto no painel, bem como já iniciou a aquisição de novo painel e cabeamento para a troca e normalização do sistema de ar-condicionado. A previsão é que o serviço de correção, com troca do cabeamento e disjuntor, seja concluído até o final desta semana", informou a Sesa.
O princípio de incêndio aconteceu à tarde e, à noite, as portas do pronto-socorro ainda estavam fechadas e as luzes apagadas. A repórter da TV Gazeta Tarciane Vasconcelos, esteve no local e conversou com o diretor-geral do hopital, Cláudio Amorim. Ele contou que, por volta das 14h20, funcionários do hospital constatam um curto no painel ligado ao ar-condicionado depois de o sistema ter parado.
"Rapidamente eles acionaram o centro de combate a incêndios, que atuou. A água caiu, resfriou (o painel) e, prontamente, nós retiramos as pessoas do local", disse Amorim. "Depois da vinda dos bombeiros, nós estamos tentando caminhar para a normalidade, que é a troca de fiação, a troca de painel e a limpeza do pronto-socorro para voltar à normalidade amanhã, se possível", disse o diretor em entrevista ao Boa Noite ES. Já a Sesa afirmou que o conserto do equipamento deve ser finalizado até o final dessa semana.