A Gazeta - Agora

Filtros:
Publicado em 14 de dezembro de 2023 às 09:09

Mais de 1,3 mil empresas são excluídas do Simples Nacional no ES

  • Link copiado
Viu algum erro?
SEFAZ
Sede da Secretaria Estadual da Fazenda do ES Crédito: Carlos Alberto Silva

Mais de 1,3 mil empresas foram excluídas do Simples Nacional no Espírito Santo pela Secretaria da Fazenda (Sefaz), por meio da Receita Estadual. As exclusões, que terão efeito a partir de 1º de janeiro, foram motivadas pela existência de débitos, sem exigibilidade suspensa, por parte desses contribuintes perante o Estado.

Antes do ato administrativo, cada contribuinte recebeu uma notificação do Fisco Estadual por meio do Domicílio Tributário Eletrônico (DT-e), informando sobre as dívidas com o órgão fazendário. O prazo dado para regularização das pendências foi de 30 dias, contados a partir da ciência da comunicação do termo de exclusão lavrado.

O auditor fiscal e subgerente de Setores Econômicos da Sefaz, Augusto Dibai, informou que, em geral, as dívidas são referentes a débitos de infrações de ICMS, aviso de cobrança de ICMS não recolhido, parcelamentos interrompidos, débitos inscritos em dívida ativa, Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e custas processuais, entre outros.