Petrobras e Vale fazem parceria para produzir combustível verde
-
Link copiado
A Petrobras e a Vale estabeleceram uma parceria que visa ao desenvolvimento do chamado combustível verde ou sustentável, isto é, menos poluente. Para tanto, as empresas assinaram nesta quinta-feira (28) um protocolo de intenções para desenvolver soluções de baixo carbono ao longo dos próximos dois anos, período de duração do acordo.
Conforme informações divulgadas pelas empresas, a parceria prevê a avaliação de oportunidades conjuntas de descarbonização, abrangendo o desenvolvimento de iniciativas em combustíveis sustentáveis — como hidrogênio, metanol verde, biobunker, amônia verde e diesel renovável — e de tecnologias de captura e armazenamento de CO² (gás carbônico).
A iniciativa, na avaliação de Petrobras e Vale, será estratégica para impulsionar a transição energética no país. “São as duas maiores empresas brasileiras unindo forças em torno de um propósito comum: desenvolver as mais modernas soluções para reduzir as emissões de gases de efeito estufa”, ressaltou Prates.
Para Bartolomeo, o Brasil tem todas as condições de liderar o desenvolvimento em larga escala de soluções de baixo carbono e combustíveis renováveis. "A Vale tem um firme compromisso de reduzir sua pegada de carbono e, portanto, quer ser protagonista desta jornada."