Filtros:
Publicado em 29 de agosto de 2024 às 16:15

Polícia investiga se incêndios em Afonso Cláudio foram intencionais

  • Link copiado
Viu algum erro?

A Prefeitura de Afonso Cláudio, na Região Serrana do Espírito Santo, informou que há dois inquéritos policiais apurando a responsabilidade de incêndios no município. Desde a última semana, vários foram registrados na sede e nas localidades de interior. Somadas, as áreas queimadas da última semana, chegam a 500 mil metros quadrados.

Incêndios em município da região serrana são investigados, segundo prefeitura
fonso Cláudio registrou vários incêndios de grandes proporções na última semana Crédito: Divulgação

O último registro, segundo a prefeitura, aconteceu na noite de quarta-feira (28), em Fazenda Guandu e São Luiz de Boa Sorte. O primeiro registro foi na semana passada (22) na área de transbordo do município; no domingo (25) iniciou na vegetação de pasto, na propriedade vizinha ao local da primeira queimada; dois dias depois, o fogo tomou conta novamente da mesma área de pastagem, e foi em direção à cidade, no bairro Vila Nova.

Além do Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil do município e funcionários da prefeitura ajudaram a combater os incêndios. “Já existem dois inquéritos em andamento para apurar as responsabilidades. Por isso as polícias civil e militar já estão intimando os proprietários para os depoimentos”, informou o município por meio de nota. A Polícia Civil informou apenas que os casos seguem em investigação.

Publicado em 7 de setembro de 2024 às 18:14

Assembleia do ES cria grupo para propor medidas contra queimadas

  • Link copiado
Viu algum erro?
Incêndio | Pedra da Tirolesa, Pancas 07/09/24
Vegetação na área da Pedra da Tirolesa, em Pancas, foi destruída por incêndio Crédito: Fabrício Silva/Prefeitura de Pancas

Após o governador Renato Casagrande (PSB), decretar situação de emergência, neste sábado (7), a Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) anunciou a criação de um grupo de trabalho para o enfrentamento da crise hídrica e do aumento das queimadas. A medida será publicada no Diário do Poder Legislativo na próxima segunda-feira (9).

Segundo comunicado divulgado pelo presidente da Assembleia, Marcelo Santos, o grupo irá contar com os presidentes das Comissões de Meio Ambiente, Agricultura e Segurança e irá sugerir medidas para mitigar os efeitos da crise e interagir com os diversos setores da sociedade capixaba. O presidente da Ales expressou preocupação com a situação do Estado e ainda ressaltou a necessidade de combater queimada irregulares. “É essencial evitar queimadas irregulares e denunciar focos de incêndio. Vamos mostrar a força e a união do povo capixaba", disse, na nota.

Sem chuvas há mais de 50 dias, o Estado sofre com um incêndio de grandes proporções registrado em Pancas, na Região Noroeste, que já dura quase uma semana. No período, uma área superior a 120 mil metros quadrados, o equivalente a cerca de 16 campos de futebol, já foi atingida pelo fogo.

Eduarda Lisboa

Repórter / [email protected]
Publicado em 7 de setembro de 2024 às 17:13

Incêndio atinge restaurante na Avenida Beira-Rio, em Colatina

  • Link copiado
Viu algum erro?
Incêndio atinge restaurante na Avenida Beira-Rio em Colatina
Incêndio atinge restaurante na Avenida Beira-Rio em Colatina Crédito: Leitor A Gazeta

Um incêndio atingiu um restaurante localizado na Avenida Senador Moacyr Dalla, mais conhecida como "Avenida Beira-Rio, em ColatinaNoroeste do Espírito Santo, no final da manhã deste sábado (7). Segundo o Corpo de Bombeiros Militar, as causas do fogo ainda são desconhecidas. Não houve feridos. 

De acordo com a corporação, o incêndio foi contido por populares, juntamente com um bombeiro da reserva. As equipes realizaram o rescaldo e confirmaram que não havia mais risco de reignição. 

