ES amplia vacinação contra dengue para adolescentes de 12 a 14 anos
-
Link copiado
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou, na manhã desta quinta-feira (7), que o Ministério da Saúde autorizou a ampliação da vacinação contra a dengue para crianças de 12 a 14 anos no Espírito Santo. A partir de agora, os municípios que receberem doses poderão imunizar crianças de 10 a 14 anos. Ao todo, 23 cidades estão autorizadas e receberam as vacinas, conforme escolha da pasta federal, seguindo critérios que avaliam dados da doença nas cidades.
Em entrevista à CBN Vitória, o secretário de Estado da Saúde, Miguel Paulo Duarte Neto, explicou que a medida foi adotada em virtude da baixa adesão à campanha. O Estado recebeu 58.530 doses da vacina. "É uma vacina nova, mas foram testadas e são eficientes. Temos a vacina para enfrentar a dengue", afirmou o secretário.
No Espírito Santo, até esta quinta-feira (7), foram aplicadas 11.840 doses da vacina contra a dengue, apresentando uma cobertura de 20,23% da população de 10 a 11 anos residentes da região Metropolitana de Saúde, que compreende a Grande Vitória e a Região Serrana. Com a ampliação, serão contempladas 145.718 crianças de 10 a 14 anos.
Em relação ao número de casos da doença, até a semana epidemiológica 09, até o último dia 2 de março, foram notificados 2.828 casos de dengue em crianças de 10 a 14 anos, sendo confirmados 1.065 casos. Dos casos confirmados, 25 deles apresentaram sinais de alarme e dois foram de dengue grave. Em relação aos óbitos, dos seis já confirmados pela doença no Estado, um deles é de uma criança de 10 anos.
Alberto Borém
Repórter / [email protected]