Mimoso do Sul tem 7 casos confirmados de leptospirose
-
Link copiado
Desde as chuvas ocorridas no dia 22 de março até esta sexta-feira (17), sete casos de leptospirose foram confirmados em Mimoso do Sul, na Região Sul do Espírito Santo. Há ainda outros 203 suspeitas, de acordo com informações da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Foi registrado um aumento expressivo no número de casos suspeitos da doença desde a tragédia climática que assolou a cidade.
A Sesa também afirmou que monitora esse aumento de casos por meio das notificações feitas no Sistema e-SUS VS. Os testes no Estado chegaram a ser paralisados por falta de insumos que são fornecidos pelo Ministério da Saúde, mas foram retomados no início de maio.
A leptospirose é uma doença bacteriana transmitida pela urina de ratos, que contamina a água durante os alagamentos. A bactéria acaba entrando no organismo das pessoas por algum ferimento que tenha contato com a água contaminada. Os sintomas da leptospirose podem incluir febre, dor de cabeça, calafrios, dores musculares, vômitos, diarreia, tosse, icterícia e erupção na pele. O período de incubação é geralmente de 5 a 14 dias. Se não tratada, pode ocorrer insuficiência renal, meningite, danos no fígado e dificuldade respiratória.
Felipe Sena
Repórter / [email protected]