Diante do ocorrido, clientes do restaurante Aruna Gastrô Lounge manifestaram apoio em uma rede social. "Toda minha solidariedade nesse momento tão difícil", comentou uma internauta. "Que Deus conforte vocês. Vão recuperar tudo", disse outro. 

Os donos do estabelecimento não se manifestaram sobre o incêndio até a publicação deste texto.

Mariana Lopes

Repórter / [email protected]
Publicado em 7 de setembro de 2024 às 15:34

Candidato do PSB à Prefeitura de Itaguaçu denuncia vandalismo em comitê

  • Link copiado
Viu algum erro?
Darcy Dettmann denunciou vandalismo em comitê
Darly Dettmann denunciou vandalismo em comitê Crédito: Reprodução

O candidato à Prefeitura de Itaguaçu pelo PSB, Darly Dettmann, fez uma denúncia à polícia após ter os vidros da entrada de seu comitê de campanha destruídos na cidade no Noroeste do Estado. Ele afirmou ter registrado boletim de ocorrência sobre o caso neste sábado (7).

O caso aconteceu na madrugada de quinta (5) para sexta-feira (6). Em conversa com A Gazeta, o também ex-prefeito da cidade por dois mandatos relatou que nada foi levado e nenhum objeto que pudesse ser usado para quebrar o vidro foi encontrado no local. Ele disse que militantes passaram a ficar no imóvel para impedir furtos, já que o local ainda continua aberto, após a vidraça ter sido quebrada.

Segundo o candidato, o episódio ocorreu em um momento de alta movimentação na cidade, em meio à realização da 20ª Fitac (Festa Itaguaçuense das Culturas), que vai até domingo (8).

“Uma triste realidade que estamos vivendo. Nosso comitê amanheceu destruído, quebrado, depredado. Nós não podemos conviver com essa realidade da hostilidade, da violência e do vandalismo. Não é quebrando as coisas dos outros que se consegue o resultado que a gente precisa”, disse Dettmann, em vídeo publicado nas redes sociais, em frente ao local.

Por meio de nota, a Polícia Civil informou que o caso segue sob investigação da Delegacia de Polícia (DP) de Itaguaçu. E acrescentou que, até o momento, nenhum suspeito foi detido. "Detalhes da investigação não serão divulgados, no momento", completa a nota.

ATUALIZAÇÃO: Após a publicação do texto, a Polícia Civil enviou nota sobre o caso. A reportagem foi atualizada.

Publicado em 7 de setembro de 2024 às 14:09

Denúncia de som alto termina em confronto em São Mateus

  • Link copiado
Viu algum erro?

Após a Polícia Militar receber uma denúncia de perturbação de sossego em um estabelecimento comercial, no bairro Vila Nova em São Mateus, Norte do Espírito Santo, um confronto entre PMs e um suspeito foi registrado na madrugada deste sábado (07).Ninguém se feriu e o homem que teria atirado contra os policiais conseguiu fugir.

A Polícia Militar recebeu a denúncia de som alto proveniente da concentração do grande número de pessoas em um estabelecimento, ocasionando perturbação do sossego aos moradores. A rua também estaria fechada atrapalhando o fluxo da via, além da presença de suspeitos armados que também comercializavam drogas.

Quando os policiais chegaram ao local, um grupo de pessoas arremessou garrafas e pedras neles, sendo necessário que os militares fizessem disparos de bala de borracha e bombas de efeito moral para cessar a agressão e dispersar as pessoas que insistiam em arremessar objetos em sua direção.

Durante a ação, foi visualizado pelas equipes um suspeito sacando uma arma, efetuando disparos na direção dos policiais e correndo em seguida e, novamente, atirando contra as equipes. Segundo a Polícia Militar, a injusta agressão foi revidada e o indivíduo fugiu, porém ele não foi localizado.

