A Gazeta - Agora

Filtros:
Publicado em 1 de novembro de 2024 às 20:23

Políticos capixabas colhem assinatura para ajudar a recriar partido extinto

  • Link copiado
Viu algum erro?
Grupo trabalha no recolinhamento de assinaturas para recriação de partido extinto em 2022
Grupo trabalha no recolhimento de assinaturas para recriação de partido extinto em 2022 Crédito: Divulgação

Um grupo de ex-dirigentes partidários e políticos do Espírito Santo está colhendo assinaturas visando à recriação do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). A legenda foi extinta em 2022, após ser fundida ao Patriota, formando, desde novembro de 2023, o Partido da Renovação Democrática (PRD). Para que o partido seja recriado, precisarão ser recolhidas 500 mil assinaturas em todo o país.

Em conversa com a reportagem de A Gazeta na noite dessa sexta-feira (1º), Dejalma Merlo, ex-presidente estadual do Avante e ex-presidente do PTB em Vila Velha, confirmou que o trabalho de coletas de assinaturas no Espírito Santo visando à recriação da legenda já começou. Segundo ele, foram coletadas até agora 25 subscrições. A expectativa é que, até o ano que vem, o grupo consiga 10 mil assinaturas em território capixaba.

"O PTB foi importante em todo o país e também no Espírito Santo. Acolheu nomes históricos da política nacional, como o presidente Getúlio Vargas, por exemplo. E a ideia é recuperar a essência da legenda, com base nos valores getulistas. Estamos confiantes de que em 2026 teremos candidatos participando do pleito pelo PTB", afirma Dejalma.

A empreitada de recriação do PTB está sendo liderada por Vivaldo Barbosa, ex-deputado federal do PDT. No Espírito Santo, o PTB já teve em seu quadro nomes como o deputado estadual e prefeito eleito de Cachoeiro de Itapemirim, Theodorico Ferraço (PP); o senador Magno Malta (PL); e o ex-prefeito de Vila Velha Max Filho (PSDB).