PL confirma candidato na disputa em São Mateus, mas busca novo vice
-
Link copiado
O Partido Liberal confirmou, durante convenção realizada na noite desta quarta-feira (31), sua participação na disputa pela prefeitura de São Mateus nas Eleições 2024. No município do norte do Espírito Santo, a legenda do ex-presidente Jair Bolsonaro vai ter o pastor Nilis Castberg concorrendo ao cargo de prefeito e pelos menos 16 candidatos a vereadores. Apesar da confirmação do partido na corrida eleitoral, a chapa majoritária sofreu mudanças e está incompleta.
No lançamento da pré-candidatura liberal, o nome do produtor rural Edivaldo Permanhane havia sido confirmado na disputa no cargo de vice-prefeito, o que confirmava mais uma chapa puro sangue da legenda na corrida eleitoral.
Agora, no entanto, foi anunciado que apenas o nome de Nilis está cravado na briga pelo comando da cidade. De acordo com a direção estadual do PL, Edivaldo, a pedido de sua família, "decidiu focar nos negócios familiares e não concorrer a cargos eletivos". Com isso, a legenda precisa escolher um novo nome para concorrer ao lado do pastor, o que deve ser feito até este domingo (4).
De qualquer forma, o PL vai para a disputa sem alianças e sob o lema “Deus, pátria, família e liberdade”. Seguindo os princípios bolsonaristas e contando com apoio de nomes importantes do partido, como o do senador Magno Malta, o candidato homologado, que também é presidente do PL municipal, defende pautas conservadoras, o livre comércio e “seriedade na vida pública”.
Nilis Castberg, que já foi candidato a vice-prefeito e foi vereador de 2001 a 2004, vai concorrer com pelo menos outros cinco candidatos. Estão na disputa, até o momento, o empresário Marcus Azevedo Batista, o Marcus da Cozivip, do Podemos; a professora Zenilza Pauli, do PT; o radialista Carlinhos Lyrio, do Republicanos; Henrique Follador, do PDT; e Amadeu Boroto, do MDB, caso esteja elegível. Se não, o grupo que apoia o último nome escolherá o candidato entre outras três pessoas: o ex-vereador Clebson Bazoni (PSDB); o radialista Ferreira Júnior (Rede); ou o presidente da Câmara de São Mateus, Paulo Fundão (União Brasil).