Por meio de nota, a Polícia Civil informou que o fato será investigado por meio da Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de São Mateus. A PCES destaca que a população pode auxiliar na investigação por meio do telefone 181, o Disque-Denúncia.

Geizy Gomes

TV Gazeta Sul / [email protected]
Publicado em 7 de setembro de 2024 às 13:24

Homem morre em acidente de moto em rodovia de Colatina

  • Link copiado
Viu algum erro?
SML de Colatina
Corpo foi levado para o SML de Colatina Crédito: Heriklis Douglas

Um homem morreu após um acidente de moto  na manhã deste sábado (07) na Rodovia ES 248, Córrego da Lapa, Colatina, no Noroeste do Espírito Santo. A dinâmica do acidente, a identificação e a idade da vítima não foram divulgados.

De acordo com a Polícia Militar, quando a equipe chegou no local o Samu já estava atendendo o motociclista e constatou o óbito do homem. A vítima estava caída no acostamento, ao lado da moto, que ficou tombada. A Perícia foi acionada.

A Polícia Científica (PCIES) informou, por meio de nota, que o corpo da vítima de sexo masculino foi encaminhado para a Seção Regional de Medicina Legal (SML) de Colatina, para ser necropsiado e, posteriormente, liberado para os familiares.

Geizy Gomes

TV Gazeta Sul / [email protected]
Publicado em 7 de setembro de 2024 às 11:23

Fogo em vegetação de Pancas completa uma semana; veja vídeo da destruição

  • Link copiado
Viu algum erro?
Incêndio em Pancas deixa vegetação completamente queimada
Incêndio em Pancas deixa vegetação completamente queimada Crédito: Carolina Silveira/TV Gazeta

Após nova vistoria na manhã deste sábado (7), mais focos de incêndio foram localizados ao redor da Pedra da Tirolesa, em Pancas, no Noroeste do Espírito Santo. O incêndio começou no último sábado (31), quando o fogo se espalhou rapidamente pela vegetação seca e se intensificou na sexta-feira (6).  Um helicóptero do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo da Secretaria da Casa Militar (Notaer) sobrevoou o local nesta manhã e chegou a buscar água em piscinas na região para ajudar no combate às chamas. 

Incêndio na Pedra da Tirolesa em Pancas: Notaer auxilia no combate às chamas
Incêndio em Pancas: Notaer busca água em piscina para auxilia no combate às chamas Crédito: Divulgação | Notaer

Por meio de nota, a Defesa Civil informa que, em conjunto com o Corpo de Bombeiros, realizou uma vistoria com o uso de drones e identificou novos pontos isolados de fumaça ao redor da Pedra da Tirolesa. Esses focos já estão sendo monitorados, e as equipes estão em operação no local para controlá-los.

Um caminhão-pipa da Prefeitura de Pancas será utilizado para garantir que o fogo não volte a se espalhar. A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros afirmam que permanecerão em campo durante todo o dia para combater os focos e assegurar o controle total da situação.

No início da noite de sexta-feira (6), a prefeitura informou que, devido ao incêndio e à grande quantidade de fumaça, a Mega Tirolesa não funcionará neste final de semana, dias 7 e 8 de setembro. "Esta decisão visa garantir a segurança de nossos funcionários e usuários", comunicou.

Equipes do Corpo de Bombeiros permaneceram no local na tarde deste sábado (6). Segundo a corporação, o combate às chamas "é complexo, devido às condições do terreno, que é íngreme e acidentado, e a vegetação densa." 

Geizy Gomes

TV Gazeta Sul / [email protected]
Publicado em 7 de setembro de 2024 às 10:40

Notaer vai ganhar helicóptero com maior capacidade de transporte no ES

  • Link copiado
Viu algum erro?
Verão no Espírito Santo. Helicóptero do Notaer sobrevoa Praia de Itapuã
Verão no Espírito Santo. Helicóptero do Notar Crédito: Vitor Jubini

Núcleo de Operações e Transporte Aéreo da Secretaria da Casa Militar do Espírito Santo (Notaer) vai contar com mais um helicóptero para suas operações. Na manhã deste sábado (7) durante o desfile cívico-militar de 7 de setembro realizado em Vitória, o governador Renato Casagrande (PSB) anunciou que a Casa Militar está autorizada a adquirir mais uma aeronave.

