Ministério reconhece situação de emergência em 13 cidades do ES após chuvas
-
Link copiado
O governo federal, por meio do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) reconheceu situação de emergência em 13 municípios da Região Sul do Espírito Santo, atingidos por fortes chuvas entre sexta-feira (22) e sábado (23).
Segundo o MIDR, a partir deste reconhecimento, os municípios estão aptos a solicitar recursos federais para ações de Defesa Civil, como assistência humanitária, reconstrução de infraestruturas e restabelecimento de serviços essenciais.
Além do Espírito Santo, também por conta de chuvas, estão na lista cidades da Bahia, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
No domingo (24), o MIDR já havia reconhecido, de forma sumária, a situação de emergência em 13 cidades do Espírito Santo: Alfredo Chaves, Apiacá, Atílio Vivácqua, Bom Jesus do Norte, Vargem Alta, Mimoso do Sul, Ibitirama, Muqui, Muniz Freire, Guaçuí, Jerônimo Monteiro, Rio Novo do Sul e São José do Calçado.
Ainda no domingo (24), o Estado recebeu equipes de apoio do governo federal para suporte aos atingidos pelas chuvas. Já na manhã desta terça-feira (26), o governador Renato Casagrande (PSB) anunciou que o Estado vai precisar de R$ 743,3 milhões para recuperação das cidades afetadas, para obras em estruturas urbanas, rurais e de rodovias.
João Barbosa
Repórter / [email protected]