Recontagem de votos vai definir novos vereadores na Câmara de Vila Velha
-
Link copiado
O Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) vai anunciar, na próxima quinta-feira (29), quem são os vereadores que vão ocupar as duas cadeiras vagas na Câmara de Vila Velha. No último dia 20, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu pela cassação do mandato dos vereadores Devacir Rabello (PL) e Joel Rangel (PTB). A medida uma é punição aos partidos DC e PTB por fraude à cota de gênero nas eleições de 2020. Devacir se elegeu pelo DC, mas mudou para o PL durante o mandato.
Com a sentença, os votos que foram para candidatos dos dois partidos na eleição proporcional de 2020 são cancelados. Dessa forma, é preciso fazer uma recontagem para definir quem são os dois vereadores que ocuparão as cadeiras na Câmara. A cerimônia de retotalização será na sede do cartório da 32ª Zona Eleitoral, às 15h30 e contará com a presença do Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil - seccional ES, e representantes dos partidos.
A partir da recontagem, são apontados quem são os suplentes que devem entrar nas duas vagas. Em geral, os primeiros suplentes são os que assumem o posto.
Natalia Bourguignon
Repórter / [email protected]