“Hoje nós temos quatro helicópteros e a necessidade de um novo equipamento surgiu por conta da demanda crescente nos atendimentos da saúde e também de combate a incêndios. Vamos comprar um equipamento que possa transportar o paciente tendo dois pilotos à bordo”, explicou Casagrande.

Atualmente, os helicópteros do Notaer têm estrutura para transportar um paciente e um piloto por vez, tendo que deixar um dos militares em terra durante as operações de resgate. Segundo Casagrande, a compra da nova aeronave deve garantir mais agilidade e segurança nas ações, tanto para os responsáveis pelo resgate, quanto para as vítimas em trânsito.

João Barbosa

Repórter / [email protected]
Publicado em 7 de setembro de 2024 às 09:49

Ambulância invade ciclovia ao desviar de pedestre na Avenida Vitória

  • Link copiado
Viu algum erro?
Cerca de 15 grades foram derrubadas após o impacto da ambulância
Cerca de 15 grades foram derrubadas após o impacto da ambulância Crédito: Leitor AG

Uma ambulância invadiu a ciclovia da Avenida Vitória e derrubou as grades de proteção logo após desviar de um pedestre que atravessava fora da faixa na madrugada deste sábado (7), na altura do bairro Jucutuquara, na Capital.

A reportagem da TV Gazeta esteve no local e apurou que o veículo seguia na avenida no sentido Centro x Bento Ferreira quando subiu na estrutura construída para os ciclistas. Na ocorrência, a ambulância chegou a derrubar cerca de quinze grades de proteção, uma árvore e pelo menos uma placa de sinalização da via. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.

Ainda nesta manhã, uma faixa da avenida chegou a ser fechada para a limpeza do óleo derramado pela ambulância e retirada de pequenos destroços na pista.

Com informações de Daniel Marçal, da TV Gazeta

João Barbosa

Repórter / [email protected]
Publicado em 7 de setembro de 2024 às 09:07

Incêndio atinge prédio e mobiliza bombeiros no Centro de Vitória

  • Link copiado
Viu algum erro?

Um incêndio no quinto andar do Edifício Ouro Verde, localizado na Avenida Jerônimo Monteiro, no Centro de Vitória, mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros (CBMES) na manhã deste sábado (7). O prédio fica perto da Praça Costa Pereira e Teatro Glória. Por causa do combate ao fogo, o trânsito ficou bastante complicado na região para quem acessou a avenida no sentido Parque Moscoso.

Procurado pela reportagem de A Gazeta, O Corpo de Bombeiros informou que a corporação foi acionada por volta de 8h20 da manhã. As chamas atingiram um apartamento no 5º andar do prédio. Segundo o Corpo de Bombeiros, o edifício é misto, ou seja, composto por residências e salas comerciais. A reportagem da TV Gazeta esteve no local e apurou que, no momento, nove pessoas residem no edifício. Também há a circulação rotineira de outras pessoas que atuam nas salas comerciais.

Os bombeiros e a Guarda Municipal de Vitória evacuaram o prédio e isolaram o local. Dois caminhões e uma viatura de apoio foram encaminhados para a região. As equipes realizaram o combate e extinguiram as chamas. Não houve feridos.

Os militares seguiram no prédio durante a manhã atuando no rescaldo. O Corpo de Bombeiros disse que ainda não é possível informar as dimensões do dano ao imóvel, nem o que ocasionou o incêndio.

Incêndio atinge prédio e mobiliza bombeiros no Centro de Vitória
Incêndio atinge prédio e mobiliza bombeiros no Centro de Vitória Crédito: Ricardo Medeiros

João Barbosa

Repórter / [email protected]
Publicado em 6 de setembro de 2024 às 18:38

Incêndio em Pancas: Mega Tirolesa não funcionará neste fim de semana

  • Link copiado
Viu algum erro?

