Lula lamenta morte de Pirão: "Uma das mais deliciosas moquecas capixabas da minha vida"
-
Link copiado

O tempero de seus pratos e alegria com que recebia os clientes fizeram de Hercílio Alves da Silva Filho, fundador do Restaurante Pirão, uma personalidade que agradava aos mais diversos paladares, até do presidente da República. Prova disso é que, ao saber da morte do empresário capixaba, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez uma homenagem neste domingo (16) em suas redes sociais, exaltando a tradicional moqueca servida por "Pirão", na Praia do Canto, em Vitória. "Uma das mais deliciosas que provei na vida", destacou na postagem.
Hercílio Pirão morreu na quinta-feira (13) por complicações decorrentes de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), o popular derrame, após passar alguns dias internado em um hospital particular da Capital. O enterro foi realizado na sexta (14), no cemitério de Santo Antônio, também em Vitória.
Pirão começou a trabalhar com peixe aos nove anos no restaurante dos pais, Hercílio e Almerinda: o São Pedro, fundado em 1952 e aberto até hoje na Praia do Suá. Em 1982, abriu o próprio restaurante no Triângulo das Bermudas, dando à casa seu apelido de infância e seguindo na cozinha a mesma receita de moqueca ensinada pela mãe. O local até os dias atuais é parada certa de artistas, celebridades e políticos que visitam Vitória, explicando um pouco do reconhecimento de Lula ao empresário.
As paredes do salão estão repletas de fotos de Pirão com visitantes famosos, assim como charges, autógrafos, prêmios e matérias publicadas em jornais e revistas sobre o famoso reduto da moqueca capixaba. Em 2021, o empreendimento foi vendido para os empresários Leonardo Freitas e Silvestre Tavares, sócios-proprietários do bistrô Wine Garden, na Praia do Canto, e integrantes do grupo Uaine, do qual fazem parte Aleixo, Cantina do Bacco e Canto do Vinho.