Governador do ES assina acordo nos EUA para obra de estação de água de reúso
-
Link copiado
Em viagem a Nova York, nos Estados Unidos, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), assinou, na segunda-feira (13), a ordem de serviço para a construção, operação e manutenção de uma estação de tratamento de efluentes sanitários e fornecimento de água de reúso, que ficará localizada em Vitória.
A Estação de Produção de Água de Reúso (Epar) terá capacidade de transformar 300 litros por segundo (l/s) de esgoto sanitário em água de reúso para fins industriais. A empresa vencedora do leilão, realizado pela B3, em São Paulo, foi o consórcio multinacional GS Inima, e o acordo firmado entre o governo do Estado, por meio da Companhia Espírito-Santense de Saneamento (Cesan). O investimento está estimado em R$ 240 milhões, e a empresa começará a operar daqui a 24 meses. No acordo, a ArcelorMittal Tubarão se compromete a adquirir o volume de 200 l/s, dois terços da capacidade da estação.
A ordem de serviço foi assinada durante o painel ES Day, que faz parte da programação da edição internacional do evento Brazilian Regional Markets (BRM), promovido pela Apex e EQI Investimento. "O esgoto vai virar água para ser utilizado para resfriar o sistema industrial da empresa siderúrgica. Isso significa mais segurança hídrica, pois você afasta a necessidade da utilização da água dos mananciais no processo industrial, deixando esse recurso para os consumidores residenciais”, disse Casagrande, na solenidade.
Felipe Sena
Repórter / [email protected]