Devido ao incêndio que atinge o entorno do maior circuito de tirolesas da América Latina há quase uma semana, em PancasNoroeste do Espírito Santo, a prefeitura informou, no início da noite desta sexta-feira (6), que a Mega Tirolesa não funcionará neste fim de semana, dias 7 e 8 de setembro. Segundo a administração municipal, a decisão visa garantir a segurança de funcionários e usuários.

As chamas, que atingem a região da Pedra da Tirolesa desde o último sábado (31), se intensificaram nesta sexta-feira (6). Imagens enviadas pela prefeitura à reportagem de A Gazeta (veja acima) impressionam: é possível observar chamas que lembram lava de vulcão. Em outro vídeo, percebe-se o local, coberto por vegetação, cercado pelo fogo.

Equipes da Defesa Civil, juntamente com a Secretaria de Meio Ambiente de Pancas e o Corpo de Bombeiros, estão no local trabalhando no combate às chamas. A administração municipal garantiu que, até o momento, não há risco de o incêndio atingir áreas residenciais.

Mariana Lopes

Repórter / [email protected]
Publicado em 6 de setembro de 2024 às 18:20

Polícia apreende suspeito de matar adolescente em barbearia de Sooretama

  • Link copiado
Viu algum erro?
Allan Bernardo Gama, de 16 anos, foi morto com tiros nas costas em uma barbearia de Sooretama
Allan Bernardo Gama, de 16 anos, foi morto com tiros nas costas em uma barbearia de Sooretama Crédito: Reprodução/Redes Sociais

Um adolescente de 17 anos foi apreendido pela Polícia Civil na tarde de quinta-feira (5), no Centro de Sooretama, no Norte do Espírito Santo, suspeito de ser o autor dos disparos que resultaram na morte de Allan Bernardo Gama, de 16 anos, no dia 29 de maio. A vítima foi assassinada enquanto cortava o cabelo em uma barbearia do bairro Sayonara, na mesma cidade. 

Segundo a Polícia Civil, durante as investigações, foi elucidado que o crime foi motivado por um atrito entre pequenos traficantes de Sooretama. O adolescente de 17 anos, que não teve a identidade informada, foi encaminhado para o Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) Norte, onde está à disposição da Justiça. 

Publicado em 6 de setembro de 2024 às 18:13

Helicópteros e viaturas chamam atenção no Centro de Vitória

  • Link copiado
Viu algum erro?
Helicópteros no Centro de Vitória
Helicópteros no Centro de Vitória Crédito: Elton de Carvalho

Uma movimentação de viaturas e helicópteros chamou atenção e até assustou quem passava pelo Centro de Vitória na tarde desta sexta-feira (6). A reportagem de A Gazeta procurou o Núcleo de Operações e Transportes Aéreo da Casa Civil Militar (Notaer) para entender o motivo, e a instituição informou que as aeronaves estavam treinando para o desfile cívico militar que ocorrerá no sábado, 7 de setembro, Dia da Independência.

O Centro de Vitória receberá novamente o Desfile Cívico-Militar, realizado em 7 de setembro, na Avenida Beira Mar, a partir das 8h. O desfile terá apresentação de helicópteros do Notaer e participação inédita do Grupo de Mergulhadores de Combate da Marinha do Brasil, de aspirantes da Escola Naval da Marinha e dos cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras compondo a parte marítima do desfile.

A Polícia Militar também foi procurada pela reportagem, mas não retornou até a publicação desta matéria. No fim da tarde, já não havia mais movimentação no local.

