A Gazeta - Agora

Filtros:
Publicado em 6 de março de 2024 às 10:06

Relator do caso de Capitão Assumção vota pela revogação da prisão

  • Link copiado
Viu algum erro?
Capitão Assumção está em seu segundo mandato na Assembleia Legislativa do ES
Capitão Assumção, preso desde 28 de fevereiro, está em seu segundo mandato na Ales Crédito: Diculgação Ales / Lucas S. Costa

O deputado Lucas Scaramussa (Podemos), relator da comissão especial que analisa a prisão preventiva do deputado Capitão Assumção (PL), votou pela revogação da prisão ao fazer a leitura do relatório na sessão que ocorre nesta quarta-feira (6), para análise do caso. 

Entre as justificativas, Scaramussa destacou que “é latente a falta de contemporaneidade da prisão”, após mais de um ano dos acontecimentos que basearam a prisão, e que “se ocorreu a desobediência, a mesma ocorreu há mais de um ano e, se vem, não consta na decisão que foi encaminhada à Casa.”

O voto do relator foi acompanhado, na íntegra, pelos demais membros da comissão: Mazinho dos Anjos (PSDB), Dary Pagung (PSB), Hudson Leal (Republicanos), Coronel Weliton (PRD), Vandinho Leite (PSDB) e Delegado Danilo Bahiense (PL).

Agora, o presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) poderá colocar em votação plenária na mesma sessão.

É necessário que pelo menos 16 deputados (maioria simples) opinem pela manutenção ou pela revogação da prisão preventiva do parlamentar. A decisão, entretanto, não será final. Após a votação, o posicionamento da Assembleia será oficializado em resolução encaminhada ao Supremo Tribunal Federal (STF).