A Gazeta - Agora

Filtros:
Publicado em 15 de dezembro de 2023 às 18:14

Inauguração do contorno: Lula relembra tragédia no ES em 1999

  • Link copiado
Viu algum erro?
Presidente Lula durante inauguração do Contorno do Mestre Álvaro, com a presença de outras autoridades capixabas, como o governador Renato Casagrande
Presidente Lula durante inauguração do Contorno do Mestre Álvaro Crédito: Fernando Madeira

Durante o evento de inauguração do Contorno do Mestre Álvaro, na Serra, na tarde desta sexta-feira (15), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, relembrou o acidente de carro que levou à morte do ex-deputado estadual Otaviano de Carvalho (PT) e da assessora de imprensa do partido, Elizabeth Gomes Lima, em Sooretama, no Norte do Estado, em junho de 1999.

Na época, Lula era o presidente de honra do PT e seguia com sua comitiva para Vitória, após um evento em São Mateus, quando um caminhão desgovernado atingiu um dos carros da equipe. Perly Cipriano, que, na época, era ex-secretário da Justiça e Cidadania, estava no veículo envolvido na colisão e sofreu queimaduras de 2º e 3º graus em 35% do corpo.

“Minha alegria é estar revendo meu companheiro Perly Cipriano. Se tem um cara que é obrigado a acreditar em Deus é o Perly. Em junho de 99, a gente estava indo de São Mateus para Vitória, em três ou quatro carros. Coser (João Coser, atual deputado estadual) me chamou e eu mudei de carro. O companheiro Perly estava no carro de trás. Naquele dia, tinha enchido todos os tanques do carro e o tráfego parou. O Coser parou, parou um (carro) atrás e parou o Fiat com o Perly, Otaviano e Beth.”

E emendou: “Daqui a pouco, vem o caminhão e de forma desgovernada bateu no carro do Perly, estourou o tanque e pegou fogo. (Eu) ouvia as pessoas gritarem, falando para sair que o carro ia explodir. Tentaram abrir a porta. Perly conseguiu sair (...) com o rosto todo queimado. Otaviano não conseguiu abrir o cinto de segurança. Tentamos abrir a porta do carro e não conseguimos. Morreram no carro Otaviano e minha secretária Beth”, lamentou.