Publicado em 6 de setembro de 2024 às 17:55

Protesto pede justiça pela morte de idoso em briga por bezerros em Cachoeiro

  • Link copiado
Viu algum erro?
Concentração se deu no Centro de Cachoeiro.
Concentração se deu no Centro de Cachoeiro. Crédito: Leitor A Gazeta

Com gritos de ordem e segurando cartazes pretos, familiares e amigos de Marcos Pacífico Vieira, de 71 anos, realizaram um protesto no Centro de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, na tarde desta sexta-feira (6), pedindo justiça. O pecuarista foi assassinado com um tiro em 13 de agosto deste ano, após um desentendimento com seu vizinho por causa de bezerros. A Polícia Civil informou que o suspeito do crime, Ricardo Robson Altoé, de 67 anos, está foragido. O nome dele já consta no Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Vítima, Marcos Pacífico Vieira, tinha 71 anos
Vítima, Marcos Pacífico Vieira, tinha 71 anos Crédito: Redes sociais

No dia seguinte ao crime, Ricardo foi ouvido e liberado. Nesta quinta-feira (5), a Polícia Civil informou que as investigações da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Cachoeiro de Itapemirim foram concluídas em 19 de agosto, com o indiciamento do suspeito por homicídio qualificado e a solicitação de prisão preventiva, que foi deferida pelo juiz Bernardo Fajardo Lima, da 1ª Vara Criminal do município.

Segundo o delegado Felipe Vivas, titular da DHPP de Cachoeiro, a motivação do crime permanece incerta e é considerada totalmente desproporcional. "Pegou todos de surpresa, não houve um motivo aparente. O suspeito teria perguntado à vítima se ela queria vender suas novilhas e, ao receber uma negativa, reagiu com violência", afirmou.

O delegado informou que diligências foram feitas para prender o foragido, sem sucesso. Informações podem ser fornecidas anonimamente pelo Disque-denúncia 181, sendo essenciais para o andamento das investigações.

Publicado em 6 de setembro de 2024 às 17:31

Incêndio em Pancas: vídeo mostra destruição na pedra da tirolesa

  • Link copiado
Viu algum erro?

O incêndio que atinge o entorno do maior circuito de tirolesas da América Latina, em PancasNoroeste do Espírito Santo, se intensificou na tarde desta sexta-feira (6). Imagens enviadas pela prefeitura à reportagem de A Gazeta impressionam: é possível observar chamas que lembram lava de vulcão. Em outro vídeo, percebe-se o local, coberto por vegetação, cercado pelo fogo. As chamas atingem o local há quase uma semana.

Equipes da Defesa Civil, juntamente com a Secretaria de Meio Ambiente de Pancas e o Corpo de Bombeiros, estão no local trabalhando no combate às chamas. A prefeitura informou, em nota, que estuda a possibilidade de utilizar um helicóptero do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo da Secretaria da Casa Militar (Notaer) para intensificar os esforços. A administração municipal garantiu que, até o momento, não há risco de o incêndio atingir áreas residenciais.

Segundo apurações da reportagem da TV Gazeta, enquanto monitorava a área que estava em chamas, uma equipe da prefeitura ficou presa no local. Isso porque o fogo se alastrou rapidamente, junto com um forte vento. O Corpo de Bombeiros foi comunicado do fato e conseguiu resgatar a equipe.

No início da noite desta sexta-feira, a prefeitura informou que, devido ao incêndio e à grande quantidade de fumaça, a Mega Tirolesa não funcionará neste final de semana, dias 7 e 8 de setembro. "Esta decisão visa garantir a segurança de nossos funcionários e usuários", comunicou. 

Mariana Lopes

Repórter / [email protected]
Publicado em 6 de setembro de 2024 às 17:06

Justiça eleitoral barra candidatura de prefeito de Conceição da Barra

  • Link copiado
Viu algum erro?
Mateusinho do Povão, prefeito de Conceição da Barra
Mateusinho do Povão disse que ficar fora da corrida eleitoral “não é uma possibilidade” Crédito: Facebook/Reprodução

Justiça Eleitoral barrou a candidatura à reeleição do atual prefeito de Conceição da BarraMateusinho do Povão (Podemos), por considerar que o postulante está disputando a possibilidade de exercer um terceiro mandato consecutivo, o que não é permitido pela legislação. As impugnações julgadas procedentes foram apresentadas pelas coligações que apoiam outros dois concorrentes ao cargo de prefeito: Erivan Tavares (PSB) e Toninho de Deus (União).

