EDP identifica furto de energia em cinco lojas em bairro da Serra
-
Link copiado

Cinco estabelecimentos comerciais diferentes foram descobertos furtando energia no Bairro das Laranjeiras, na Serra, nesta quinta-feira (27). As lojas, sendo: uma tabacaria, uma loja de produtos infantis, dois restaurantes e uma barbearia, utilizam uma única ligação direta na rede elétrica da EDP. Além disso, não havia medidor de energia no local e, segundo a empresa, a situação configura como crime de furto de energia.
Conforme a concessionária, os espaços eram alugadas e os inquilinos informaram que o aluguel dos espaços já incluía os custos de água e luz. Sendo assim, quem pagava para usar o espaço comercialmente também acabava pagando por uma energia que não era contabilizada, já que não existia medidor e utilizava-se de "gato".
"Ele contabiliza o consumo em quilowatt-hora (kWh), sendo essencial para que as empresas fornecedoras de energia possam calcular e cobrar o consumo de seus clientes", frisou a EDP.
Devido à situação, o proprietário dos locais será responsabilizado, conforme a Resolução da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), pelo pagamento da energia não faturada durante o período de irregularidade. Ele também foi autuado pelo crime de furto de energia por "subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel: pena de reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa".
Mikaella Mozer
Repórter / mmferreira@redegazeta.com.br