Operação mira desvios de celulares por funcionários dos Correios no ES
-
Link copiado
Uma operação da Polícia Federal combate o desvio de produtos em uma agência dos Correios no Sul do Espírito Santo. A “Operação Back Phone” foi deflagrada na manhã desta terça-feira (11) com o objetivo identificar funcionários da agência de Iconha que teriam atuado na subtração e venda de aparelhos celulares furtados. São cumpridos mandados de busca e apreensão em Marataízes e em Vitória.
Na última sexta-feira (7), uma operação similar foi deflagrada para combater o desvio de celulares iPhones, da Apple, praticado por um funcionário terceirizado dos Correios em Vitória.
Segundo a Polícia Federal, as apurações tiveram início com base em informações encaminhadas pelo setor de segurança da própria Empresa de Correios e Telégrafos – ECT (Correios). Durante as investigações, um aparelho celular furtado foi recuperado pela Polícia Federal.
A PF informou que os investigados poderão responder por peculato, crime praticado contra a administração pública, cujas penas podem alcançar 12 anos de prisão.
Os Correios informaram que, assim que foram identificadas atitudes suspeitas pelo funcionário, acionaram os órgãos competentes para investigação. Sobre o desligamento do trabalhador, a organização disse que, "conforme a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), o empregado só pode ser desligado depois de julgado, por isso está respondendo processo administrativo".
"Os Correios reiteram que se trata de um caso isolado e que não reflete o comprometimento, integridade e eficiência de seus empregados e empregadas. A estatal segue colaborando com as investigações e reforça que mantém estreita parceria com os órgãos de segurança para prevenir crimes contra os serviços postais".
Atualização: Após informar, inicialmente, que se tratava de um funcionário terceirizado, a organização atualizou a nota e disse que se trata de um funcionário direto, que responde por processo administrativo. O texto foi atualizado.
Sara Oliveira
Repórter / [email protected]