Procurado pela reportagem de A Gazeta, Walyson José Santos Vasconcelos, o Mateusinho do Povão, disse que já recorreu à Justiça e vai até a última instância, se necessário. Ele também afirmou que o partido não pensou em outro nome para a disputa municipal porque ficar fora da corrida “não é uma possibilidade”.

Antes de se eleger no pleito municipal de 2020, o candidato à reeleição assumiu o cargo, enquanto presidente da Câmara de Vereadores, para substituir os então prefeito e vice-prefeito cassados. De março a setembro daquele ano, Mateusinho exerceu o cargo de prefeito de maneira contínua e ininterrupta. Por isso, de acordo com o juiz eleitoral da 27ª Zona Eleitoral, Leandro Cunha Bernardes da Silveira, não há dúvidas de que o prefeito sucedeu o mandatário cassado e foi, de fato, titular.

O magistrado também argumenta que há jurisprudência consolidada no âmbito do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em relação ao tema. “O exercício do cargo, seja por sucessão ou substituição, dentro dos seis meses anteriores ao pleito configura o primeiro mandato, de molde a permitir apenas uma recondução”, diz o juiz na decisão. Dessa forma, conforme a visão da Justiça Eleitoral, Mateusinho teria sido reeleito para um segundo mandato, quando venceu o pleito de 2020, e, assim, não poderia disputar as eleições deste ano.

Julia Camim

Jornalista / [email protected]
Publicado em 6 de setembro de 2024 às 16:49

Menina conta para mãe que é abusada e padrasto é preso em Castelo

  • Link copiado
Viu algum erro?

Um homem de 39 anos foi preso suspeito de abusar sexualmente da enteada de 12, em Castelo, Sul do Espírito Santo, na manhã desta sexta-feira (6). Em denúncia à Polícia Militar, a mãe da adolescente disse que a própria filha pediu ajuda, contando que era abusada pelo padrasto e que a violência começou há cerca de três semanas, sempre por volta das 5 horas da manhã. A vítima disse que era ameaçada para que não contasse a ninguém sobre o que estava acontecendo.

Após a denúncia da filha, a mãe esperou o companheiro acordar, foi ao quarto da menina e flagrou o homem tentando beijar a adolescente — momento em que a mulher protegeu a menina e acionou a Polícia Militar por meio do 190. À polícia, o suspeito negou as acusações, e disse que ia ao quarto para desejar bom dia e se despedir da adolescente antes de ir trabalhar.

Levado à Delegacia Regional de Cachoeiro de Itapemirim, o homem foi autuado em flagrante por estupro de vulnerável e encaminhado ao sistema prisional, informou a Polícia Civil.

O nome do suspeito preso e do bairro onde a família mora não foram informados para preservar a identidade da vítima, conforme prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente
Publicado em 6 de setembro de 2024 às 15:41

Parte de corpo humano é encontrada em valão durante limpeza em Viana

  • Link copiado
Viu algum erro?
Corpo é encontrado dentro de valão, em Viana.
Movimentação de viaturas das polícias Militar e Científica no local onde parte de corpo foi encontrada Crédito: Montagem | Leitor A Gazeta

Parte de um corpo humano foi encontrada por funcionários da Prefeitura de Viana que limpavam um valão no bairro Nova Bethânia, em Viana, nesta sexta-feira (6). Os trabalhadores faziam o serviço com uma retroescavadeira perto de uma ponte quando viram o pedaço de cadáver.

As polícias Militar e Científica foram acionadas. A informação é de que o corpo já estava em decomposição e foi removido para o Instituto Médico Legal (IML), em Vitória, para ser analisado. 

"O procedimento foi encaminhado para ao Departamento Especializado de Homicídios e Proteção à Pessoa (DEHPP), que aguarda o resultado dos exames para definir se haverá instauração de inquérito, caso seja constatada morte violenta", informou a Polícia Civil. 

A Prefeitura de Viana informou que realiza ação de limpeza preventiva em um córrego da região. "O serviço ocorre desde desde quarta-feira e, após o encontro do cadáver, a área foi isolada pela polícia", finalizou.

Mikaella Mozer

Repórter / [email protected]
Publicado em 6 de setembro de 2024 às 13:08

285 homens são presos em operação contra violência doméstica no ES

  • Link copiado
Viu algum erro?
Homens foram presos no ES durante operação nacional
Homens foram presos no ES durante operação nacional Crédito: Reprodução | Sesp

Uma operação comandada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, que mobilizou diversas corporações em todo o Brasil em atenção e prevenção à violência contra a mulher, prendeu 285 homens no Espírito Santo. A ação nacional durou todo o mês de agosto e, além das prisões, foram realizadas atividades de combate ao crime, como conversas, palestras e orientações em escolas. Foram decretadas 1.064 medidas protetivas de urgência no Estado durante o período. A Polícia Civil destacou que, entre os presos, está um filho que agrediu a mãe, uma idosa de 96 anos, no município de Linhares, no Norte capixaba.

Durante o mês de agosto, 3.801 ocorrências de violência contra mulheres foram registradas no Espírito Santo. São, em média, 122 casos por dia. As informações foram divulgadas durante uma coletiva de imprensa realizada na manhã desta sexta-feira (6). A Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social ainda informou que foram apreendidas 11 armas de fogo, 148 munições e 25 armas bancas.

"Fizemos uma força-tarefa importante e relevante neste período. Este enfrentamento é feito diariamente, mas reforçamos durante o mês. São ações de repressão e prevenção. Nosso objetivo é salvar a vida de mulheres", afirmou a coordenadora da Polícia Civil das Operações Nacionais de Grupos de Vulneráveis, delegada Cláudia Dematté.

A Operação Shamar, termo em hebraico que faz referência ao cuidado e proteção, teve atuação nos 78 municípios do Espírito Santo, com quase 400 policiais militares e civis empenhados. Foram 257 prisões em flagrante e outros 28 mandados de prisão preventiva cumpridos - totalizando 285 detenções. Houve ainda o cumprimento de 25 mandados de busca e apreensão.

A orientação das polícias é que as mulheres não se calem diante de episódios de violência. Uma das alternativas é ligar para o número 180, uma central de atendimento à mulher.

Publicado em 6 de setembro de 2024 às 10:35

Onça-parda morre após ser atropelada por carro em estrada de Anchieta

  • Link copiado
Viu algum erro?

Uma onça-parda morreu na manhã desta sexta-feira (6), na Estrada do Limão, em Anchieta, Litoral Sul do Espírito Santo, após ser atropelada por um carro. Segundo informações da secretária Municipal de Meio Ambiente, Jéssica Martins de Freitas, o corpo do animal será levado para o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) de Alegre.

Onça parda morre após ser atropelada em Anchieta
Onça-parda morre após ser atropelada em Anchieta Crédito: Prefeitura de Anchieta

A Secretaria de Meio Ambiente de Anchieta informou que foi acionada por volta das 7h20, e a Guarda Ambiental foi até o local, fez recolhimento. Agora, segundo a pasta, serão feitos os trâmites para levar a onça-parda ao Ifes de Alegre para taxidermizar o animal – preparar corpo do felino para estudo.

A equipe identificou que a onça-parda é um jovem adulto de aproximadamente dois anos. O ponto onde aconteceu o acidente, explicou a secretária Jéssica Martins de Freitas, é próximo à região de mata e não é comum haver relatos de presença desse animal no trecho. O motorista que atingiu o animal não se feriu.